Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 2 de junho de 2009

PIG faz jornalismo-urubu










Com quê direito?

Com quê direito a mídia oligárquica brasileira usa a dor das pessoas para vender o seu peixe podre?

Acima, nós temos os fac-símiles das capas de oito jornais diários, cinco brasileiros (Diário Gaúcho, ZH, Estadão, Folha e Globo, todos de direita), três franceses (o direitista Figaro, Le Monde e o Libération, este mais à esquerda).

Os diários brasileiros todos, sem exceção, exploram alguma imagem de sofrimento dos parentes das vítimas do Airbus. Os diários franceses são muito discretos, nenhum explora esse gênero de subjornalismo da mídia direitista brasileira. Aliás, na França a lei proíbe até a divulgação dos nomes das supostas vítimas de qualquer acidente, seja aéreo, terrestre ou fluvial/marítimo.

O popularesco jornal da RBS, Diário Gaúcho, chega ao requinte mórbido de mostrar a fotografia de uma família inteira que estaria no vôo desaparecido da Air France. Querem vender jornal explorando a dor de uma família enlutada. Isso é tudo, menos jornalismo. Cabe bem um processo por dano moral, neste caso, por parte dessa família, duplamente atingida - pelo acidente aéreo e pelo jornalismo patológico da RBS.

É hora, pois, de algum nobre parlamentar do nosso enxovalhado Congresso nacional tratar de legislar (regulamentando a Constituição) sobre esses abusos contra a dignidade humana, a vedação à exposição pública, o respeito ao luto, e o direito à privacidade no sofrimento de amigos e familiares de vítimas de acidentes tornados espetaculosos pela mídia inescrupulosa do Brasil.

Chega de jornalismo-urubu!

31 comentários:

Anônimo disse...

TEM SENTIDO NÉ PESSOAL?


GRUPO ESTADO TERÁ, A PARTIR DESTE MÊS, UM NOVO "CEO"

Que esperar de uma empresa brasileira centenária que chama diretor de CEO? Já basta a Folha da Ditabranda chamar seu dono de publisher. Poderiam aproveitar e passar a chamar os leitores de "assholes" ou "dummies".

do Blog Esquerdopata

dejavu disse...

Estamos vendo isto diariamente também em "programas" de TV. Faturar em cima do desespero e dor das pessoas, principalmente se começam a chorar! Atitude desprezível de uma mídia cada vez mais sem freios!

Noiram disse...

O pior é que o povão se sente informado com o Diário Gaúcho.
Pra mim não serve de leitura nem pra "passar fax" no banheiro.

gustavo disse...

Isso é jornal pra enrolar peixe. O pior é que ainda pode contaminar o peixe com chumbo que compõe a tinta gráfica.

caciiiiiiiiiiilllldaaaa disse...

os fotógrafos do PIG ficam na campana pra pegar fotos de choro e ranger de dentes. Essa gentalha é de vomitar. Passam as noites nos aeiroportos campanando a desgraça alheia.
Que processo gordo dá essa foto da família do médico de Porto Alegre, hein? A RBS vai ter que vender o passe do Lasier pra poder pagar o dano moral à família do médico.

Anônimo disse...

E normas jurídicas existem que são as estabelecidas pela pp. CF, direito a intimidade, vedação de exposição e, principalmente, o princípio da dignidade humana, bem lembrado pelo Feil. Danos morais, danos de imagem e dano material. Pena que as indenizações são insignificantes, salvo quando a vítima é magistrado ou membro do MP.

armando

Jordi disse...

Não nos esqueçamos do favor que o acaso prestou a esse urubus. O avião sumiu no dia de pesquisas eleitorais indigestas a eles e da falência oficial da GM, tão icônica para o capitalismo e para o Rio Grande do Sul.

Outra coisa interessante, o Le Figaro, querendo ver terrorismo em todo lado, entrevistou um especialista em não sei quê, que afirmou que o avião poderia ter sido derrubado por uma bomba (o que até eu afirmo, 'poderia', no sentido de que não é impossível). A folha online ontem já estampava: "Avião pode ter sido atingido por bomba, diz jornal francês".

giles disse...

Bomba de chocolate, Jordi. Esses docinhos são de fato muuuuuito perigosos e quando explodem, fatais mesmo.

Pra você ver!

Cristóvão Feil disse...

Valeu, Armando.
Já complementei lá no post.

Abç.

CF

el barto disse...

imprensa brasileira, a mais rastaquera do planeta.

Anônimo disse...

É que, neste caso, não tinha nada pra eles estamparem nas capas contra o governo, como no caso do acidente da Gol 1907, que eles disseram não se confirmado, para poder mostrar aquela pilha de dinheiro. Dá nojo!
Ronaldo

Anônimo disse...

Melhor ainda se eles pudessem botar a culpa no lula, mas como foi um avião de uma empresa francesa, estão com nó na língua.

sil

SBENTENAR disse...

- O que esperar de uma imprensa considera seus leitores de meros consumidores?? A Receita é muito superior a um eventual processo jurídico de danos morais mesmo porque com nossa justiça levará anos para uma decisão. Não esquecendo que o PIG guasco tem um corpo jurídico especialista em apelações.

Milton Ribeiro disse...

É. O mesmo ocorrem com as lágrimas. Se alguém começa a chorar, foco nas lágrimas. A ESPN Internacional, neste final de semana, desviou a câmara do rosto de uma tenista que começava a chorar.

Educação, respeito. Coisas que a RBS desconhece.

edu disse...

Sao varias as "coincidencias"...varias:

(pq escolha do pais) Brasil e China abandonaram, dias atras, o dolar como divisa de referencia;

(pq da escolha do dia) GM precisava de um dia para fechar as portas, com a menor repercussao possivel;

(pq da escolha da empresa (Air France esta crescendo muito no mercado) Os preços da Air France sao imbativeis para quem faz o trecho EUXBR / BRXEU, ainda mais agora que ela controla a Aitalia e detem 25% da empresa italiana.

Vcs lembram que no dia da queda do mercado acionario, no ano passado, no pior dia do ano, um aviao pousou no rio la nos EUA?? Durante todo o dia se falou do problema do aviao, do resgate, das pessoas, da festa do salvamento...

Quando a coisa se repete...deixa de ser acaso...nao???

Anônimo disse...

tu é um ator, Feil, mas não engana nem a velhinha de Taubaté com esse papo moralista.

o que tu e toda a esquerda quer mesmo mesmo, e todo mundo sabe, é calar a imprensa e fechar os jornais.

não por causa do jornalismo-urubu, mas porque a liberdade de imprensa é uma pedra no caminho do projeto de poder de qualquer esquerda.

edu disse...

Que anonimo genial esse ai de cima!!!

"o que tu e toda a esquerda quer mesmo mesmo, e todo mundo sabe, é calar a imprensa e fechar os jornais."

Outra

"não por causa do jornalismo-urubu, mas porque a liberdade de imprensa é uma pedra no caminho do projeto de poder de qualquer esquerda."


Um Blog que desejaria o fim da liberdade de imprensa???

Seria dizer:

"secar o oceano jogando baldes e baldes de agua dentro dele".

Juarez disse...

Quero saber onde anda o Maia, especialista em aviação e caos aéreo. Certamente, ele iria apontar a falta de grooving como a causa inequívoca do acidente, comprovando a negligência do Lula! Fala, Maia!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nunca vi tanta besteira no Post e nos comentários. Qualquer notícia vende o peixe do jornal. É assim que funciona em qualquer lugar do mundo da sociedade de consumo que é onde estamos embutidos. O DG talvez achasse melhor que as notícias não fossem divulgadas? Mas que forma teria de ser divulgada uma tragédia? Impossível. Quem quer comprar jornal, quem não quer não compra. Simples como água morna.

Não, a culpa não é do Lula, a culpa não é da Yeda, não é do Sarkozy....Não é nem da ANAC e do Jobim. A culpa talvez seja da Air France e da Air bus e, talvez até do piloto. O certo é que o A 330 tem aquele mecanismo de autoengano que engana", os chamados fly-by-wire" que têm a capacidade de conduzir manobras automaticamente a fim de evitar uma queda iminente, e alguns dos aparelhos da Airbus não permitem que um piloto cancele a atuação desse mecanismo de autoproteção. "

ananias disse...

Este Maia é uma Mente brilhante! Sabe tudo! Uma enciclopédia ambulante! Que sorte o DG ter um consultor deste calibre!

cazé disse...

Fly By Wire...... te mete, caranguejo!

Agora não é mais Grooving, é Fly By Wire.

Mas que bichinha invocada essa, santa!

Anônimo disse...

Não sei, mas tenho a impressão de que mudou a pessoa que toca esse pseudônimo "Carlos Eduardo da Maia"...

Anônimo disse...

O pseudônimo esqueceu do grooving.

Anônimo disse...

QUANDO O GOVERNADOR SERRA "PIFA" A IMPRENSA PIG TRATA COMO COISA À TOA

ESTADÃO FALA EM INTERNAÇÃO DE SERRA: Notícia sumiu?

segunda, 01/06/2009 às 16:33
fonte: www.rodrigovianna.com.br/

A notícia foi publicada só pelo "Estadão". De forma discreta. Aliás, discretíssima: no "pé" (finalzinho) de uma reportagem sobre a visita de José Serra a Presidente Prudente, no interior paulista:
"Já sobre os rumores de que Serra teria se submetido a um cateterismo, feito secretamente de madrugada no Hospital Sírio-Libanês, o secretário da Saúde, Luis Roberto Barradas, foi lacônico: "Imagina! Nada disso! É desnecessário".
A informação foi publicada só na versão digital do Estadão. Confira, está no último parágrafo desse texto aqui: http://www.estadao.com.br/ nacion...nac379226,0.htm.
Na versão impressa, dizem-se jornalistas que trabalham no Estadão, nada saiu: "no jornal não entrou, censura conhecida", diz-me um repórter. Hum, estranho...
O que temos aqui? Quase nada. A pergunta de um repórter, e o desmentido do secretário de Saúde. O estranho, acho eu, é que o Estadão botou a informação na versão eletrônica. Foi um erro? Editores mais experientes (ou, mais bem "orientados", digamos) vetaram a informação na edição impressa?
Recebo, de um jornalista que não pode se identifcar por trabalhar justamente num grande jornal, a seguinte mensagem:
"Especula-se sobre uma internação do Serra. Na época da Dilma, começaram a rolar boatos de que ele estaria até em tratamento nos EUA. Na semana passada, deixaram de ser boatos. Explico: Serra foi mesmo internado para fazer um cateterismo. Ele passou mal, sentiu dores e, para desobstruir artérias, a equipe médica decidiu adotar o procedimento. Doença cardíaca? Não sei. Um cateterismo pode ser feito numa artéria ou veia do corpo, basta ela estar obstruída. O Serra tem esse problema, e como são pequenas obstruções, em dadas ocasiões o cateterismo é uma prevenção.
(...)
Estão querendo esconder algo? Se se trata de algo besta, um procedimento médico banal, porque não se diz. Se forem varizes, por que negar a informação? Ou, então, por que a imprensa não cobre com tanto ímpeto e voracidade como cobriu o câncer da Dilma? O fato é que nesse episódio, mais uma vez, dois pesos e duas medidas."
Esse jornalista confirmou a informação com um médico - de quem é muito próximo. Não posso dizer mais nada.
Barradas, o secretário de Serra, desmente. Ótimo. Tudo feito às claras: pergunta pública, desmentido público. O estranho é: por que o Estadão publicou a informação (e o desmentido) no site, mas vetou na edição impressa?

Francisco Goulart disse...

Esse negócio de cateterismo é pura inveja do Serra. Porém o que ele queria mesmo era um câncer na próstata.

Anônimo disse...

Se os jornalecões ignorassem o fato da tragédia do avião, o pau seria que eles não estão dando bola para a dor dos envolvidos e que estaria e escondendo o assunto do público. Gente, vamos parar de achar chifre em cabeça de cavalo, unicórnio ainda nnao existe.

Anônimo disse...

O que certa direita precisa é definir se quer discutir alguma coisa?

Por exemplo se a questão é liberdade de imprensa ou liberdade comercialização de notícias, nos moldes do PIG.

Liberdade de imprensa é um belo assunto.

Agora liberdade de comercialização de informação, além do mau gosto, que o post trata com seriedade e competência, é um assunto superado até porque a sociedade do "mercado" acabou! só subsiste nos shoppings das dondocas, e no parcão com as gazelas.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Edu: é claro que os blogs dus cumpanhêro, como este, jamais vai ser vitima de qualquer tipo de perseguição.

Breton disse...

Concordo com o anonimo da 15:34. O estilo mudou. Mudaram o espião.

edu disse...

Chifre na cabeça de cavalo?? Unicornio?? Ovni? Nostradamus? Fim do mundo???

O FATO é criado exatamente para substituir a tragédia na midia, ao invés da GM, aviao sumido.

E sao os fatos que dizem, basta lembrar que é a 2° vez que acontece em poucos meses, quando caiu o aviao no Rio Hudson também era um dia historico para o mercado financeiro.

Considerando que mais da metade dos amercianos considera a queda das torres, no 11/09/2001, como um "trabalho interno" e naquele ano os USA entravam numa recessao...

Sao fatos...

laura b. disse...

Edu,

O acidente da TAM nodia 17/07/2007 foi tudo uma conspiração para o ACM morrer no dia 20/07, ninguém perceber e acharem que ele continua vivo.

arrã.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo