Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Memória: Yeda chegou a prometer a Copa do Mundo em Livramento


Caradurismo sem limites

O texto abaixo foi publicado aqui no blog DG, em 9 de abril de 2007:

Dona Yedinha, uma governadorazinha ardilosa

A estatura moral e política de dona Yeda Crusius cada vez diminui mais. A continuar assim, daqui a pouco teremos que observá-la com o auxílio de lupa. Dona Yedinha está à frente de um governicho onde não há grandeza, só pequenez e má consciência.

Há poucos dias, esteve aqui no Estado, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para encontrar-se com dona Yeda. Na ocasião foi cogitado vagamente de o RS sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ninguém prestou muita atenção, com o Estado insolvente, quem vai acreditar em quimeras?

Mas dona Yedinha levou adiante a má-fé para iludir os homens e mulheres de boa-fé. Vejam esta nota que saiu no jornal de Santana do Livramento, A Platéia, do último sábado, dia 7 de abril, página 6:

Grupo busca informações

Nesta última semana, aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho para preparação da proposta oficial do Rio Grande do Sul para sediar a apresentação final da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e a Copa das Confederações da FIFA de 2013. Durante o encontro, o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, que foi designado pela governadora Yeda Crusius para coordenar o trabalho, dividiu os tópicos para o preenchimento dos dados exigidos pela FIFA, através de um questionário.

No próximo, dia 19 de abril, os integrantes do Grupo de Trabalho deverão apresentar os dados solicitados, para edição final dos dados a serem apresentados à governadora, antes de serem enviados para a CBF até o dia 31 de maio e para a FIFA, até o final de junho. [...]

Recebi uma mensagem-protesto de um grupo de santanenses indignados com o cinismo cara-lisa da governadora. Tanto mais em Livramento, que já foi vítima do mesmo embuste, ainda que em menores proporções. Foi quando da Copa América, em julho de 1995, sediada no Uruguai. Rivera, vizinha de Livramento, foi uma das cidades-sede. Na ocasião, o governador Antonio Britto, estimulou retoricamente os investimentos privados na rede hoteleira local visando o grande afluxo de turistas para assistir a Copa América, fato que não se concretizou, gerando uma frustração generalizada em Livramento, junto com dívidas que perduraram por muitos anos.

Agora, dona Yedinha e o secretariozinho coisinha-de-jesus-Larinha seguem a mesma retórica brittista do engano, da ilusão e da má consciência. Fazer crer que o Rio Grande do Sul vá sediar a apresentação final de uma Copa do Mundo de Futebol é o estado da arte da mentira tucana, e que Livramento (ou quaisquer outros municípios) poderá beneficiar-se disso é a quintessência da vilania política, além de subestimar e debochar da inteligência das comunidades do Interior gaúcho.

Na cara-de-pau, os tucanos não tem limites. Se agrandam, ficam gigantes.

8 comentários:

Gilmar da Rosa disse...

Prezado Feil!
Pior que a vigarice tucana, foi a receptividade do Panfleto da Tamandaré, aliado desde sempre deste grupelho que esculhambam o Rio Grande. O Rincão do Atraso (Livramento)e a tartufada de botas cagadas devem estar ainda esperando uma final do mundial por lá. Sugiro o estádio do Leão da Fronteira- 14 de Julho-. Que tal?

Cristóvão Feil disse...

Ótimo, Gilmar.
Já estou com o pé no estribo pra comprar os ingressos pra final da Copa do Mundo em Livramento.

Abç.

CF

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa história faz lembrar o "Banheiro do Papa", grande filme uruguaio.

Renato disse...

Diante dessa notícia, recomendo o filme uruguaio "O Banheiro do Papa". Inperdível e esclarecedor...

ju disse...

eu recomendo o filme "Banheiro do Papa"..... prá reforçar.

Clairton disse...

A cara de pau da barbitúrica é tanta que até pré-candidata a 2010 ela se julga! Conforme entrevista ao UOL Notícias (http://noticias.uol.com.br/politica/2009/06/04/ult5773u1336.jhtm). Segundo o site UOl ela confia nos eleitores do interior, talvez baseada em promessas vazias e demagógicas como a que "post" desvendou.

Anônimo disse...

Até o Maia resolveu desfazer da desgovernada. Boa Maia. Mais Maia.
A GM foi estatizada, Cubajá pode voltar a OEA. Maia, teu mundo caiu, mas te aceitamos no nosso.

Karl Mar Ex

Elisandra Bandeira disse...

É a velha mania de acreditar que o povo do interior é bobo, quem vai acreditar nessa tamanha besteira?
Podemos ser do RINCÃO DO ATRASO mas não somos trochas aqui esta "senhora" não engana nínguem.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo