Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quem tem medo do Código Florestal?


Destrinchando o Código Florestal

Criou-se um verdadeiro pavor do Código Florestal, como se o mesmo fosse um “bicho papão” que vem para acabar com os pequenos agricultores e os assentados de reforma agrária e outras formas de produção camponesa. Muitos querem apresentar os pequenos agricultores e assentados como os grandes culpados pela devastação ambiental que atingiu o Brasil nos últimos 70 anos.

Temos que afirmar categoricamente: se há algo preservado, quem preservou foram os camponeses e os índios. O latifúndio e o agronegócio, agora comandados pelas transnacionais, foram e são os grandes devastadores. Este pavor, alimentado por ações policialescas e punitivas dos governos estaduais e uma interpretação conservacionista equivocada do Código Florestal, tem servido para os verdadeiros devastadores, o agronegócio e as empresas capitalistas, buscar nos camponeses novos aliados para continuar devastando. Um de seus principais objetivos é destroçar o Código Florestal no Congresso Nacional para continuar devastando sem piedade. E para isto insuflam os pobres do campo contra o Código.

Por isto que, para desfazer os mitos e as mentiras e acabar com o pavor criado nas famílias camponesas, é preciso conhecer o que o Código Florestal realmente diz e fazer uma interpretação correta do mesmo.

Precisamos conhecer algumas definições importantes que constam no Código Florestal e que são fundamentais para os Camponeses e Camponesas Brasileiros e seus Movimentos Sociais tomarem as decisões corretas neste momento em que o Agronegócio das Multinacionais e dos Latifundiários querem continuar fazendo uma agricultura e pecuária destruidora do solo, das águas, do ar, das chuvas, trazendo prejuízos enormes para todos os brasileiros. [...]

Excerto de artigo de Frei Sérgio Görgen, ex-deputado estadual pelo PT/RS, dirigente da Via Campesina e do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores). Leia o artigo na íntegra aqui.

12 comentários:

Udo disse...

esclarecedor

Anônimo disse...

Grande respeito para Frei Sergio, pelo suo contributo humano e politico.
Um grande franciscano, um excelente politico, um exemplo para nos
valerio

Nelson Antônio Fazenda disse...

Dito e bem dito pelo Frei Sérgio. Uma saudação a ele por sua tenacidade na luta pelos direitos dos camponeses e indígenas. A luta dele é nossa também, cidadãos urbanos.

gustavo disse...

O Sérgio foi deputado por uma única legislatura, como foi estipulado pelo movimento ao qual faz parte. Já outros parlamentares que também foram eleitos pelas bases dos movimentos, nem é bom começar a falar. Viraram parlamentares desde criancinha.
Por isso o nosso tributo ao Sergio Gorgen, grande cidadão, grande Franciscano e grande animador dos mov. sociais.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Frei Sérgio incorpora duas coisas que eu mais detesto: religião e ideologia. Mas, do ponto de vista ambiental, ele tem sim sua razão. Ninguém tem de ter medo do código florestal e da MP da Amazônia. São controles necessários sobre o risco. Quando se trata de meio ambiente todo cuidado é pouco, porque envolve, também, os direitos das gerações futuras. Há de se ter precaução e prevenção, mas sem radicalismo. E Frei Sérgio, por ser franciscano, já demonstra, também, que é um radical.

Anônimo disse...

Francesco, foi um soldado, na guerra entre Perugia e Assisisoffreu na cadeia, sem falar da suas missões de Paz entre os Muçulmanos e a luta contra o cepticismo para ter aceitada pelo Papa suo ordem...Francesco no era um radical, ma um lutador, um lutador do Bem assim como frei Sergio.
Eu sonho, porque a verdadeira politica necessita pessoas quem sabe sonhar...sonhar um mundo melhor e acreditar no ser Humano.
Paz e Bem da Italia, valerio

Anônimo disse...

Já eu tenho um ódio devastador de quem não é tolerante.
A intolerância deve ser erradicada da face da terra, os intolerantes, esses que acham os outros ideológicos, mas não ele próprios, florzinhas perfumadas insípidas e inodoras que são, devem ser amarrados em sacos e jogados ao mar.
Só assim seremos pacíficos, equilibrados e tolerantes.

André F. disse...

ÍÍÍÍÍÍ!: "...AMARRADOS EM SACOS E JOGADOS NO MAR." Como tem milico nesse blog!!!!!!!

Anônimo disse...

É que eu sou muito equilibrado. Eu sou o umbigo do mundo e o centro do universo. O DG é que é ideológico. Hahahaha.

Anônimo disse...

Bem para o Maia todo mundo sabe que ideologia é crime. A boa política, para ele, não precisa de ideologia. Precisa do "pragmatismo" de um Busatto & caterva, atestado na confissão ao vice-governador.

E religião só é boa quando sacraliza o mercado, e até mesmo os "laranjais" e detrans, e as políticas tucano pefelistas, principalmente dos eucaliptos.

E o Frei Sergio porque é Franciscano é radical e ele detesta. Deve ser mais fácil para ele este convívio com o pútrida governo tucano pefelista.

Claudio Dode

Anônimo disse...

So para lembrar:
-http://www.pucrs.br/mj/entrevista-07-2007.php
-http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias/2005/08/NOTICIA119047.htm
-http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm

Anônimo disse...

dode, economiza os pilas do "lan house" e compra comida.
seu coitado.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo