Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma breve história sobre os fundos de investimento


A fumicultura e a química

Sábado passado encontrei um conhecido executivo do Rio Grande do Sul, que há muito não via. Entre outras coisas ele me relatou um diálogo havido entre o próprio e um diretor norte-americano da transnacional fumageira Universal Leaf Tobaccos, ocorrido há uns dois anos.

O nosso executivo crioulo perguntou ao colega norte-americano, membro do board de diretores da Universal Corporation, que controla a fumageira de Santa Cruz do Sul (RS), qual o motivo de as beneficiadoras de tabaco não investirem forte na produção orgânica de fumo e de não adotarem tecnologias conhecidas que eliminem a pesada química com o qual os cigarros são manufaturados. “Surfar a onda dos selos orgânicos e naturalistas pode ser bom para os negócios, especialmente para o setor fumageiro que carrega tantos estigmas” - completou o curioso executivo.

O manager respondeu de imediato:

“A Universal pertence a um fundo de aplicadores e rentistas que investem também nas indústrias químicas. A sua proposta é tentadora, se se analisar somente a divisão fumageira do investimento, mas isso é impossível no nosso modelo de negócio, com interesses variados e que não podem se inviabilizar mutuamente”.

Com essa, meu amigo derrubou os braços e se deu por vencido.

7 comentários:

Gelso Job disse...

Feil, sou de Santa Cruz e conheço a cadeia produtiva do fumo ( inclusive já trabalhei em multinacionais do setor com viagem às controladoras nos EUA) e realmente o que se usa de agrotóxicos na cultura é impressionante com prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Eles vendem um pacote inteiro aos produtores de fumo com sementes, venenos e fertilizantes químicos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma perguntinha, "fumo orgânico" também não faz mal à saúde?". Fumo orgânico ou fumo com agrotóxico fazem mal à saúde do vivente de qualquer forma. O problema é que existe na região de Santa Cruz do Sul, RS, toda uma cultura voltada para a produção da indústria fumageira. Modificar essa cultura e essa produção não é obra fácil. Como é que o "manager" se os milhares de aplicadores e rentistas da Universal também aplicam seus recursos na indústria química? Isso parece um chutômetro.


Será que ocorreria maior consumo de cigarros se houvesse uma campa

Gelso Job disse...

Chutômetro? Um cara que é gerente da empresa vai ir de chutômetro?

Anônimo disse...

Enquanto não muda a cultura a "Veia sem vergonha" vai arrumando um negócinho aqui outro ali. TRAMBIQUEIRA!

CADEIA NELA!

Anônimo disse...

Maia,a questão não é ¨fumo orgânico não faz mal à saúde?¨e sim...fumo orgânico não prejudica tanto o meio ambiente,melhora a qualidade de vida dos agricultores que trabalham nas centenas de minifúndios onde a folha é cultivada.
Já escrevi aqui no DG uns dias atras:
O fumo mata antes e depois.

Anônimo disse...

Minha amiga da justiça federal registra entristecida a quantidade de jovens agricultories de 20~30 anos recebendo auxílio-doença devido à intoxicação com produtos que a indústria fumageira indica ou força a usar.
Não defendo plantador de fumo, acho que quem embarca nessa roubada faz de livre e espontânea vontade, movido decerto pela mesma necessidade de sobreviver que leva nosso "brown-nose" amestrado a escrever seus posts iluminados.
Mas que é uma indústria safada e ordinária e que encontrou na véia loca mais que apoio, identidade, lá isso é verdade.

André F. disse...

HAHAHAHAHAHA!! O Esquema é inspirado como a MÁFIA(Que não passa de grossa CHINELAGEM!!),ou seja:Mandam primeiro um sicário encher a vítima de preocupação e depois mandam outro com "auxílio"...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo