Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O governo Lula passou oito anos pregando a conciliação de classes


As duras batalhas que se aproximam

1. Estamos nos aproximando do período eleitoral que definirá os rumos do país no espaço institucional, pela eleição de um novo Congresso Nacional, governadores estaduais, assembleias legislativas e a Presidência da República.

No início deste mês venceu o primeiro prazo de desincompatibilização de cargos públicos para quem vai disputar as eleições. Do governo Lula saíram onze ministros. E nos governos estaduais foi uma debandada geral.

De agora em diante, todos os pretendentes a cargos se jogarão de corpo e alma em suas campanhas.

2. No plano da disputa de projetos, parece não haver grandes novidades no front. A sociedade está anestesiada pelo controle absoluto da mídia e pela falta de debate sobre os verdadeiros problemas da sociedade brasileira. Eles são simplesmente ignorados. A pauta da mídia burguesa é a violência nas cidades, acidente de trânsito, grandes júris ou, no máximo, o confronto de declarações, ora entre Lula e FHC, ora entre Dilma e Serra. Os movimentos de massa continuam em refluxo e as organizações de esquerda ainda não saíram da crise ideológica dos últimos anos.

3. Mas, quando tudo parecia uma pasmaceira, eis que a burguesia brasileira, que não dorme de toca, entra em cena. E já está sinalizando sua disposição de ir para a batalha.
As elites dominantes jogam claro: o ideal seria eleger Serra e garantir um governo sem intermediários, totalmente a serviço de uma burguesia subalterna aos interesses do capitalismo internacional. Mas, caso isso não seja possível, querem pelo menos transformar a vitória de Dilma numa meia vitória, comprometendo-a a não avançar o sinal e, sobretudo, controlando as organizações sociais para que não cheguem ao reascenso do movimento de massas. E nem avancem em conquistas reais para a classe trabalhadora.

4. Para alcançar esses objetivos seu principal campo de batalha será a luta ideológica, utilizando-se basicamente dos meios de comunicação, sobre os quais possuem controle total, e, subsidiariamente, de setores do poder judiciário, para lhes dar argumentos, cobertura ou pauta..

Assim sendo, realizaram, em março, um importante evento num hotel de luxo de São Paulo, sob os auspícios de um fantasmagórico Instituto Millenium, que reúne a tropa de choque, não só do Brasil mas de toda a América Latina, encarregada de fazer a luta ideológica. Farão essa batalha em todos os campos e com isso tentarão barrar as pequenas mudanças institucionais. Mesmo quando perdem alguma eleição, tentam transformar os governos em reféns de sua política.

Nesse evento estava a fina flor do pensamento reacionário e conservador, porém hegemônico na grande imprensa brasileira, como os Arnaldo Jabor, Rosenfields, Reinaldos Azevedos e outros aprendizes da escola de Göebbels.

As conclusões foram claras: fazer uma luta ideológica para acuar candidaturas progressistas e atacar sistematicamente governos progressistas e populares do continente. Além disso, tentar desmoralizar qualquer luta social, seus movimentos, e justificar, perante o Judiciário, a polícia e a sociedade, a necessidade de sua criminalização. Ou seja repressão.

5. É nesse contexto que se encontra a campanha permanente contra o governo venezuelano de Hugo Chávez, contra o governo de Cuba, contra a jornada de 40 horas e contra qualquer ocupação de terra ou de terrenos na cidade.

6. O governo Lula passou oito anos pregando a conciliação de classes, se iludindo que iria apaziguar os ânimos das elites reacionárias. Ledo engano. Virão delas as principais iniciativas de ataque.

Aos movimentos sociais e às forças populares não cabem ilusões. A luta de classes continuará mais dinâmica do que nunca e a burguesia optou por priorizar a luta no campo ideológico. Afinal, no campo econômico ela continua ganhando muito dinheiro e, no campo político, continua dividindo parcelas importantes do poder, seja no Executivo, mas sobretudo no Judiciário e no Legislativo.

7. Assim, nos próximos meses, as batalhas ideológicas no campo das ideias e dos projetos e as disputas ao redor de qualquer tema ganharão relevância. E os meios de comunicação terão um papel importantíssimo.

Esperamos que as forças populares entendam esse momento para fortalecer ainda mais as lutas sociais e os veículos de comunicação autônomos da classe trabalhadora.

8. A CUT e a CTBB já decidiram – e os movimentos da Via Campesina Brasil se somarão a eles – fazer uma grande jornada de paralisação nacional em todo país, no dia 18 de maio, como forma de pressão pela aprovação do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Será um belo teste para os avanços da luta de classe e a disputa ideológica na sociedade brasileira. Afinal, a “maioria parlamentar”, construída pelo governo a peso de ouro, não foi suficiente para avançar nas questões fundamentais para a classe trabalhadora, como a redução da jornada de trabalho, o projeto que determina a expropriação das fazendas com trabalho escravo e a manutenção do código florestal para proteger nosso meio ambiente.

Serão boas lutas nos próximos meses. Preparem-se e participem!

Editorial do jornal Brasil de Fato, edição 371, nas bancas de todo o País. Recomendamos: leia e assine Brasil de Fato.

Foto de Ricardo Stuckert/ABr

5 comentários:

alex disse...

"O BRASIL NÃO É ESPELHO DOS EUA", DIZ SENADOR AMERICANO PRA ESPLENDOROSA MÍDIA BRASILEIRA

8/abril/2010 8:02


Dodd: vai falar em Bolsa Vagabundagem lá em Recife

Christopher Dodd, do Partido Democrata de Connecticut, anunciou que não se candidatará à re-eleição.

O último trabalho dele, nesta legislatura, será ajudar o presidente Obama a redigir uma lei que impõe mais rigor e vigilância sobre o “cassino” do mercado financeiro, como dizia o Lord Keynes.

Dodd veio ao Brasil ajudar o Governo Lula a dar uma lição de moral ao PiG (*) e aos chanceleres da GloboNews.

SOBRE O IRÃ:

“Não é função do Brasil espelhar a política externa dos estados Unidos… O presidente Lula acredita que isso (o programa nuclear iraniano) pode ser resolvido pela diplomacia. Espero que ele esteja certo, mas em algum momento nós teremos que decidir que talvez o Irã não esteja disposto a isso.”

SOBRE LULA E O BOLSA FAMÍLIA:

“O Presidente Lula merece grande crédito. O Bolsa Família é uma ideia esplêndida, e uma fonte de renda atrelada à educação… É por isso que 80% dizem que Lula faz um bom trabalho.”

Sobre a tese do PSDB, da mulher do governador de São Paulo e dos DEMOS de que o Bolsa Família é uma espécie de “Bolsa para Vagabundos”:

“Considero válido esse ponto de vista, mas é fácil dizer quando você tem um bom emprego no Wall Street Journal” (Ou no PiG (*) – PHA). Vá explicar isso a uma família em SP, no Rio ou em Recife.”

FONTE: Conversa Afiada

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nenhum sociedade se desenvolveu, nem socialmente e nem economicamente, alimentando antagonismos. Nenhuma. Todos os governos que tentaram impor esse tipo de política percorreram caminhos totalitários. A Russia leninista de 17 varreu do mapa o capitalismo e a burguesia, mas colocou em seu lugar outra elite política, burocrata, totalitarista, de partido e pensamento único. E o regime descambou para o stalinismo que implantou o capitalismo de estado ( A Dilma é uma capitalista de estado) adotando o rígido modo de produção fordista, tendo algum tipo de êxito momentâneo. A Rússia em 1980 tinha toda sua economia nas mãos do Estado e no momento em que a sociedade mundial se encaminhava para adotar as necessárias flexibilidades da Revolução científico tecnológica, do toyotismo etc... o sistema entrou em colapso causando desabastecimento e como a insatisfação popular com o sistema já era grande. Nove anos após todo o sistema caiu como castelo de cartas. Não sobrou nem mesmo uma lata de pepinos, como bem mostrado no excelente filme alemão, Adeus Lenin.

Anônimo disse...

O seu "de maia" e sua ideologia(ou seria sua religião?)cega que não viu antagonismos até hoje no desenvolvimento histórico mundial. Mas onde essa mala vai buscar inspiração para suas teses brilhantes e originais?Todas as sociedades se desenvolveram economica e socialmente atraves de antagonismos,TODAS,superando suas contradiçoes ,MUITAS VEZES,pela violência.Vejam por exemplo a Europa com séculos de guerras, a Inglaterra com diversas guerras civis e religiosas,a França com suas revoluçoes e guilhotinas,a Alemanha no duro processo de unificação a "ferro e fogo" como diria Bismarck, da mesma forma a Itália. As guerras mundiais foram por acaso ilusoes?E os EUA com a vigorosa luta pela independêcia e a sangrenta guerra civil? E as lutas pela descolonização no pós guerra? A história da humanidade até hoje é a história da luta de classes. Isso é uma lei natural das sociedades. Não é "alimentado" por nenhum conspirador malvado como Lenin, Stalin,George Washington,Robespierre ou Dilma,a terrivel como sugere a pobre ideologia do de maia.LEONEL-ALVORADA RS

Anônimo disse...

Dilma é a candidatura dos sonhos da burguesia brasileira e das elites atrasadas do Brasil (todos os banqueiros e coronéis do nordeste estão com ela. Não é opinião, é fato).

Anônimo disse...

O que é mais repugnante?
o Gnomo tocando violino como se soubesse alguma coisa ou aquele bando de puxa-sacos rindo como se fossem uns retardados?
Que cena ridícula....

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo