Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de junho de 2009

RS regride a olhos vistos


Déficit zero: Estado tem os piores índices de educação infantil do Brasil

O Rio Grande do Sul é o 19o Estado do Brasil no ranking que aponta os investimentos em Educação Infantil. Com base no Censo Escolar do ano passado, o levantamento foi elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado e mostra que a taxa de crianças atendidas pela Educação Infantil no Estado é de 28,18%, enquanto no Brasil a taxa é superior á 34%.

Para piorar, a taxa de atendimento pré-escolar é de 48,49%, sendo o pior índice do País. A informação é da Agência Chasque.

A governadora se chama Yeda Rorato Crusius, filiada ao PSDB, e apoiada por uma coligação de direita formada pelo PMDB, PP, PPS, PTB, etc., bem como por deputados oportunistas e aproveitadores de outras legendas partidárias do conservadorismo guasca.

Foto: governadora Yeda com o empresário e articulador político de bastidores, Jorge Gerdau Johannpeter.

9 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável.
Faz apenas dois Governos passados que tínhamos os melhores indices de educação infantil e pré-escolar do Brasil.
Não sei como em tão pouco tempo conseguiram estragar aquela "maravilha" de Governo que tínhamos no tempo do Olívio. Lembro que ouviamos na mídia o chamamento "procura-se crianças para a educação infantil" e por incrível que pareça não tinha nenhuma fora das Escolas. Que tempo bom aquele do Truta, do Clube da Cidadania, das mulheres dos Secretários empregadas em outros Órgãos (e não era nepotismo cruzado não), relógio queimando num espetáculo que foi vislumbrado com muito orgulho por todos os brasileiros em jornais nacionais. Lembro também do espetáculo de queima de maconha no acampamento da juventude...
Que tempo bom, que não volta nunca mais... diria aquele samba, muito oportuno para esta hora.

Zeca

el barto disse...

mas o enlatamento da educação está a pleno vapor. em breve, farta distribuição de "catecismos", a exemplo de seu coleguinha de são paulo, o famoso "pornovamp".
ps: essas duas abominações se merecem, só faltou o dono da rede bunda suja junto.

Anônimo disse...

Pedagogia de Conteiner

Tupamaro disse...

O puto Zeca ou será a puta Zeca? Deve ser publisicário com polpudas verbas ou gigolô de vaca e/ou CC em algum órgão do Estado. Para essa malta o governo Olívio deve ter sido horrível, daí o ódio doentio.

Anônimo disse...

A velha tática da esquerda. Quando alguém diz umas verdades que não querem ouvir, lá vem a artilharia contra o sujeito. É CC, é gigolô, é analfa político, é boiada, é iso é aquilo...
Não Tupamaro? "o puto do Zeca" é um cidadão que viu as coisas sem a cegueira ideológica que não deixa margem para nenhuma atitude sensata.
Zecão tá bom pra ti Putamaro?

edu disse...

Tupamaro, perfeito, o Governo da Frente Popular impede a sangria financeira do Estado.

Babacas mimados sao obrigados a se virarem de verdade.

Nada pior do que um babaca, incompetente, mimado, filhinho de papai que tenha de disputar, em pé de igualdade, um espaço na vida.

Pra ser babaca mimado nao precisa ter dinheiro, e o fato de ter dinheiro tb nao gera babacas mimados obrigatoriamente.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Feil. Se, aqui em casa, em algum momento eu estiver com o orçamento estourado, eu também vou aplicar o déficit zero. Eu vou decretar que não haverá mais café da tarde e jantar - de repente, café da manhã dia sim, dia não -, e que não vou comprar mais cadernos para a criançada escrever os temas da escola.
Viste como é fácil você igualar despesa e receita? E estará conquistado o tal de déficit zero.

Anônimo disse...

Nelson.
Aqui em casa eu pratico o deficit zero deixando de assinar canal a cabo, economizando na luz, água e telefone. Diminuo almoços e jantares fora, tele-entrega de pizzas e xis. Evito presentes para pessoas não muito próximas. Ando menos de carro. Enfim, assim como lá em casa, deixasse de jogar dinheiro fora como jogávamos em Fórum Social Mundial que era nada mais do que um bando de malucos vestidos como palhaços fumando maconha no parque da harmonia e dizendo que um mundo melhor era possível.
Quanto se gastava para esconder os mendigos da cidade naquele evento? Quanto se gastava para recapear a Ipiranga nas imediações da PUCRS? Quanto se gastava para trazer personalidades como o Bové, tido como marginal em seu País?
Francamente gente, assim não há diálogo com vocês.

Anônimo disse...

Edu.
Por acso não é vossa pessoa que era representante do Governo Olivio em Brasília?
Vai te catar mamador. Eu trabalho na iniciativa privada há 32 anos e não dependo de ladrões para me sustentar.
Zecão pra ti boneca!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo