Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 4 de abril de 2010

Muro, muro, muro: o capitalismo adora muro

8 comentários:

Clarice disse...

Os capitalistas gostam de confinar os humanos, enquanto o capital financeiro e os mercados se desterritorializam.
A propósito aonde está situado os 11 Km de muro no Brasil?

cazé disse...

"Ao custo de R$ 40 milhões, o governo do Rio vai construir muros no entorno de 11 favelas. O objetivo, segundo o Estado, é conter a expansão das moradias irregulares em áreas de vegetação. Todas as áreas escolhidas, no entanto, cresceram abaixo da média em comparação às demais comunidades. O projeto, inicialmente, será implantado apenas na zona sul, área nobre da cidade.

Segundo o Instituto Pereira Passos (IPP), órgão municipal, a área ocupada por favelas na capital subiu 6,88% de 1999 para 2008. As favelas escolhidas para o projeto cresceram, somadas, 1,18% no período. No morro Dona Marta, onde o projeto está em andamento, houve redução do terreno ocupado de 0,99%. O levantamento é feito a partir de fotos aéreas e não faz contagem da população."

Folha Online de 28/mar/2010.

Anônimo disse...

CUBA TBM ADORA UM MURO. O mar não deixa de ser uma espécie de muro.

jorge disse...

é a primeira vez na vida que vejo um governo ser condenado pela condição geográfica do país. Cuba fica numa ilha, o mar parece que foi inventado por Fidel como quem inventa um muro.
Mas bota ignorância nisso hein Anônimo?
Mas a ignorância não te impede de ser menos reacionário e preconceituoso.
Tudo é Cuba, vai ver que foram os cubanos que mataram Eliseu Santos, foram os cubanos que sabotaram o governo da véia Yeda para ela fazer uma péssima administração, foram os cubanos que fizeram chover 60 dias em SP.
Esse argumento é de uma pessoa débil mental, anônimo.

Anônimo disse...

Capitalismo adora muro. Pode-se concluir que o Socialismo detesta muro. Certo? Errado. Em Cuba o muro é um Oceano que mata anualmente milhares de pessoas que tentam escapar do paraiso e na Russia do Socialimo real... Sem comentários. É isto aí. Atribua sempre aos adversários ideológicos tudo aquilo que de ruim a tua idelogia faz rotineiramente.

Anônimo disse...

Jorge, você é inocente mesmo ou tá tirando com a nossa cara? O pessoal não sai de Cuba porque não sabe nadar então?

Nelson Antônio Fazenda disse...

Esses cubanos também são muito exigentes, não é mesmo? Bem poderiam nadar ou remar algumas poucas milhas em direção a El Salvador, Honduras, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Haiti, República Dominicana. Ali, certamente, desfrutariam de todo o bem-estar garantido pelos inúmeros e seguidos governos pró-Estados Unidos que mandaram, democraticamente, nesses países durante décadas. Os cubanos seriam contemplados, como em seu país, com saúde, educação, trabalho e moradia. Afinal, o altruísmo dos governos dos EUA é imbatível; vietnamitas, iraquianos, chilenos, argentinos e tantos outros povos, afora o cubano, já o provaram ou o estão provando.
Mas, como são exigentes, não se contentam com pouca coisa, os cubanos querem mesmo é ir para os “States”, para Miami, e o muro - quero dizer, o mar -, os impede.

Hannah disse...

A maior riqueza de Cuba é o seu povo, que participa ativamente nos programas de saúde, educação, defesa civil, turismo, cultura, economia, etc. Na Ilha de Fidel nenhuma criança morre por desnutrição, assim como não há registro de mortes causadas pelas tempestades anuais. Os cubanos Pós-Batista formam um Novo Homem que se destaca pela educação, cultura, consciência plantetária, ecológica e solidária. Conviver com os cubanos é vivênciar o desenvolvimento de uma inteligência coletiva, humanitária e respeito. E as crianças? Estão nas escolas. E os jovens? Estão nas escolas profissionalizantes e nas Universidades. E as cidades estão limpas e as que foram decretadas patrimônio da humanidade (Havana, Trinidad e Cienfuegos), pela UNESCO, em restauração.Embora o bloqueio comercial ainda persiste por parte dos EUA, outros paises estão comercializando livremente com Cuba...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo