Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A direita está baratinada com um simples blog


O blog da Petrobras é uma grande iniciativa do lulismo de resultados. Afinal!

Atenção, nossos quinze leitores, por favor, anotem aí o que eu vou ousar dizer: o blog da Petrobras (aqui) é uma das melhores iniciativas políticas daquilo que eu tenho chamado aqui de lulismo de resultados. Começa a se aproximar o período eleitoral e o urso polar petista desperta da sazonal hibernação política, e passa a pensar e militar, com lucidez e descortino político. Menos mal.

A direita está baratinada com o blog. Não falam em outra coisa. Há tempos se vinha notando, especialmente em programas de tevê, uma certa ranhetice com a internet e os novíssimos veículos que dela derivam, propiciando a edição customizada da informação por parte do público interessado, ou seja, a massa. A internet e seu universo de formas de comunicação constituem hoje um fenômeno de massa, uma espécie de zeitgeist incontornável, dinâmico, indomável e de cuja formulação participam infinitos sujeitos – sempre como sujeitos, e não como meros objetos.

O blog da estatal de energia incomoda muito mais pelo precedente que inaugura do que propriamente pela presença em si, na cena pública brasileira. A mídia oligárquica acusou o golpe, e trata de fazer denúncias baseadas nos argumentos mais postiços que encontrou. Reclama portando consignas democráticas que sempre pisoteou e ou fez questão de ignorar. Sem a menor intimidade com os valores da democracia e da tolerância plural, ao contrário, quando foi conveniente para o seu business (vide 1964), a mídia oligárquica atropelou tudo que hoje acalenta como sagrado e intocável.

A chamada acumulação primitiva de prestígio, reputação e tradição foi toda amealhada graças a um ambiente arranjado para a prática da farsa informativa, da notícia usinada, e do cálculo econômico visando interesses de classe, de grupo ou de família. Caso contrário, como explicar que menos de dez empresas (todas familiares) detenham o monopólio da informação midiática no Brasil?

Vou ficar sentado esperando a resposta, que certamente nunca virá, jamais.

O editorial de hoje do jornal Zero Hora, não casualmente pertencente a uma conhecida família do Rio Grande do Sul, é pródigo no uso de conceitos e categorias fundados no ideal iluminista e na revolução liberal-burguesa, a propósito do blog “Fatos e Dados”. Mas não têm a menor intimidade com essas bandeiras históricas, ao contrário, praticam um jornalismo de puro espetáculo, apoiando (sempre de forma dissimulada e oblíqua, nunca de forma aberta e franca) os maiores atentados contra os direitos da cidadania, a favor da agressão ambiental, a favor de agentes políticos conservadores, e permanentemente conspirando contra uma agenda política desobrigada dos velhos lobos em pele de cordeiro. Além do mais, trata-se de uma empresa que sente-se no direito de descumprir a lei das comunicações do País, uma vez que detém monopólio de emissoras no RS e em Santa Catarina que desafiam a obediência legal do setor.

O editorial de hoje repete a nota de ontem da ANJ (a corporação oficial do baronato midiático brasileiro) defendendo um “relacionamento elegante entre fonte e jornalista”. Muito bem. Que tal, então, a mídia reformar a informação mentirosa e grosseira, segundo a qual havia cerca de mil e quinhentos jornalistas empregados no Setor de Comunicação Social da Petrobras?

A estatal informou que não havia esse número de profissionais lá empregados. Até hoje, e já se passaram quinze dias, não saiu uma linha retificando a notícia fabricada com propósitos os mais canalhas. Que sorte de elegância estão clamando?

Essa é a mídia brasileira, de ontem, de hoje, mas que não será a do amanhã. A mídia – tal como a conhecemos e sofremos – está com os dias contados. Por isso esperneia tanto diante de um simples blog, que qualquer menino patrocina.

32 comentários:

Anônimo disse...

O que eles querem quando divulgam noticias e informações manipuladas é favorecer os correligionários de ideologia liberal.

Assim os "políticos" liberais seguem negociando seus ideais, e o PIG segue negociando suas informações. E "elles" seguem ganhando.

A ideologia liberal, a do mercado, é isto tudo "se vende" e tudo se "compra".

Claudio Dode

Vinicius disse...

Cristóvão. De novo eu tiro o chapéu para seu texto. ( Nem publique, apenas quero registrar.)
Abraços.

Anônimo disse...

O Obama começou a montar a quarta frota: contratou um punhado de jornalistas liberais, uma meia duzia de senadores lesa-pátria e começou o ataque ao pré sal por aí.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, impecável na forma e no conteúdo. Eu vivrei com o blog da petrobras, e mais ainda com o pavor dos barões da midia proxeneta.

Anônimo disse...

JORNALISTA GOSTA DE AFAGOS? CLARO QUE GOSTA! A VALE SABE DISSO.


Além do ideário neoliberal e a campanha eleitoral de 2010, comparando balanços, resultados, responsabilidade social, não há razão objetiva para isso.

Demissões na Vale devido à crise internacional foram tratadas com discrição pela imprensa, enquanto na Embraer foram com estardalhaço. A Petrobras não demitiu ninguém, e isso é solenemente ignorado como uma vantagem competitiva da empresa na imagem de responsabilidade social.

Por que isso?

Há razões prá lá de subjetivas quando olhamos os afagos que a assessoria de imprensa da Vale faz aos jornalistas, com minos para seus egos. Temos dois exemplos flagrantes:

1) Jornalistas como Miriam Leitão são homenageados com um desenho animado, na área dedicada à imprensa no portal da Vale na internet:

2) Lá também há uma plantação de 1000 árvores, cada uma homenageando um jornalista, com nome na plaquinha e tudo. De 3 em 3 meses fotografam as mil árvores, para cada um dos mil jornalistas acompanharem o crescimento via internet da árvore em sua homenagem.

Que a competente assessoria de imprensa da Vale esbanje simpatia, faz parte do trabalho deles, já que funciona, e os jornalistas se deixam seduzir por estes afagos. Mas o outro lado, dos jornalistas, dos jornais, revista e TV's, comportarem-se como crianças quando ganham pirulitos, é inaceitável.

fontes: http://www.vale.com/saladeimprensa/pt/home/imprensa.asp

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Guma disse...

Pô Feil, os lulistas de resultados vem fazer caitituagem aqui, bixo.
Vender o seu peixinho aqui no teu portal?

Cara de pau é pouco pra classificar esses CC´s.

É bem coisa de parasita. Ainda vão levar o Lula pra baixo, que tomara que isso nunca aconteça, mas essa filhotada do Dirceu é de amargar, bixo.
Saravá, meu pai!

Anônimo disse...

Será que vão lançar no Blog a prestação de contas da divisão das maracutaias?
Com certeza vai aparecer o nome do Cumpadi do Lula, o Teixeira. O cara está em todas as facatruas petistas. Claro que o Gilberto Carvalho pelo menos recebeu um telefonema de alguém do esquema.
Quem será o tesoureiro desta vez?

Marcos disse...

Já fiz a minha parte. Cancelei a minha assinatura da ZH.

PS. Antes tarde do que nunca.

mariorangelgeografo.blogspot.com disse...

Caro Feil

Não adianta a cachorrada latir.

Nem mesmo os aqui INFILTRADOS.

HEHEHE...

REALMENTE TEU TEXTO É DEZ.

"Certa direita" não consegue engolir a democracia. Não assimilam que os tempos estão mudando. Que a informação não é mercadoria e nem monopólio de meia dúzia de vendilhões da pátria.

É como diz o Olívio, nada melhor do que uma boa luta.

Então:

BOA LUTA!

Oscar T. disse...

Realmente...criação desse blog, menos pelo que traz e mais pela novidade, é alvissareio! Bela sacada da Petrobras! Espero que isso se torne corrente!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

E se o governo Yeda fizer um Blog do Banrisul defendendo seu posicionamento? E se o governo FHC tivesse feito um Blog oficial da Petrobrás defendendo seu ponto de vista? Pode a direção política de uma estatal fazer um Blog oficial dessa empresa para defender o ponto de vista de seus gestores políticos? A Petrobrás é uma estatal, parte majoritária do dinheiro que circula por lá é do povo brasileiro, é dinheiro público, os gestores são políticos, porque nomeados pelo governo de plantão, podem esses gestores defenderem seu ponto de vista político num Blog que se autodenomina Blog da Petrobrás ? Na verdade, quem fala pela Petrobrás não é a empresa, mas os políticos indicados pelo governo de plantão. Do que a Petrobrás está sendo acusada e por isso a realização da CPI? De confundir dinheiro público com interesses privados e partidários, sem licitação. Essa mesma artimanha e picaretagem está ocorrendo com o caso do Blog da Petrobrás? Se a diretoria da Petrobrás quer fazer um Blog para defender seus interesses partidários e ideológicos eles têm todo o direito do mundo de fazer isso, mas não podem utilizar o nome oficial da Petrobrás e nem fazer um Blog com ar de oficial, para dar a devida credibilidade.

jukão disse...

Maia, vai ver se eu estou de corpo presente lá na esquina, vai meu filhinho.

Noiram disse...

Hehehe

Maia, vai ver se eu estou de corpo presente lá na esquina, vai meu filhinho.[2]

Anônimo disse...

hahahaha,
Maia, vai ver se eu estou de corpo presente lá na esquina, vai meu filhinho.[3]
Netto

mariorangelgeografo.blogspot.com disse...

Eu não disse:

Olha a cachorrada latindo aí geeennnttteee!

Esse é o Maia, impagável...

hehehehe

Anônimo disse...

Não te assusta Maia.

A defesa deles quando sestão acuados é sempre a mesma. Te mandam longe.
É mais fácil do que tentar justificar o injustificável.

João de Viamão, o legítimo

Anônimo disse...

Puxa, o Maia até que deu uma boa ideia, seria legal a Yeda fazer um blog, publicar na íntegra todas as perguntas de jornalistas e divulgar suas respostas a acusações coo a casa, o detran, o banrisil, e tantas outras...
Sinceramente, Maia, tô contigo

Suzie disse...

Eu também quero um blog dos "palácios", da D.Yeda!
O Secretário da Transparêcia comenta no blog da Rosane.
Entrou como "cidadão comum".

Anônimo disse...

Quem sabe um blog para o Filho do Lula explicar como fez para ganhar 5 milhões do dia para a noite.
Um blog para o Teixeira eplicar como conseguiu convencer a Dilma vender a Varig por 23 milhões de dólares para depois a iniciativa privada revender por 250 milhões.
Um Blog para explicar os gastos com os cartões corporativos até com sex shop.
Um blog para cada ministro e ex-ministro do Lula explicar suas falcatruas diárias;
Um Blog para o José Mentor explicar como se faz para pagar 89 milhões aos usineiros na maior moleza do mundo;
Um Blog pro Gilberto Carvalho explicar as conversas com o Grenhardt sobre o Daniel Dantas;
E claro, um blog blog para o Lula explicar que não sabia de nada.

Suzie disse...

Anonimato é COVARDIA!

john kennedy disse...

E um blog para os anônimos covardes e tucanalhas explicarem a privataria da era FHC, a maior roubalheira do mundo depois do saque da Europa sobre o continente Americano desde 1492.

Anônimo disse...

Um blog para o Banrisul é precisamente a última coisa que a Yeda o Simon fariam.
Poderiam começar a responder ao vice e ao Busatto.
Te toca Maria !!!

Jesus disse...

Excelente texto! Sempre achei que o governo tinha que criar um contraponto a imprensa. Os caras publicam só o que bem interessam a eles. Acho que o lula deveria "espraiar" para todas as esferas do governo. Isso iria causar a demissão de muito jornalistazinho que se acha o máximo em publicar falsos "furos" de reportagem, e que depois nunca ou quase nunca publicam desmentindo o que publicaram de errado.

Anônimo disse...

Só o Maia acha que com suas meias verdades, pode explicar as mentiras que o PIG apresenta para defender os principios ideológicos e, claro, liberal. Assumidos . Liberais assumidos.

Pois os liberais tratam a informação como uma mercadoria, o que é inerente ao liberalismo. E que o cidadão é um consumidor que deve comprar o "peixe" dele. Acham que só existem esta maneira de enxergar o mundo. Isto é o pensamento unico. A farsa do pensamento unico.

A informação é um DIREITO DO CIDADÃO. É isto que o PIG não quer reconhecer.

Qualquer um pode abrir um blog, mesmo que ninguém olhe como é o caso do blog do Maia. Para ter sucesso tem que ter conteúdo e compromisso com a verdade e a história.

O Blog da Petrobras, ao contrário do que os "liberais" proclamam, não apresenta ponto de vista da direção da empresa. Apresenta sim o que foi perguntado e respondido de maneira nua e crua. E aí é que incomoda, porque veio a tona a VERDADE NUA E CRUA.

Claudio Dode

Anônimo disse...

A mídida tarifada está tendo seu Requiem, talvez não ao nível qualitivo de Mozart...

armando

Anônimo disse...

Pois é, meus caros, que contraponto o quê? O pig manda eles se ajoelham. O blog da Petro agora só publica depois da meia noite quando os jornalões já estiverem nas ruas.Que lulismo heim! Quando a gente pensa que vai dar certo um blog prá rifar essa imprensalona, vem o Maia aí e decide tudo!

Verinha disse...

Uma coisa é certa, se o blog da Petrobras está incomodando tanto, é sinal que se está no caminho certo, não há meio termo, a ordem é continuar com o blog, expor as informações que a empresa vem fornecendo aos jornalistas e o que é de fato publicado pelos jornalões das penas alugadas, e, com as centenas de comentários deixados lá por leitores de todos os cantos deste país.
Só pra se ter uma idéia, o blog teve início efetivo no dia 2 de junho, até agora já teve a visita de 240 mil pessoas, isso é um record para os padrões da web nacional.
A chapa vai esquentar, aliás, já tá esquentando. E como tá!
Como disse um certo comentarista, "A imprensa é de todos. A voz é de todos. A internet democratizou os meios de comunicação. Todo mundo agora pode vender sua opinião e sua versão da verdade. O MONOPÓLIO ACABOU, MAS 'ELES' NÃO SE DERAM CONTA."

A minha opinião é que já se deram em conta, sim, por isso o chilique. Essa imprensa rastaquera, que é sem dúvida, a pior imprensa do mundo, já está com seus dias contados. Não tem volta!

jmaurer disse...

" Os Extertores do Pig" Quem será o(s) autor(es)? enfim, a Notícia!

Luís disse...

Se a direita é contra, já é o bom sinal.

Anônimo disse...

MAIA TU É BEM VINDO AQUI PARA DAU UM OUTRO AR AS DISCUSSÕES

SEMPRE É BOM UM OUTRO PONTO DE VISTA.. CONCORDEMOS NÓS OU NÃO

EU NÃO CONCORDO COM O MAIA EM ALGUMAS COISAS MAS ACHO QUE ELE FAZ BONS E COERENTES COMENTARIOS

Anônimo disse...

Não sei se essa anônimo das 16:18 é realmente da esquerda. Disse poucas e inteligentes palavras, por isso minha dúcida.
Continue assim rapaz. Não existe democracia sem o contra. A esquerda nunca aprendeu isto.

Anônimo disse...

Texto perfeito.Parabéns.

Maia,vai ver se eu estou de corpo presente lá na esquina,vai meu filhinho.
Kiki

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo