Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 21 de junho de 2009

É necessário estar sempre bêbado


Embriagai-vos

É necessário estar sempre bêbado. Tudo se reduz a isso; eis o único problema. Para não sentirdes o fardo horrível do Tempo, que vos abate e voz faz pender para a terra, é preciso que vos embriagueis sem cessar.

Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor. Contanto que vos embriagueis.

E, se algumas vezes, nos degraus de um palácio, na verde relva de um fosso, na desolada solidão do vosso quarto, despertardes, com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder:
- É a hora da embriaguez! Para não serdes os martirizados escravos do Tempo, embriagai-vos; embriagai-vos sem tréguas! De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor.

Charles Baudelaire (1821-1867)

16 comentários:

jogos da memoria disse...

Prosit !

André F. disse...

...Às vezes penso em COMO é possível um Homem afirmar que gosta das Mulheres, se êle não aceitar sucumbir também diante da beleza do mundo...

Neli disse...

Charles,
Essa tua embriaguez de vinho, de poesia e de virtudes, seriam os nutrientes que tornam um Homem o mais completo possível? E um Homem para estar completo estaria encharcado de civilidade, de conhecimentos e de saberes? E um Homem para estar completo teria em sua companhia, apenas, um livro? Existe algo mais prazeros do que um Livro de um Autor?

Francisco Goulart disse...

Só por curiosidade: a foto desta postagem é de propaganda do vinho português "PERIQUITA". Trata-se da famosa sutileza portuguesa com certeza...

Ricardo Mainieri disse...

Baudelaire, assim com Rimbaud, Apollinaire e Verlaine foram considerados decadentistas, em sua época.
Se opunham a um mundo careta e usavam da poesia e seus costumes extravagantes para escandalizar a sociedade, conseguindo bem mais: gerar Arte legítima.
Séculos antes o árabe Omar Khayam, fez ode ao vinho e criticou seus pares com corrosiva filosofia, permanecendo lido e admirado até hoje.
Então um brinde à poesia de boa safra...

Ricardo Mainieri

André F. disse...

Bem lembrado ,R.M.! "NAS IGREJAS,NAS SINAGOGAS E NAS MESQUITAS BUSCAM REFÚGIO OS QUE TEMEM O INFERNO. MAS O HOMEM QUE CONHECE OS SEGREDOS DE DEUS NÃO CULTIVA EM SEU CORAÇÃO AS SEMENTES DO TERROR E DA SÚPLICA". Omar Ibn Ibrahim EL Kháyyám (Pérsia-1040 da era cristã)Bebia feito gente grande e ainda morreu aos 85anos...

Sílvia McAlister disse...

Um brinde às Artes e a nós:nossa maior riqueza!(Falo de Arte e Homens legítimos!)

André F. disse...

...E SERIA BOM "BEBIDAS LEGÍTIMAS" TAMBÉM!...

Sílvia McAlister disse...

Yes!!!Certamente!.......

Anônimo disse...

Não sei porque o título desse post me lembra o Lula.

Hannah disse...

Talvez, por que Lula é movido pelo Eros, o princípio virtuoso da alegria, da ética, da política, da estética.
Enquanto outros são movidos pelo thanatos.

LUIZA S. disse...

Sim Hannah... Porisso alguns Homens são mais interessantes que outros!

jj disse...

Tricô feminista?

Feminista tricoteira disse...

Qual o problema com você JJ?Queres que tricotemos uma touca prá você!?Qual tamanho da sua cabêça?Ela é vazia mas certamente é bem volumosa.

Anônimo disse...

Não mesmo Hannah!
Lula é movido pelo álcool mesmo e isso é sabido por todos os brasileiros (fotos publicadas pelo PIG como vocês dizem). Por isso deve gostar tanto de viajar. De uma forma ou de outra, anda sempre nas nuvens. E nós na recessão, juros no especial a 8%, gripe do porco na nossa porta, escândalo no Senado com os aliados do Presidente, e os intelectos do País dando 80% de aprovação a isso tudo. Eu me orgulho muito de fazer parte dessa minoria (20%) que não concorda com mensalões, cartões corporativos, filho de Presidente enriquecendo da noite para o dia, dólares na cueca, Casa de Ribeirão Preto em Brasília dividindo roubos regados a prostitutas, charutos, wuisque e Palloccis da vida, Silvinho Van Rover, Dirceu e seus 40 ladrões, Dossiê da Casa Civil, Grahnraudt/Diniz/Gilberto Carvalho, Cumpadi Teixeira.....
Viramos a casa da Mãe Joana; qQuem pode mais rouba mais; lei de Gerson....
E pessoas como você perderam a noção do ridículo quando ainda defendem essa corja de sem-vergonhas que estão dominando nosso País de A a Z. Ninguém escapa nesse meio politico. Só vocês, lavados ideologicamente, teimam em achar que dentro das suas seitas ainda existem "virgtens".
Tchau e tenho dito.

André F. disse...

HAHAHAHAHAHAHA...Anônimo das09:37: Tú é "PARTE" é das "MAIORIAS DEPRIMIDAS"!!!!!!! ... e tenho dito!!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo