Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sempre a obsessão com Chávez



Líder bolivariano pauta noticiário internacional de ZH

De roupa nova, repaginado, o jornal Zero Hora não consegue esconder as suas compulsões. Uma delas, talvez a mais gritante, é com a figura do presidente venezuelano Hugo Chávez.

O golpe militar sofrido pelo presidente hondurenho, Manuel Zelaya, no dia em que promovia consulta popular para respaldar uma nova Assembleia Constituinte, acaba sendo elemento secundário para os editores de ZH, o mais importante é informar que ele é aliado de Chávez, um certo esforço no sentido de desqualificar o presidente deposto. A manchete de capa passa essa informação e o mesmo acontece na manchete interna da página 26 (acima). É para não sobrar nenhuma dúvida.

O presidente Zelaya foi eleito pela direita liberal hondurenha em 2005. Mas no curso de seu governo começou a buscar apoio popular através de políticas públicas que resgatassem a imensa dívida social das oligarquias locais para com os camponeses e trabalhadores urbanos hondurenhos.

Horas atrás acabou sendo vítima da solução histórica encontrada pelas elites para impor a sua vontade minoritária e intolerante – o uso das forças armadas para golpear um presidente civil que procurava governar com soberania e espírito republicano. Um filme velho e embolorado, mas que continua sendo o predileto das oligarquias latino-americanas.

O inédito é que em nome da legalidade e do direito, os gorilas o tenham golpeado precisamente no dia em o presidente promovia uma consulta popular para preparar uma nova Constituinte, ou seja, por ter respeitado o jogo democrático e promovido a participação popular é que Zelaya foi duramente golpeado.

17 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo o Lula apertando o botão da Gráfica da Zero Hora né?
A Zero Hora, a Globo e a revista Veja vivem graças aos esquerdistas. Nunca comprei um exemplar dessas empresas. Basta entrar e qualquer blog da esquerda que se sabe tudo sobre estes periódicos. São sem dúvida os maiores consumidores.
Ou não?
hahahahahahahahahahhahaha.

André F. disse...

A ZH só ATUALIZA a (DES)informacão:o ESPÍRITO permanece o mesmo...

Diego Chevarria disse...

Que tal a bela interpretação na manchete da ZH sobre o golpe em Honduras:

"Manuel Zelaya foi destituído após propor plebiscito sobre reeleição"


Não cheira a ameaça???

André F. disse...

C.F.:(QUE FOTO DE ABERTURA,"RAPAIZZZZ"!!!VIVA O DESCOBRIDOR DA FOTOGRAFIA!!!!)Que flagrante!!!....

Mario Rangel disse...

Cadê o Maia?

Estamos ansiosos para saber da sua opinião "ilibada" sobre a defesa da RBS (Partido da Bunda Suja) a mais um golpe militar, na medida em que apoiaram o de 64 também...

"Certa direita" se diz democrata somente quando lhe interessa, mas na realidade, são todos fascistas.

Anônimo disse...

Sugestivo o nome do Arraiá do Lula.
"Arraiá do Torto". hahahahahahaha.
Só não está completo. Sem o Dirceu não existe quadrilha.
E francamente, só no Brasil se estende uma faixa de um evento do Presidente com erro crasso de português ." sejam bem vindos" sem hífen.
É o que dá partidarizar o Governo com essa gentalha da esquerda.

IVO disse...

ATENÇÂO:O "FRANCHÂO DE VIAMÃO"CONTINUA AQUÍ;SÓ QUE AGORA ELE FINGE QUE É OUTRO!(10:43etc.)

André F. disse...

HAHAHAHAHAHAHA, O Amigo IVO acertou NO "Mosca"!!!!

Fabricio disse...

Essa da ZH não é novidade! Êles adoram ditadores e gorilas !!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Antes de tudo, leiam o artigo do Slavoj Zizek na folha, caderno Mais" de ontem, que também coloquei no (argh) depósito, sobre a situação do Irã e que ele dá uma bela chapuletada numa esquerda que defende o troglodita do Ahmadinejad.
Sobre o post. Sou contra o golpe de Tegucigalpa. Acho absurdo a América Latina viver, ainda, esse tipo de crise. Se fez um golpe apenas porque o presidente queria realizar uma consulta popular. Francamente. Quando li a ZH hoje de manhã também considerei equivocada a linha editorial sobre o caso.

Jean Scharlau disse...

Armaram e deram o bote, ou golpe, porque essas oligarquias de mierda das Américas já nasceram assim, cagadas de medo do Povo.

Batem insistentemente no Chavez porque é o que mais lhes incomoda. Esperam que ele reaja de forma que lhes dê uma desculpa para novo bote, esperam indispô-lo com algum outro, senão isso, ao menos criam uma imagem negativa dele com o maior número possível da população americana (das américas) e mundial, para que aceitem, concordem e compactuem com um futuro ataque. É uma serpente que cospe seu veneno, através dos seus jornais, rádios, tevês.

Anônimo disse...

O Maia quando fala em golpe busca inspiração na Folha de São Paulo.

É isto faz sentido...

Claudio Dode

Anônimo disse...

Zero Hora não condena o golpe porque é o balão de ensaio para derrubar o Chaves e o Lula.
E o Ahmanidejah ganhar por 66% é roubo, claro, porque é óbvio que os mauricinhos da "capitar", feito os nossos "cansados" são os intérpretes naturais e super-dotados do que as urnas querem dizer.
Vão flertando com os golpes e mostrando o seu desapreço pela democracia cada vez que os resultados lhes desagradam.
Para eles a democracia não é conquista, é uma concessão válida apenas enquanto funcionarem os mecanismos subterrâneos de manipulação, corrupção e manutenção da hegemonia.

André F. disse...

...É fato!:Eles só esperam o CHAVES vacilar.Inclusive ISTO tá lá,de outra forma,naqueles dois ótimos vídeos de 23/06:"Assassínos Econômicos"...

marcelo disse...

O problema é que a ZH é mesmo uma "troglodita". Os caras sao muito provincianos, tal qual a elite que eles representam.
Eu já percebi que até o noticiário na alemanha (igualmente reaça, mas um pouco mais elegante) é favorável ao golpe. No noticiário, longas reportagens sobre o Ira mostrando conflitos nas ruas e argumentos contra o presidente democraticamente eleito. Quando mostra Honduras aparecem rapidamente imagens dos militares, sem imagens do povo nas ruas, e uma pequena entrevista do sujeito que se instalou no poder sendo indicado como "presidente de Honduras", ou seja, reconhecendo-o como presidente ligítimo.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Segundo o genial Millor Fernandes, "democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim". Zero Hora, assim como a mídia hegemônica de nosso país - e mundial, é preciso dizer -, adota à risca esta assertiva do Millor.
Então, meu caro Feil, tudo está dentro do script.
A verdade é que a elite e parte da classe média hondurenhas, como acontece na quase totalidade dos países, sentem um grande pavor em vislumbrar a possibilidade de que o povão, a "horda de ignorantes", possa, na expressão de Noam Chomsky, "participar da arena política" e influir nas decisões. Então, dê-lo golpe.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Zelaya, que não é esquerdista, socialista e muito menos comunista, caiu porque resolveu perguntar ao povo se poderia perguntar. É isso mesmo.
Na consulta que deveria ter sido realizada ontem, o povo hondurenho iria responder se desejaria participar de um referendo no dia 29 de novembro, dia da realização das eleições gerais no país. O referendo perguntaria aos hondurenhos sobre a formação ou não de uma Assembléia Constituinte visando a reformar a Constituição de Honduras. Uma das propostas à reforma seria a possibilidade de reeleição.
Detalhe. Conforme Ignácio Escolar, em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=87786, como Zelaya encerra seu mandato justamente em novembro, não seria beneficiado pela aprovação da reeleição, uma vez que não haveria tempo suficiente para que a reforma na Constituição se efetivasse.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo