Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Blog da Petrobras incomoda muita gente


Por isso, é bom!

A autodenominada “imprensa livre” não está gostando nem um pouco do fato de a Petrobras ter inaugurado um blog onde informa sobre fatos e ações que envolvem a empresa estatal de energia.

Eu gostaria de saber como se faz o produto chamado “informação exclusiva” para todos. O jornal Zero Hora, coluna da abelhinha e jornalista Rosane de Oliveira (acima), reclama que o “produto vai acabar". (Linguajar bem mercadológico!) Deveria, portanto, reclamar de “entrevista coletiva”, para ser coerente com os seus próprios princípios profissionais.

Quando uma estatal abre a possibilidade de democratizar as suas fontes de informações – como é o caso presente da Petrobras – aí o PIG não gosta. A imprensa que se pretende livre quer continuar no jornalismo do privilégio, da exclusividade a quatro paredes, do sussurro informativo com finalidades escusas, etc.

Um blog – a horizontalização participativa e transparente da informação corporativa – não pode, deve ser interditado, constitui-se em grave ameaça ao jornalismo de cochichos e senhas só para os eleitos, os exclusivistas e os mesmos de sempre.

Pois, é assim que a mídia oligárquica está vendo o blog da Petrobras? Então, que venham mais blogs das estatais! Vivas e urras aos blogs das estatais!

27 comentários:

dejavu disse...

Tem meu apoio e meu aplauso, mas logo teremos um tucano democrata, patrocinado pelo PIG, fazendo uma lei proibindo empresas públicas de usar este expediente contra a "liberdade de imprensa"! É questão de tempo !

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vocês já leram o Blog da Petrobrás? É panfletário. Foi feito para se contrapor as graves denúncias que estão sendo feitas relacionadas a contratos -- sem licitação -- promovidos pela estatal com companheiro e suas ONGs maravilhosoas. A CPI da Yeda é do tamanho do passarinho ali de cima. É titiquinha perto da CPI da Petrobrás. A denúncia é que mais de 600 milhões de reais foram transferidos irregularmente. E a corrida é impressionante. O Lula tenta porque tenta emplacar seus amigos: Fernando Collor, Romero Jucá, Leomar Quintanilha, Gim Argello. Tudo gente boa. A Petrobrás divulga Blog para se contrapor a mídia. Petistas e sindicalistas fazem manifestação contra a CPI. Que movimentação impressionante!!! Mas eles têm medo do quê? De se abrir a caixa preta dos negócios da Petrobrás realizados com dinheiro público?

Anônimo disse...

É vendo cretinos como este tal de Maia acima, defendendo CPI pra Petrobrás e negando pra chefe dele aqui no RS, que vemos o quanto ainda temos que lutar pra conseguir mais igualdade neste país! Para eles todo o peso da lei, para os meus nada. Lembra um certo senador com ética seletiva sempre de dedo em riste!

voltaire disse...

a coisa dos blogs é um ovo de Colombo e um xeque-mate, ao mesmo tempo.
A imprenssona das 7 famiglias não pode se queixar de cerceamento à liberdade, como? se os blogs estão divulgando de maneira igual e democrática.
O PIG ficou esnucado nessa aí. Não tem do que reclamar, só de ter perdido privilégios e mumunhas que sempre contou pra faturar muito e fazer política pela direita e de forma golpista.
Touché!!!!!!!!!!

Jean Scharlau disse...

Imprensa libertina, corrupta, sicária, isso sim!

manolo disse...

Essa da ZH foi melhor do que a nota da ANJ. É como alguém dizer que a democracia está sendo desrespeitada porque todos querem ter o direito de opinar. Ou seja, liberdade de imprensa, mas só para o PIG.

el barto disse...

é o começo do fim dessa jaguarada safada e sem-vergonha, legítimos vendilhões do templo!!! longa vida ao blog da petrobras!!! que venham + blogs assim!!
ps: no aguardo da opinião do honorável hélio costa, rei da comunicação do brasil.

fabricio disse...

Maia ! por favor dá o prefixo e sai do ar! Que enganação desastrada essa do Maia! Viva os blogs e viva a democracia!

Anônimo disse...

O Lula que quando na Oposição tanta CPI pediu agora tá fazendo de tudo para abafar a da Petrobrás?
Que incoerência é essa diria a filósofa Heloisa Helena. Que encarem a fera com galhardia e coragem ou borrem-se para sempre.

Anônimo disse...

Imprensinha cega essa brasileira! Passaram todo o governo de Lula dando estatus de cidadão a bandidos, tratando Gabrielli como grande empresário, Paulinho da Força como pai dos trabalhadores e Lula como Gandhi etc.
O Blogbosta da Petrobrás é o motivo e agora é a hora certa de rever conceitos.DEVOLVER AO LIXO O QUE É DO LIXO. Simples assim.

Anônimo disse...

Logo vão começar a assassinar jornalistas como fez o Putin e seus parceiros. Será que o povo brasileiro ainda não percebeu que o PT quer implantar o comunismo pelas urnas (assim eles podem roubar com o apoio da maioria dos eleitores, que não é a maioreia dos brasileiros).
Tudo começou com FHC, continua ampliado pelo Lula e aumentará com Dilma ou Serra porque são todos comunistas, atualmente maquiados em cima da plástica e do botox.

Anônimo disse...

O PIG como um todo é simplesmente um mercador de informações "notícias", e não tem quem negue isto.

Hoje mesmo o Kennedy Alencar, assalariado do Frias, por sua vez serviçal da ditadura, diz que na democracia liberal, assim como, a veja professa e confessa uma ideologia. Ideologia do "mercado", pratica do Press realese, etc.. E, continua o Kennedy Alencar, "escrivinhador liberal": as empresas buscam melhorar suas relações com a imprensa.

E diz mais: Como os políticos entenderam que precisam dialogar com a imprensa para para exercer o poder, as empresas necessitam fazer o mesmo para lucrar.

Pura chantagem, arrogância e prepotência.

É a cartilha PIG (ZH e as obras nos RS) os políticos para exercerem o poder que foi emanado do povo precisa dialogar com a imprensa, que aí dá um espacinho para ele e ele se reelege; se não não se reelege. Chantagem pura. E materializada na ação da ZH ( obras escolhidas no RS), decidindo em "dialogo" com os "políticos" que se servem e são servidos por eles. Chantagem pura!

E continua: como mesmo acontece com as empresas que necessitam dialogar com a imprensa para lucrar.

Isto não é imprensa livre, é opção unica de mercadejar notícias da ideologia liberal, pouca vergonha! Para não dizer mais nada.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Como o Maia gosta de mentir muito, é até normal que vez ou outra ele pegue uma mentira de outro para repetir. E faz isso muito. E muito mal até porque já ficou conhecido por isso.

O PIG tem levantado levianamente algumas acusações, nos fins de semana, que na segunda feira a oposição repercute, coma ideia de formar uma razão para a CPI.

Primeiro não existe denúncia formal, e nem dos 600 milhões sem licitação. O que existe são dados tirados do sitio da Petrobrás, e distorcidos por alguns "profissionais de midia" para alimentar os boatos, daí o nervosismo com o blog Fatos & Dados. A verdade doeu.

Clairton disse...

O PIG está numa sinuca de bico com o advento do blog da Petrobrás. Prova disso é o completo contra senso da nota do sr. mesquita. Afinal, não são os jornalões do PIG que vivem decantando e defendendo a "livre iniciativa", a "liberdade de expressão"? Nada mais representativo da livre iniciativa e liberdade de expressão do que um blog na internet. É lógico, para essa gentalha corrupta do PIG, livre iniciativa e liberdade de expressão sempre foi a liberdade deles manipularem e desinformarem os cidadãos ao seu bel prazer e segundo seus interesses escusos.
No entanto, devemos estar atentos, pois essa gentalha corrupta é poderosa e com certeza vai investir contra a liberdade na internet. O projeto azeredo está aí para comprovar.
Quanto a CPI da Petrobrás, nada mais é do o que começo da "batalha pelo pré-sal" que a oligarquia brasileira (da qual o PIG é um representante exemplar) vai promover para só ela abocanhar (como sempre fez na história deste país) os frutos dessa riqueza toda.

Anônimo disse...

Muito bom. É isso mesmo, a melhor defesa é o ataque. Tem que desmascarar essa mídia tarifada.

armando

Anônimo disse...

Olha eu sou um esquerda leigo

O Maia defendeu a Yeda em alguma coisa ou penas disse que a robalheira da yeda e menor que a da Petrobras?

Na petrobras nao tem roubo ? são todos honestos ? ou são tão ladrões quanto os que etão qui no sul ?

lembram da gravação do Feijo que sacaneou o buzato ? é isso aí gurizada ... tudo que é estatal tem roubo e desvio pra bancar politico de tudo que e partido sempre quem estara no poder vai fazer de tudo pra impedirem CPI ... agora vão dar um jeito de escamotear as robalheiras na petrobras ... sed fosse o PT na oposição seria a mesma coisa.

Não achei nada demais no comentari do Maia pra criticarem ele

aqui é pesanemnto unico ?

os mesmo que chineleiam o maia falam em democracia e dizem pra ele ir embora ... porque daí voces vão ler so o que gostam ?

abraços a todos
LOCOLORADO

Anônimo disse...

com a quantidade de ONG falcatrua que tem no BRasil vai dizer que nehuma e bancada pela petrobras? hahahahah .. certo que tem

acho que isso é algo grande demais.. essa robalheira de todo dia e grande demais

maior que PT, lula, esquerda, direita .. é muita grana.. muita falcatrua pra abafar ... a coisa fede
somos meros mortais

só com caos pra mudar

edu disse...

Lembro que o Fernando Miranda tb fez isso no Inter, as noticias do COLORADO eram veiculadas atrasvés do site oficial do Inter.

Todos os repelentes da rbs cairam de pau, mentindo sem nenhuma ética, prejudicando a reestruturaçao do clube.

Mas Miranda foi um forte.

Hj o Inter é o 2° clube em arrecadaçao do Brasil e o 1° em numero de sòcios pagantes.

Anônimo disse...

Leio que muitos falam da incoerência do PT/esquerda por aqui.
Então vejam isso:
- Querem CPI da Yeda e não querem da Petrobrás;
- Toda bancada do PT queria 12% no Salário mínimo Regional e votaram contra o mesmo índice para os aposentados;
- Chamam de ladrões Simon, Otávio Germano, Padilha, Odone...e tem como ídolos Dirceu, Zé Genunino, Gilberto Carvalho, Silvinho Van Rover, Danúbio, Palocii...
- O País em recessão, juros astonómicos em nossos cheques especiais, familiares sem emprego e vomitam ser o melhor Governo que o País já teve;
- No Governo Yeda é nepotismo, no Governo Lula é cumpanhero com vasta caminhada na luta e blá, blá, blá e não importa que seja irmão ou miué de alguém da tiurma;
- Filha da Yeda ganhou uma medalha e foi escorraçada, filho do Lula levou 5 milhões da Brasil Telecon de graça e ninguém da esquerda deu um pio...

E ai de quem se atrever a não andar na trilha da cartilha. Expulsão sumária como aconteceu com a Luciana Genro e a Heloisa Helena que não concordaram com tanta incoerência.

Anônimo Covarde

Anônimo disse...

Criar um blog para se explicar? Não é bom sinal.
Como dizia meu avô, quando temos que nos explicar é sinal de que alguma andamos aprontando.
Quem viver verá!

Anônimo disse...

Deve ser motivo de muito orgulho usar uma alcunha de Anônimo e Covarde. Que tipo de motivação tem um vivente igual a este?

É no máximo um Carlos Maia da vida. Coisa muito asquerosa.

Como maus carater gostam de uma maledicência. E lógicamente curtem e aprecisam as manipulações do PIG. Tudo dentro do critério mercado: tudo "se vende" e tudo "se compra". Como manda o mercado.

O que falta para esta gente não é assumir a "doutrina" liberal, é vergonha na cara mesmo.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Não vejo diferença entre Cláudio Dode e Anônimo Covarde. São alcunhas que menos interessam nas mensagens. Aliás, a do Anônimo Covarde é mais interessante, mais inteligente. Essa história de PIG, Direita, CCs, etc. ja encheu o saco.
Réplicas com fundamentação seriam muito mais inteligentes. Essa ira toda não faz bem para a úlcera.
Byby

Anônimo disse...

Byby,

Fico muito sensibilizado com a sua úlcera, e preocupado com o seu conceito de inteligente.

Não é ira o que escrevo é indignação, inclusive com a complacência.

Não assino alcunhas, a covardia não é um dos valores que cultivo.

Claudio Dode

Anônimo disse...

O Cláudio Bode é tâo "inteligente" que sequer entendeu a sutileza do "Anônimo Covarde".
Deve ser loira.
Explicando:
Como todo anônimo que escreve verdades por aqui é logo chamado de anônimo covarde pela Seita, o referido cidadão "maliciosamente" já se locupeteou do apelido, tirando o gostinho da boca dos megeras.
Entendeu Bode?
Se não sabe brincar não desce pro play.

Anônimo corajoso, aldaz,brilhante...háááááááá´....aculeg

Anônimo disse...

Oô anônimo corajoso, aldaz brilhante...

Primeiro ninguem aqui é chamado de covarde por dizer verdades, eu chamo de covarde porque não tem a dignidade de apresentar uma ideia e assumir responsabilidade.

E o anonimato não é para garantir verdades, é para se esconder das mentiras que envergonhadamente (por isso o anonimato) escreve.

E mais, se um texto daqueles é considerado uma "sutileza" o conceito para inteligência deve ser muito "aloirado".

Claudio Dode

Anônimo disse...

Anônimo covarde e canalha, sim. Vamos discutir, mas sem canalhice. Por isso, nã concordo com as intolerâncias com o Maia que, alienado ou não, assina com nome e sobrenome suas pérolas.

armando do prado

Anônimo disse...

No meio de tanto diz que diz, ninguém vai explicar as acusações do anônimo covarde?
Quem cala consente.
Abracios

Patrícia

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo