Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Isso é jeito de falar, abelhinha?


Depois não sabem por que são condenados por assédio moral aos empregados

"Treinamento" é para animais, abelhinha. Saiba disso. Em seres humanos o que se usa comumente é a capacitação, a habilitação, o estímulo à aptidão, a qualificação do conhecimento, etc.

Treinamento é para animais e jornalistas amestrados. Ponto.

Aliás, a RBS e seus veículos usam muito, usam sempre a expressão "treinamento", aplicada a seres humanos. Um dos motivos, suspeito eu, é o cacoete adquirido do inglês, que usualmente conjuga o verbo treinar para designar instrução, capacitação cognitiva. Nos EUA eles chegam ao cúmulo de chamar os instrutores de cursos corporativos e outros quetais de mercado como "coach", o empregado tal está em treinamento (coaching). Ou seja, os novos empregados/estagiários (trainee) ficam no mesmo nível dos animais, estão em treinamento com o treinador (coach). Assim como os cavalos de corrida do turfe, que fazem treinamento para serem vitoriosos nas corridas do hipódromo. A lógica interna é a mesma. O desprezo pelo aprendiz, idem. A falta de estima social pelo não-vitorioso ou mesmo perdedor (loser, em inglês, também sinônimo de babaca) é uma regra de ouro do último capitalismo. Como se vê, mais que uma regra, um dogma, na RBS/Zero Hora.

Mudando de assunto mas não de tema geral, cabe a pergunta: será que é por esse motivo que a RBS foi condenada pela Justiça recentemente por assédio moral a dezenas de empregados seus?

18 comentários:

marcos disse...

Abelhinha, Il Postino, Lasier,Millmann....realmente, é um time muito bem treinado pelo capo Nelson !!!!!

Omar disse...

Sobre o comentário a respeito da beata Ludovica: acho que ele não vai se impressionar. O negócio deles é outro.

Anônimo disse...

Esta Rosane absorveu o que de pior tinha o Barrionuevo e o Terlera. Paa tanto foi "treinada".

Dentro de pouco tempo, despontará para o anonimato.

Como uma laranja chupada.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Negativo, políticos sem empatia e que não foram eleitos nem para síndico de prédio necessitam treinamento. É o caso dessa senhora que nas reuniões particulares sempre foi arrogante e prepotente. Ela precisa sim de um bom amaciante.

juarez disse...

negativo é a tua mãe, maia.

ninguém tá falando se ela precisa ou não de traquejo pra campanha eleitoral. isso não está em discussão, anta de tênis Nike

Anônimo disse...

Arrogante e prepotente é o que lhe chamam os larápios e incompetentes quando deles se exige garantias, comprovantes, prazos, custos, assiduidade e relatórios.

Anônimo disse...

Mas caro Feil, a abelhinha foi treinada e adestrada pelo mestre dos magos da RBS, o que esperar que ela escreva?. . .

Anônimo disse...

Quem te treinou, Maia?

Getúlio.

van-poa-rs disse...

Outra que foi bem treinada/amestrada é CAROLINA BAHIA, que promete superar sua antecessora (Ana Amélia). Seus comentários, primam pela ironia, maldade, inverdades, tendenciosidades e arrogância!

Suzie disse...

Que eu saiba... a Rosane e demais "líderes" da RBS foi o Curso Master em Jornalismo da OpusDei.
Vi até fotos no site, na época.
A Bahia estava em treinamento faz pouco tempo...
http://www.masteremjornalismo.org.br/

alex disse...

Conhecimento de causa, pois de "adestramento" esta gente entende. Foram adestradas pelo ZH.
Só falam o que o the boss pede. Cachorrinho vira-latas quando adestrado ficam um doce!

Carlah disse...

Ela deve se identificar tanto com o que é treinamento que nem se questionou no potencial ofensivo do termo. Rosane, não sei se você foi treinada pelo seu editorial a escrever certas coisas. Isso é o que me dá medo...

Anônimo disse...

Um comentarista de futebol disse certa vez que jogador e time ruim quanto quanto mais treina pior, aperfeiçoa a mediocridade. é caso da tal abelinha(???)e outros cachorrinhos amestrados como o pobre maia. Se a Dilma é ruim de voto pq tanto pavor?

Anônimo disse...

A diferença entre treinamento e capacitação é a diferença que a "elite" Yedista não entendeu.

Treinamento é, por exemplo, para os "poodlezinhos" da Yeda: as vezes se fazem de mortos: sob comando deitam e rolam. Mas não tem a minima ideia do que estão fazendo. Para entender é capacitação. Mas disto eles não tem a minima ideia.

Claudio Dode

Tzara Bathana disse...

E aí Maia. De vez em quando a máscara cai e surge o bom e velho ranço PSDBento, não é? Se vocês querem vender o Serra como uma margarina, o problema é de vocês. Tu é que precisa ser um pouco mais bem treinado porque teu discurso está destoando do discurso pacificador do Fogaça. De volta para o canil da brigada, shit, junto!!!

Anônimo disse...

Como a direita ñ tem como negar e ñ pode admitir os méritos da Dilma, atribui isso aos publicitários. É a velha tática da mídia de amestrar o eleitor, fazendo uma inversão de valores: desqualifica o fazer político e infiltra na política, coisas q ñ tem nada a ver com a sua prática.
Segundo a cabeça perturbada dos direitosos, os publicitários e a plêiade de picaretas q gravitam em torno deles, passam a ser mais importantes q o próprio candidato e seu projeto político.
A cada campanha esse flagelo de vender imagem mentirosa de canditatos se alastra, inclusive entre aqueles políticos q deveriam rechaçar essa prática. Parece q todos perseguem o ideal de tranformar as disputas eleitorais em biguibroders, com campanhas completamente alienantes, como as q são feitas nos EUA.

Eugênio

Anônimo disse...

Bah, brigar com o Dicionário já é demais, Feil:
treinar
trei.nar
(treina ou treino+ar2) vtd 1 Dar cevo a (aves). vtd 2 Acostumar, adestrar ou submeter a treino: Treinar o corpo, treinar a mente. vint 3 Exercitar-se para jogos desportivos ou para certos trabalhos.

Ary disse...

A abelhinha foi amestrada para picar no lugar certo. Carolina Bahia é apenas a continuidade da esterqueira.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo