Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Organizações indígenas querem levar presidente peruano a tribunal internacional
















Sexta-feira passada a repressão no Peru massacrou mais de 60 indígenas

Organizações indígenas de seis países acusam o presidente do Peru por massacre e genocídio. Índios organizados da Bolívia, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Argentina anunciaram ontem que farão todos os esforços para levar o presidente Alan Garcia perante um tribunal internacional, pelo massacre perpetrado sexta-feira passada contra os povos da Amazônia (fotos acima).

“Colocar em juízo internacional a Alan Garcia Pérez e seu governo, pelo seu entreguismo e repressão” é a principal demanda da Coordenação Andina das Organizações Indígenas, que representa os autóctones dos seis países sul-americanos, depois de conhecer os primeiros informes do massacre nas selvas peruanas, na região de Corral Quemado e Curva do Diabo.

Para essas organizações, Alan Garcia é sinônimo de neoliberalismo genocida. “O antiperuano, antilatinoamericano, antihumano é o neoliberalismo, é o neocolonialismo, é o imperialismo e portanto é o capitalismo” - disse o presidente da Bolívia, Evo Morales, quando se confrontou verbalmente com Garcia, recentemente.

As informações desde o local da chacina – Amazônia peruana – patrocinada pelo governo aprista de Garcia contabilizam mais de 60 mortos e centenas de feridos pela violência do Estado.

A crise eclodiu há cerca de dois meses, quando o movimento indígena convocou mobilização nacional, que vem bloqueando intermitentemente estradas, aeroportos e ameaçando cortar dutos de gás e petróleo.

O objetivo dos protestos é a revogação de um conjunto de decretos de maio de 2008, estabelecidos para facilitar investimentos e exploração de recursos naturais na selva, que inclui a privatização da água no Peru e exploração de gás natural e petróleo. Em agosto passado, protestos indígenas pressionaram o Congresso, que invalidou um deles.

O jornal Folha de S. Paulo, que não é propriamente um veículo de esquerda, informa que o presidente Garcia está classificando os protestos na Amazônia como uma "conspiração" contra o seu governo, fazendo-se de vítima. A Folha informa, assim: “O presidente peruano, Alan García, qualificou ontem de 'agressão subversiva contra a democracia' os confrontos entre os indígenas e a polícia, que acontecem desde sexta-feira nas cercanias da cidade de Bagua, a 710 km de Lima. Pelo menos 60 pessoas morreram. O direitista García [palavras da Folha], cujo governo tem apenas 30% de aprovação, afirmou que é preciso responder ao movimento com 'serenidade e firmeza'".

“Serenidade, firmeza” e matança de cidadãos que protestam para impedir que o Peru seja novamente colonizado por interesses puramente econômicos que ignoram a dramática e desigual realidade social do País.

As fotografias são do movimento Catapa, uma organização belga que tem laços orgânicos com os trabalhadores em mineração na América do Sul e Europa.

17 comentários:

Anônimo disse...

Massacre de indígenas mais uma vez, e a grande imprensa coloca os assassinos como vítimas! Ainda bem que os Blogs mostram o que os capitalistas querem esconder. O que essas fotografias mostram é monstruoso. Uma barbaridade inominável, cometida em nome do lucro ilegal das transnacionais petrolíferas. Isso tem que acabar! E vai acabar!

Ricardo Mainieri disse...

O neoliberalismo usa de todas as armas, inclusive as mais ignóbeis, para levar adiante sua agenda privativista.
A privatização da captação e distribuição de água está na ordem do dia destas transnacionais e seus governos mal-intencionados. No Brasil, variadas vezes já tentaram este ideário, seja tentando mudar a competência da gestão ou fazer uso da midia para denegrir a imagem do Serviço Público que administra os recursos hídricos.
Ainda bem, que estas fotos horrendas vão ganhar o mundo e o conhecimento de inúmeras pessoas.

Ricardo Mainieri

Suzie disse...

Feil!

Tem algumas fotos que rolo rapidamente.
Pefiro não ver!
A barbarie machuca minha mente e coração.
Tem gente que gosta do impacto.
Eu não!

