Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Delfim Netto: “Todas as teorias estão desmitificadas”


“A omissão do Estado é que produziu a crise que aí está”

Apesar de reconhecer o esforço feito pelo Banco Central para reduzir a taxa básica de juros (Selic) para 9,25% ao ano, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto considera a queda insuficiente, por acreditar que o Brasil poderia cobrar taxas reais em torno de 3%, a exemplo do que é feito em outros países.

“O Brasil não tem nenhuma razão para ter uma taxa de juros real muito maior que 3%, que é a taxa de juros do mundo”. disse ele, em entrevista ontem à Agência Brasil.

Na entrevista, Delfim também creditou ao Federal Reserve (FED, Banco Central dos Estados Unidos) parte da culpa pela crise econômica mundial. “Quem faltou foi o Estado. O Estado é que se omitiu da sua tarefa. Não podemos deixar de acreditar e de reconhecer que o Estado produziu essa crise que está aí. Boa parte dessa crise foi pelo FED não ter observado esses avanços tecnológicos”, disse ele.

Perguntado se vamos chegar, um dia, a ter juros normais no Brasil, Delfim respondeu o seguinte:

“Não tenho a menor dúvida. Todas as teorias estão desmitificadas. Primeiro, porque ninguém mais leva a sério essa ideia de que o Banco Central é portador de uma ciência monetária. Porque o Banco Central é uma contradição em si. Você elege o presidente [da República] com 60 milhões de votos e depois ele escolhe um sujeito que ele pensa que sabe e entrega todo o poder para ele. Nos levantamentos nos Estados Unidos – lá se faz levantamento para tudo – a figura mais importante do governo depois do presidente é o presidente do Banco Central. Ou seja, é justamente aquele no qual você não votou. Quando você vai fazer uma operação do coração, procura o [o médico Adib] Jatene, procura o melhor hospital, o melhor pós-operatório, porque supõe que ele sabe, e ele sabe mesmo mexer naquele negócio. Quando você contrata um presidente do Banco Central pensa que ele é portador de uma ciência. Essa crise mostrou o seguinte: na verdade, isso não é verdade”.

13 comentários:

Anônimo disse...

Sou nova por aqui e gostaria de tirar uma febre dos frequentadores do blog.
Sobre CPIs:
Sou a favor
( ) a da Yeda
( ) a da Petrobrás
( ) a da SM da Saúde
( ) a das ONGs
( ) a do Senado
( ) Somente as que me favorecem

Acho importante saber se a população está interessad em acabar com a corrupção ou se está interessada em eleição 2010.

Abraços

Cláudinha

blackdog disse...

Claudinha querida a gente "sabemos" onde tu queres chegar! Minha sugestão: cria um blog no google por exemplo:
http://tinyurl.com/mmzffe
E faz tua pesquisa lá. O problema é conseguir audiência, isn't it?
Vampirar outros blogs que estão há horas ralando não é nada legal, isto até parece coisa de chupim tucano que frequentemente se apropria de idéias alheias!

Anônimo disse...

Claúdia, as duas coisas estão ligadas pelo menos no curto prazo.
Historicamente nota-se que os órgãos que devem coibir irregularidades "tem lado".
Não apenas os órgãos, mas as "pessoas de bem" que integram a sociedade "tem lado".
Isso faz com que jornais, empresas, todo o ecótone social "tenha lado", ao passo que quem é absoluto seja minoria. Ibsem retratou esses personagens no seu "Inimigo Público". Quem é certinho atrapalha os "negócios". Só que determinados "negócios" sufocam o resto.
Basicamente a Petrobrás nunca esteve tão bem, a empresa é 10, cresceu muito, é uma alavanca de progresso para o Brasil e responde na lata toda acusação. A imprensa bate com gosto, dá voz a todo tipo de acusação, que é respondida logo, em 24 horas se descobre que era calúnia.
Então a CPI da Petrobrás se esvazia, porque o palco é a internet e os jornais.
Por outro lado o caso da Yeda e das quadrilhas do DETRAN/SOLIDARIA o que se vê é o maior sigilo, a imprensa trata os acusadores com presunção de culpa e ma-fé e não se vê nenhuma resposta que faça sentido, exceto a dada em segredo para o MP, que está lá arquivada.
Mesma situação, dois comportamentos, uns podem, outros apanham feito cachorro, a sociedade fede.
Se querias tirar uma temperatura, e acho que não falei nada que tu não soubesse, então já sabes que o que se faz aqui é escrever.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Cláudinha, querida, não dê bola para os anônimos tresloucados. Eles não sabem o que dizem. Eles estão com febre e não conseguem medir suas temperaturas. Eles são obsessivos. Só pensam naquilo. Não importa as últimas notícias que dizem que não verificou nenhum telefonema do governo para o carinha de Brasília. Isso significa que ele, infelzmente, se se suicidou. Mas isso não vai ser divulgado aqui, porque não interessa. Eles só pensam nela. Na Yeda. Não importa que a Petrobrás destine 600 milhões, sem licitações, para ONG´s petistas. Yeda é fichinha perto disso. Eles vão sempre riscar apenas a sua primeira opção. Claudinha, volte sempre.

magdo disse...

Maia, assim você está admitindo que a véia mete a mão na bufunfa.

Um cachorro, mesmo de pequeno porte, "fichinha" como vc diz, ou toy, continua sendo um cachorro, do focinho às pulgas.

Anônimo disse...

Quem diria o velho Delfim chutando o "velho-oeste". O homem muda. Darwin mais uma vez acertou.

armando

Anônimo disse...

O Maia para a Claudinha:
"Volte sempre".

Parece que o blog é dele.

Mas ele deve se sentir muito satisfeito em escrever suas mentiras e meias verdades por aqui, já que o blog que ele escreve está às moscas. Só as moscas adoram o blog dele.

E no rol das meias verdades ele diz: " como o governo não ligou" (como se "governo" ligasse para alguém") Então o cara se suicidou.
E o assunto está encerrado. Não precisa nem tirar a febre que este tipo de coisa natural sempre, antes e depois do "footing" no parcão.

Logo passa para a mentira deslavada que até o PIG, desconcertado depois do blog da Petrobras colocar os Fatos e Dados Verdadeiros on line, repete mais.

Mas defender Yeda é duro e é preciso passar longe da verdade.

Claudio Dode

edu disse...

Delfim é esperto, conta o milagre mas nao entrega o santo.

Ja é um bom avanço.

Apenas 20 familias dominam o mercado de titulos da divida publica brasileira, sao essas pessoas que nao permitem que os juros baixem.

O mundo esta girando, grandes oportunidades de fazer as contas com esses lacaios surgirao.

Pena que meu povo nao pode estudar...pena que 60% dos irmaozinhos Gauchos nao podem usufruir desse blog...

Pena que a UERGS foi destruida...seria uma forma de ensinar o jogo a mais Gauchos.

Espero que no momento da queda dos senhores de escravos, mais gente tenha a chave das algemas...assim quando o "sinhozinho" se recuperar e vier com novas algemas nao encontrara mais ninguem.

Amem

Paulo Renato disse...

Delfim foi o 'czar' econômico da ditadura, criou a maior concentração de renda do mundo e ainda quer dar palpite?

Anônimo disse...

O novo nick do Maia é "Cláudinha" [sic]!... Ui, ui, ui!!!

Oscar T. disse...

Não importa se a opinião foi do Delfim, do Lula ou dos 7 anões: que vale é que ele está certo, foi falta do Estado que causou a crise mundial. E por aqui, falta de Estado resultou em Segurança precária, maus alunos, péssimos colégios e hospitais deficientes.

Anônimo disse...

Pena mesmo Edu que a população não pode estudar. Duvido que a população com um pouquinho de estudo o Lula tivesse mais do que os 15% de votos dos petistas fanáticos.
João de Viamão

Anônimo disse...

Amigos (ou ex-amigos).

Já li o bastante. Fuiiiiiiiiiiii.
Fanátismo por aqui é inço.
É a tática do "só vale CPI para eles" e isso não me serve.

Claudinha.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo