Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Se confirma a opção serrista da RBS




Mas grupo midiático insiste que é imparcial

O grupo RBS aos poucos se engaja na campanha presidencial do governador tucano de São Paulo, José Serra (o que se diz economista, mas não tem diploma). Os sinais estão aí, para quem quiser vê-los e ouví-los.

Não vejo problema algum neste autoalistamento voluntário à militância político-eleitoral em favor do candidato tucano. A imprensa pode e deve ter expressão política livre e em conformidade com os seus interesses negociais e de classe, desde que respeite uma só condicionante: deixar absolutamente claro ao seu público que a neutralidade e a imparcialidade não existem, que o grupo RBS – no caso – busca vantagens econômicas e políticas com o apoio ao senhor José Serra. Ponto.

Se esse procedimento for adotado pelas editorias de Zero Hora e demais veículos da RBS, bem como pelos seus jornalistas, repórteres, colunistas e apresentadores o jogo eleitoral de 2010 será mais objetivo, transparente e menos sujeito a engodos como o representado pela ex-deputada Yeda Crusius – criatura da RBS à frente de um governo desastrado, nulo e desonesto.

O que não se pode tolerar é esse jornalismozinho oblíquo e dissimulado da senhora Rosane de Oliveira, em franca opção serrista, mas sem esclarecer antecipadamente o leitor do senso comum. Afirmar (escrever) que Serra está numa situação eleitoral “muito confortável” em relação à pré-candidata do Planalto é atitude digna de um beócio. Pior: beócio tucano.

É notável como certos profissionais (assalariados) apostam a sua reputação – muitas vezes, o único e singular patrimônio que têm na vida – em projetos que não são seus, mas dos seus patrões.

18 comentários:

edu disse...

A Casa Branca confirmou neste domingo que a General Motors (GM) se declarará nesta segunda-feira em quebra por não ter conseguido suficiente apoio de seus credores para eliminar 90% de sua dívida não assegurada, avaliada em US$ 27,2 bilhões.

dejavu disse...

Mas eles não dão o braço a torcer ouvi um "formador de opinião" matinal com esta perola: morre a velha GM, nasce uma nova! Ou seja não houve nada, a General Motors não faliu, apenas cuspiu os passivos podres e renascerá das cinzas e o principal: não foi estatizada, recebeu ajudas governamentais! Com relação ao assunto do post todos sabem qual é o lado da Globo e suas subordinadas. Nossa querida abelhinha é consequência: a típica voz do dono!

el barto disse...

transparente? uauauauaua.
a rede bunda suja é tão transparente qto. as águas do plácido riacho que passa defronte a sua sede...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu acho que a ZH deveria sim dizer publicamente que apoia o Serra. Eu apoio o Serra e vou lutar para que ele seja eleito. Qual o problema? Considero Serra o melhor candidato, não é um político de direita, mas de centro esquerda e vai continuar seguindo a mesma agenda de FHC e Lula, ou seja fazendo mais e mais inclusão social. E ZH deveria fazer o mesmo que eu.

juan disse...

Que topete tem esse rapazinho!!!!

dejavu disse...

A última coisa que José Serra fará é seguir a linha de Luiz Inácio, basta olhar o pífio e claudicante governo em SP. O cidadão Serra que cheguei a ter certa simpatia agora é partidário de clichês tipo choque de gestão e aliado ao que de pior tem na mídia brasileira. Sem falar nas suas estratégias politicas baseadas em dossiês e ligações espúrias! Serra Tó Fora!

Anônimo disse...

AHAHAHAAHAHAHAAHAHAHAHAHAH

Esse Maia é hilário. SERRA e o PSDB de centro-esquerda.

Política de inclusão social?? Deve ser a mesma da Yeda. Quem não tiver dinheiro pra comprar caviar, ir para o Barrashopping ou não fazer parte do agronegócio, que morra de fome né.

Meus Deus, que gentinha insana.

Márcia - Porto Alegre

Anônimo disse...

Politica deinclusao do serra? Vide o PSDB aqui....este Maia é um laCAIO MESMO

Anônimo disse...

GRUPO MIDIÁTICO DAÍ PODE DANÇAR COMO JÁ ESTÁ DANÇANDO O GRUPO MIDIÁTICO DAQUI. É QUESTÃO DE TEMPO!

Circulação de jornais cai 6,7% em abril. Folha de S. Paulo, por exemplo, teve circulação 10,84% menor.

Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro - Comunique-se

Abril registrou a pior circulação média diária de jornais no ano. Foram vendidos 4.171.249 exemplares, número 6,7% menor que no mesmo mês de 2008. Na média acumulada de 2009, a queda é de 3,8%.

A Associação Nacional de Jornais avalia que os números do primeiro quadrimestre do ano são reflexos da crise que afeta a economia em geral. O diretor-executivo da entidade, Ricardo Pedreira, lembra ainda que o ano de 2008 foi excepcional para o setor, o que afeta a comparação.

“É muito diferente da situação dos Estados Unidos, onde existe uma crise na indústria. Aqui, é evidente que se trata de um reflexo da situação da economia. É uma situação passageira”, diz Pedreira.

Queda de dois dígitos
Em relação a abril de 2008, algumas publicações apresentaram índice de redução de dois dígitos. A Folha de S. Paulo, por exemplo, teve circulação 10,84% menor. No Extra a situação foi mais dramática: a queda foi de 25,69%.

A situação foi parecida no Estadão (-16,93%), Meia Hora (-15,4%) e Diário Gaúcho (-13,24%). Da lista dos dez jornais mais vendidos do País, em relação ao mês de abril de 2008, apenas o Lance! e o Zero Hora apresentaram crescimento, 4,55% e 3,58% respectivamente.

Fonte: Comunique-se
http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D52303%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D34982091225%26fnt%3Dfntnl

SBENTENAR disse...

- Mala Maia!! José Serra é aquele quando Prefeito de S.Paulo escreveu um documento e registrou em cartório de que não sairia candidato a governador de SP abandonando a Prefeitura. Que aconteceu?? e quer ser Presidente da República. José Serra é aquele que escreveu um texto sobre economia na Fla de S.Paulo e era plágio que determinou seu pedido de desculpas ao verdadeiro autor, na própria Folha. E quer ser presidente da República. Mala Maia, vote em quem quiser só respeite o pensamento mediano dos participantes do BLOG. Conserva a amizade. Recomendo que tuas ponderações sejam depositadas no BLOG da "tchiurma"da RBS.

Anônimo disse...

A ZH só escapu da queda porque entrou em "liquidação" com a edição compacta, queimando o preço.

Anônimo disse...

Troquem as palavras Zero Hora por Diario Gauche e serrista por petista. Temos o mesmo resultado.

Então repito a frase do Feil, adaptada: porque o Diario Gauche não "deixa absolutamente claro ao seu público que a neutralidade e a imparcialidade não existem, que o BLOG busca vantagens econômicas e políticas com o apoio ao senhor Lula da Silva" ?

A resposta: porque o Diario Gauche não busca. Assim como a RBS pode ter suas preferências politicas sem tampouco buscar essas vantagens.

Aliás, se alguém nessa disputa precisa de dinheiro de políticos, esse alguem é o DG, não a RBS, que tem uma larga gama de anunciantes - na qual o Estado ocupa pouquissima porcentagem.

É um exercício de lógica simples, mas parece bem complicado para essa gente de esquerda, que prefere ver bicho papão embaixo da cama.

Anônimo disse...

Fim de tarde, acaba o expediente, nada como um exercício de "lógica simples" pra relaxar...

Anônimo disse...

Só Anônimo para escrever uma bobagem destas. Tirar o o nome DG por Lulista não vai dar nada neste Blog.

Segunda bobagem este Blog não tem o mesmo interesse da ZH. Não vende informação, apresenta ponto de vista, e por isso não tem a necessidade da imparcialidade.

Por ser um espaço de opinião, no caso a do autor do Blog, não representa uma busca de dinheiro. Como, aliás, é o caso da ZH, o que não justifica (a busca de $) a má qualidade e tanta parcialidade.

Mas aí a lógica já é a da prostituição...

SBENTENAR disse...

- O ANÔNIMO É O MALA DO MAIA!! ESTRUPÍCIO, DEFENSOR DO QUE HÁ DE PIOR NA POLITICA DOS TUCANOS/CALABARENTOS E DA MÍDIA SIONISTA. FA IN CULO!!!

Anônimo disse...

usar a expressão 'midia sionista' = saudade do Adolf = saudade do Joseph = saudade do Castro = toda esquerda sente saudade de qualquer regime totalitário.

Oscar torres disse...

Pesquisa CNT-Sensus da empate entre Serra x Dilma. Será que eles comentarão?
Serra/tucanato de esquerda?? Tem dó!

edu disse...

Comparar o DG com a rbs, como comparar golfinho com tubarao, parecem a mesma coisa mas sao essencialmente diferentes.

A rbs nao tem compromisso com a verdade, é uma empresa de difamaçao.

A rbs nao admite replica, fator derivante do modelo de midia, de veiculo, ultrapassado em todos os seus niveis.

E vivam os blogs, onde se pensa e se produz conhecimento.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo