
A fumicultura e a química
Sábado passado encontrei um conhecido executivo do Rio Grande do Sul, que há muito não via. Entre outras coisas ele me relatou um diálogo havido entre o próprio e um diretor norte-americano da transnacional fumageira Universal Leaf Tobaccos, ocorrido há uns dois anos.
O nosso executivo crioulo perguntou ao colega norte-americano, membro do board de diretores da Universal Corporation, que controla a fumageira de Santa Cruz do Sul (RS), qual o motivo de as beneficiadoras de tabaco não investirem forte na produção orgânica de fumo e de não adotarem tecnologias conhecidas que eliminem a pesada química com o qual os cigarros são manufaturados. “Surfar a onda dos selos orgânicos e naturalistas pode ser bom para os negócios, especialmente para o setor fumageiro que carrega tantos estigmas” - completou o curioso executivo.
O manager respondeu de imediato:
“A Universal pertence a um fundo de aplicadores e rentistas que investem também nas indústrias químicas. A sua proposta é tentadora, se se analisar somente a divisão fumageira do investimento, mas isso é impossível no nosso modelo de negócio, com interesses variados e que não podem se inviabilizar mutuamente”.
Com essa, meu amigo derrubou os braços e se deu por vencido.
7 comentários:
Feil, sou de Santa Cruz e conheço a cadeia produtiva do fumo ( inclusive já trabalhei em multinacionais do setor com viagem às controladoras nos EUA) e realmente o que se usa de agrotóxicos na cultura é impressionante com prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Eles vendem um pacote inteiro aos produtores de fumo com sementes, venenos e fertilizantes químicos.
Uma perguntinha, "fumo orgânico" também não faz mal à saúde?". Fumo orgânico ou fumo com agrotóxico fazem mal à saúde do vivente de qualquer forma. O problema é que existe na região de Santa Cruz do Sul, RS, toda uma cultura voltada para a produção da indústria fumageira. Modificar essa cultura e essa produção não é obra fácil. Como é que o "manager" se os milhares de aplicadores e rentistas da Universal também aplicam seus recursos na indústria química? Isso parece um chutômetro.
Será que ocorreria maior consumo de cigarros se houvesse uma campa
Chutômetro? Um cara que é gerente da empresa vai ir de chutômetro?
Enquanto não muda a cultura a "Veia sem vergonha" vai arrumando um negócinho aqui outro ali. TRAMBIQUEIRA!
CADEIA NELA!
Maia,a questão não é ¨fumo orgânico não faz mal à saúde?¨e sim...fumo orgânico não prejudica tanto o meio ambiente,melhora a qualidade de vida dos agricultores que trabalham nas centenas de minifúndios onde a folha é cultivada.
Já escrevi aqui no DG uns dias atras:
O fumo mata antes e depois.
Minha amiga da justiça federal registra entristecida a quantidade de jovens agricultories de 20~30 anos recebendo auxílio-doença devido à intoxicação com produtos que a indústria fumageira indica ou força a usar.
Não defendo plantador de fumo, acho que quem embarca nessa roubada faz de livre e espontânea vontade, movido decerto pela mesma necessidade de sobreviver que leva nosso "brown-nose" amestrado a escrever seus posts iluminados.
Mas que é uma indústria safada e ordinária e que encontrou na véia loca mais que apoio, identidade, lá isso é verdade.
HAHAHAHAHAHA!! O Esquema é inspirado como a MÁFIA(Que não passa de grossa CHINELAGEM!!),ou seja:Mandam primeiro um sicário encher a vítima de preocupação e depois mandam outro com "auxílio"...
Postar um comentário