Prieb disse...

não é questão de gostar, Suzie, é questão de denunciar.

Paulus disse...

Se estão fazendo isso no Peru, imagina o que não serão capazes, ou já estão sendo, pelo pré-sal brasileiro...Não gosto nem de imaginar.

Anônimo disse...

Os indios bloqueavam uma Estrada federal há dez dias, os militares foram incumbidos de desalojaram foram recebidos a bala, 38 militares que foram feitos reféns, nove foram torturados e decapitados, sete estão desaparecidos.

Índios "degoladores" são muito bonzinhos!

Anônimo disse...

É anônimo das 15:10. É como no tempo em que os comunistas matavam soldados, sequesttavam pessoas, roubavam bancos com requintes de crueldades contra pessoas que estavam trabalhando e hoje são todos heróis mamando no dinheiro do povo via anistia. Ninguém publica fotos das vítimas deles.
E ainda se fazem de defensores da vida, e blá, blá, blá, bla´.....

Anônimo disse...

Milhares de índios com lanças de madeira continuaram a bloquear as estradas da Amazônia peruana, prometendo continuar protestando se a polícia não suspender esforços de interromper as manifestações. Na verdade usam essas armas pré-históricas apenas para as fotos, todos apareceram com armas de fogo, tão poderosas quanto dos militares, na hora do conflito.
Índios "degoladores" são muito bonzinhos!

mbraz disse...

Geralmente os covardes sao anonimos mesmo. Como os soldados que atiravam de helicopteros.

Fique esperto que a proxima 'cabeca' que vai rolar e' a sua. 8|

Marcelo Braz
ava ñe'ë mβռăʒ
Ñandeva ekuéry

Nelson Antônio Fazenda disse...

É apenas o modo como reage aquilo que chamam de democracia ocidental.
Você tem que aceitar ser esfolado e roubado na marra, quietinho. Caso tu não aceites e imponha algum óbice à expansão dos lucros do grande capital privado, eles acreditam que têm todo o direito fazer coisas como essas que as fotos denunciam.

Orrívio oTruta disse...

mbraz, aqui não!
Ameaçando quem acha os degoladores bonzinhos?
Vai se catar seu ignorante!

Anônimo disse...

truta anonima,

aqui onde? nao disse que voce perderia a cabeça?

daqui a frente, ignoro voce.

m´braz, selvagem comedor de cabeça.

Anônimo disse...

Ollanta Moisés Humala Tasso, o lider militar candidato derrotado na ultimas eleições, da turma de Chávez e Morales, pode também estar por trás desses protestos de olho nas eleições em 2011, responsabilizou o atual mandatário pelo episódio, e também pediu a revogação dos decretos do governo, num aproveitamento do terrível incidente para ganhar simpatia popular.

Anônimo disse...

ISSO CHEIRA AQUELES VELHOS FILMES AMERICANOS:ÍNDIOS SÃO MAUS,BRANCOS SÃO BONZINHOS.RSRSRSRS
KIKI

Anônimo disse...

O líder indígena Alberto Pizango, o Morales Peruano, fugiu para a Bolívia, após ter sido emitida uma ordem de detenção contra ele, para abrigar-se debaixo das cobertas do companheiro Boliviano.

bia pimenta disse...

a questão é que esse massacre começou há 500 anos. Mas, como nos consideramos mais europeus do que indígenas, achamos normal que os interesses capitalistas, hegemônicos e neoliberais acabem com as florestas e
reservas naturais e inclusive com grupos étnicos menores... e daí quando há resistência violenta achamos um absurdo com base em nossa mentalidade ocidental eurocêntrica.
as leis não defendem os interesses do povo! será que vcs ainda não perceberam? o estado de direito capitalista é o início do fim da humanidade!
quando não existirem mais florestas ou quem as defenda espero que vocês consigam respirar peidos de norte americanos e da união européia.
pra mim morreram poucos militares e rolaram poucas cabeças!
não vou naturalizar o neocolonizalismo da américa latina!
guerra é guerra!
bando de reacionários frouxos!

Bernardo Wittlin disse...

A história da América Latina é pródiga em se repetir. E a ladainha reacionária também, como bem se vê acima...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo