Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Julio Cortázar contesta o "boom" latino-americano



O que a mídia e o mainstream da indústria editorial chamou de boom literário latino-americano das décadas de 70/80 é contestado pelo grande Cortázar. Não contesta o fenômeno, mas o nome do fenômeno.

A meu ver, modestamente, a literatura latino-americana desse período foi um elemento essencial para cimentar consciências e fazer com que nos olhássemos no espelho da nossa cultura, ainda que com todas as suas distintas nuances regionais e nacionais. O fenômeno literário em série foi um mosaico com nexo literário e cultural muito importante. Arrisco a dizer que esse movimento literário - quase espontâneo - foi o precursor dos novos cenários políticos que vivemos na América Latina já há alguns anos, agora no plano político mesmo, com afirmação de estratégias próprias, identificação de nossas próprias utopias e busca de um destino autônomo no contexto global. Há muita estrada a percorrer, mas a caminhada já se iniciou faz tempo, e o gatilho - penso eu - foi o da literatura, sem desprezar toda a acumulação de lutas sociais pretéritas (e que a própria literatura local incorpora). Acredite se quiser.

2 comentários:

Anônimo disse...

A mão do anjo levantando o hábito da Teresa é a coisa mais sexy que já vi nos últimos meses.

Bj.

Ju

Jean Scharlau disse...

É para mirar o coração, Ju.

Cristóvão, acho que houve muitos focos de efervescência na expressão artística naquela época, principalmente porque estavam proibidos os outros modos de expressar-se que não através das artes. A música foi também um importante motor. A literatura, porém, por ser geradora de percepções e entendimentos mais organizados e racionais da estrutura e momentos sociais, entre outras coisas, talvez tenha desempenhado mesmo esse papel principal. Que sei eu?

Abraços.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo