Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 9 de junho de 2008


Vivemos sob o império do cinismo

No RS vivemos sob o império do cinismo e da dissimulação mais descarada. Vejam a manchete principal do jornal Zero Hora, hoje, que reduz um escândalo público de proporções inéditas no Estado, a um mero atrito entre partes. Atrito no sentido de uma desarmonia passageira entre dois pontos de vista.

É isso que está sendo vendido ao senso comum. Um atrito interpessoal de duas personalidades – Yeda e Feijó – que resultaram na chamada crise (palaciana) do Piratini. Uma desavença doméstica. Uma rusga fulanizada. Praticamente uma briga de daltônicos para classificar um certo tom de cor. Nada mais que isso.

Ainda na sexta-feira, quando foi divulgada a gravação de Feijó com Busatto, muitos supunham que a mídia guasca fosse a partir dali adotar uma postura estritamente jornalística, assimilando os fatos sob uma condição de realpolitik e abandonando a permanente ideologização dos desatinos do Piratini.

Mas nada disso ocorreu, ao contrário, os níveis de hipocrisia aumentaram de forma exponencial. A ponto de um editor de ZH – um certo Trezzi ou Treviz – afirmar que o ato de protesto que ocorrerá hoje defronte o Piratini objetiva apenas e tão-somente tentar barrar a presença do truculento coronel Mendes no provável comando da Brigada Militar.

Já se vê que os locais de protestos populares em favor do “Fora Yeda” devem considerar também a sede da RBS em Porto Alegre, na avenida Ipiranga esquina com Érico Veríssimo, bem como a sua grande rede de emissoras e jornais no Interior do Rio Grande.

Afinal, a RBS, muito mais que uma empresa de mídia, é um intelectual orgânico que formulou o projeto de poder da direita guasca, hoje materializado no des-governo de Yeda Rorato Crusius, e portanto, tem responsabilidade solidária pelos crescentes índices de criminalidade que a Polícia Federal, o Judiciário e o Ministério Público Federal tem constatado naquilo que estamos denominando “arranjo-Yeda”.

Repetimos, a RBS tem responsabilidade solidária e subsidiária em todos os atos e omissões do governo de Yeda Crusius, pelo menos enquanto este respirar e estiver de pé.


41 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. Acho que todos somos moles demais com esses desmandos da RBS.
Ultrapassou todos os limites, a coluna da Rosane de Oliveira é uma piada, de muito mal gosto.
Citando as ações de governo que não puderam ser melhor divulgadas por causa da crise.
Chegou o momento de batermos forte nesse pessoal.
sil

Anônimo disse...

A Rosane chegou a dizer que Busatto deu "um show no programa Conversas Trocadas" do Lassier.
Hoje ela diz que o PT está "mostrando as garras" e que o ato público está sendo armado pelo PT, por trás dos panos. Como se isso fosse um crime gravíssimo, fazer protesto contra a corrupção da direita tucanalha.
Essa gentalha perde totalmente o senso da realidade, eles criam uma bolha para eles.
E aquela história epilética da Yeda de dizer que "ama a nossa Deisy" e confunde "prevaricação" com algo de natureza sexual?

Anônimo disse...

O subcomandante Mendes vai estar de olho nos protestos de hoje.

Muito cuidado.

Um Serrano a vela disse...

http://www.youtube.com/watch?v=xZ3SDag9W1Y&NR=1

Jornalistico...sim...me senti no melhor dos mundos ao ver essa junçao de tudo o q é ruim ser desmascarada!!!

Anônimo disse...

Hoje as 22:30 tem entrevista com a Yeda na rádio gaúcha. O PIG se movimenta!!!! Achei q eles estavam largando a alça do caixão em função da cobertura q o Claudio brito fez na sexta a tarde, onde parecia dúbia a atitude em relação ao governo Yeda. Mas ouvi o Lazier agora e já deu pra notar q vão segurar mesmo a "véia". Até onde ñ se sabe. No final da semana devem ter pensado nos prós e contras e resolveram sustentar esse cadáver em pé, pois se ele cair deve ser por cima muita "gente boa". O Busatto dá agora um depoimento choroso e mal caráter na assembléia, acusando o governo federal, aquele tática manjada d desviar o foco. Deve ser o mesmo tom q a Yeda adotará logo a noite.

Quanto a sede do governo do RS, há muito q ela é na avenida Ipiranga esquina com Érico Veríssimo.

Eugênio

Anônimo disse...

A RBS nao larga essa veia por nada. Prova maior q a sustentaçao dela após esse ultimo escandalo nao teremos mais.
Por isso digo, se nao sentarmos o pe na RBS e mostrar, na medida do possivel, o golpe engendrado pela RBS e por este governo, essa roubalheira e safadeza vai ficar por isso mesmo.
sil

Anônimo disse...

Pedro Parente.

Anônimo disse...

É tudo uma corja só. Saem os porcos gordos e entram os porcos magros, e a bandalheira não acaba nunca. Ou alguém aqui tem a ilusão de que existe algum partido ou algum jornal incorruptível? Maior utopia.

Anônimo disse...

O problema é que o Feijó não é confiável para o PRBS, disputam cada moeda.

Eles vão tocar nesta pantalha até onde a velha aguentar. É o novo jeito de empulhar.

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Querem tirar a Yeda e colocar quem? O Feijó? Impossível. Fazer outra eleição? Impossível. Jogo duas caixas de Malbec que a Yeda vai continuar e vai reinar até o final. Quando caiu o avião da TAM e se discutia de quem é a responsabilidade esses mesmos acusavam de golpistas aqueles que diziam ter havido omissão do governo Lula. Seguindo essa mesma lógica, não está havendo no RS um movimento golpista? Ou golpismo é uma palavra que se aplica a apenas um lado da babaquice ideológica?

Anônimo disse...

Bomba explode em padaria no centro de Porto Alegre - eles tem que desviar a atenção! Mas bomba mesmo virá com o que Feijó ainda tem para falar!

Anônimo disse...

Ahã!!! Quando sair o resto da fita, e outras coisas que o Feijão deve ter gravado, vai ter neguinho se matando. Até esse palhaço que tá sempre enchendo o saco nos comentários aí, vai sumir do mapa.

Anônimo disse...

Eles estão de tal modo atolados/ flagrados/comprovados/abraçados e vão ficar assim até ao último suspiro.

E quanto a fazedora de colcha de retalhos, a tal de Rosane Oliveira, se ela tivesse ética e um mínimo de visão sociológica e história ella deveria saber que o PT não fica nem na frente, nem atrás, nem de um lado, nem do outro... O PT vai estar onde precisa estar, sempre trabalhando com ética fazendo políticas públicas e sociais e em defesa da democracia.
Agora, que as máscaras estão caindo, se entende melhor as razões do tal Frentão Anti-PT.
Enquanto as gestões do PT qualificam as Empresas Públicas, e quando surge alguma denúncia o Lula dá um exemplo, mandando investigar, e como ele diz: se for preciso cortar, cortamos na própria carne.
Enquanto, aqui o ex-governandor Simon, o Pai dessa triste trajetória do RS, mandaou parar as investigações sobre seus apadrinhados, instituindo assim a impunidade no EStado do RS.
Aliás, PRBS é da sua especialidade agir nos bastidores e por todos lados, espalhando o seu veneno.
Cândida

Anônimo disse...

O Maia? Tava com saudades! O Maia no fundo tem um Petista por dentro! Fala Liderança!

Anônimo disse...

O maia deve ser CC da Yeda e deve ajudar a embolsar uns trocados....


Tá ridículo aquela platéia paga desrespeitando os deputados com xingamentos e deboches.

E, para mim, estao dando entrada demais para o Busatto.Amanha as manchetes de ZH vao exaltar a coragem e as ideias políticas de Busatto.

sil

Baiacurs disse...

É Sil. Tinha é que dar voz de prisão pro safado logo de uma vez. Tinha que largar o boneco lá no Centralzão, deixar cuarando 1 ano e meio esperando julgamento...
O resto, deixa que "os mano" faz.

Anônimo disse...

Eu estou impressionado com a cobertura da mídia sobre esse caso. Ou estão querendo desviar o assunto ou não estão entendendo nada.

Anônimo disse...

Ai, amigo Daniel...nao seja ingenuo...

Estou mais do q indignada com a cobertura da mídia e cara de pau de 'jornalistas'de plantao...

sil

Anônimo disse...

Quo usque tandem abutere, Yeda, patientia nostra?

Mudam os nomes, mas a ira é a mesma, assim como as causas...

armando

Anônimo disse...

Feijó botou mais veneno - Segundo ele, Lair Ferst arrecadou dinheiro para a campanha eleitoral sim! Veneno em gotas!

Anônimo disse...

O Capoani daqui a pouco vai levantar e dar umas palmadas na Stela, tá ridículo!!!!!

Sil

Anônimo disse...

não estou sendo ingênuo. tentei ser irônico. pelo visto, não consegui, hehe.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que pais vive a Cândida? Quero ver se Lula vai investigar a venda da VARIG, a TAM ofertou mais que a Gol, mas a Gol levou, porque o advogado da empresa era o padrinho do Lula que embolsou 5 milhões de dólares. Para onde foi esse dinheiro? O PT faz a mesma coisa que os partidos tradicionais no RS. Toma conta das estatais, cobra dízimo, faz contribuições partidárias e para aliados, como se demonstrou no esquema do mensalão, sendo que as pessoas foram denunciadas pelo STF. E o PT-RS levou um milhão do mensalão e quer se fazer aqui no RS de patrão da moral. Isso é muita hipocrisia.

Anônimo disse...

Baixou o Busatto agora no Maia. O que tem a ver o governo federal..Deixa de desviar a safadeza dos teus amigos...

O presidente da CPI está sendo condescendente demais....Até de safada uma deputada foi chamada e nada de efetivo é feito.
Aquelas pessoas que estao ali na sessao para bater palmas ao nervosinho, foram postas ali para desestabilizar a sessao, deveriam ter sido retiradas do plenarinho a muito tempo...
Desculpe, Daniel estou com falta de senso de humor hj assistindo ä esta sessao...
sil

Anônimo disse...

Para o Canalha do Maia:

Quando caiu o avião da TAM a oposição cinicamente jogou no Lula a responsabilidade da queda, só para fins políticos mesmo. Até porque houve foi falha mecanica e humana. A tragédia serviu para os sem carater aproveitarem o sentimento dos familiares para "tirarem a sua lasquinha".

O que nós temos agora é o fato concreto de roubos no Daer, Detran, Banrisul e onde se mexer tem cheiro ruim. E é tudo gente do primeiro time da direita guasca como diz o Feil. Está lá a policia já botou alguns até na cadeia.

Vamos deixar de cinismo que, aliás é o mesmo que o Busato usa agora na AL quando se diz um homem honrado. Como se alguma pessoa que ouvir o que ele disse para o vice da desgovernadora possa supor isso. Se não foi prevaricação nem peculato ele é conivente com certeza, e confesso. E a cara de pau de se intitular "homem honrado" se deve a certeza que a PRBS fosse reproduzir esta insânia com certeza o canalha não teria esta cara de pau.

Ele apreendeu bem com o Britto onde vai da m...

Claudio Dode

Anônimo disse...

Maia, Maia! Já estas te aproximando do teu vice-governador ou vais afundar com a Yeda? Ela tá puxando todos pro fundo, te cuida!

Anônimo disse...

Ouvindo o Busato agora eu consegui ver de onde vem toda a cara de pau, e capacidade de mentir do Maia.
Aprendeu com as pensant da vida

Claudio Dode

Anônimo disse...

Seu "Malla", Graças a Deus vivo no Brasil! Imagina o Brasil sem o Partido dos Trabalhadores! Há mais de quinhentos anos que esses Senhores da Casa Grande, Barões do Café e do Leite, a Nova Corja..., os "Donos do Poder" que se apropriam do Público como se fosse suas Privadas.
Graças ao PT e o Governo do Presidente Lula que está vindo à público o jeito "novo" de governar no RS. E as máscaras desses "Caras" estão caindo aqui e agora e vão cair muito mais...
Pergunta: Quem instituiu o tal "Mensalão"?
E quanto as acusações da ex da anac é mais um jeito de fazer campanha política do PSDB, ou seja, dossiês,armações, e comprar falças testemunhas.
Já está na coluna da Ana Amélia/ZH de hoje, sobre o caso Varig: "A Dilma Rousseff já sabe quem está por trás dos ataques desferidos por Denise Abreu. O Gabinete do preisente Lula foi informado na quinta feira que um jornalista ligado ao PSDB vem subsidiando a ex-diretora da Anac há seis meses. Daí a certeza de Dilma, na entrevista à Rádio Gaúcha, de que o "fogo é inimigo"."
Aí está mais uma vez o jeito de agir do PSDB e os seus aliados: por trás.
Que coisa mais arcaica, elles e suas tocais. Estão longe da prática da democracia, aquela antiga da Ágora, que se faz no espaço público com a participação dos cidadãos, como também, no Orçamento Participativo.
Até quando teremos Mallas, homens capturados pelo senso comum, escravos, serviçais... É pra serem homens livres, cidadãos é preciso investir em si mesmo, com muita vontade política, e sobretudo ética. Quem não tem ética fica sempre marchando no mesmo lugar e repetindo as mesmas coisas.
Mira-se no exemplo de Lula. Penso que Lula já nasceu com A ÉTICA NO SEU DNA... e quem vê o documentário, "Os Peões" de Eduardo Coutinho, emcontra a comprovação do que estou dizendo.
Cândida

Anônimo disse...

Maia, vá pra casa...
Estamos diante de PROVAS de roubo, o esquema mensalao foi denunciado no MP, agora se houverem provas (nao invençoes da midia) haverao puniçoes.Aui temos um homem do DEM que gravou outro do (PPS/PMDB)oferecendo qualquer coisa para ele calar a boca....desista desta hipocrisia de defender os ladroes argumentando com outros casos....deveria ter vergonha na cara e ir pra casa e rezar que seu empreguinho resista...UAHUAHUAH!!

Anônimo disse...

A dissimulação já começou.
Estão querendo tornar mais grave a gravação do Feijó, que rompeu a "omertá" mafiosa, e deixando de lado os gravíssimos fatos cada vez mais provados e que cada dia mais vêm à tona.
A mídia está contornando o Piratini, mais uma vez. E o JC diz que os empresários estão preocupados com a "governabilidade"
Vão começar as pressões por todos os lados para o abafamento do principal...

Anônimo disse...

Como é cínico o safado do Busato, achar que pode esconder todas as falcatruas do desgoverno da Yeda e Caterva, negando o que foi gravado; que o que estava gravado era uma discussão filosófica sobre uma proposta para a reforma política. Safado! o que foi gravado foi uma confissão no minimo de conivência, e no máximo a tentativa de legitimar as falcatruas todas.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Estou acompanhando toda corrupção do PSDB e companhia aí do Rio Grande do Sul, aqui do norte do Paraná (Londrina), por alguns blogs (este entre eles).

Às vezes as postagens ou comentários utilizam termos próprios dos gaúchos e para pessoas como eu que não tem nenhum vinculo com o Rio Grande não entende aquele termo.

Alguém poderia informar o que quer dizer "mídia guasca" (eu até imagino).

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Se não ocupar, não vai sair! Ocupação do Palácio Piratini já! Vamos invadir galera! Vamos lá, se acampar e não sair até que a Yeda se vá!

Anônimo disse...

De xurrio, abichado e troncho, o des-governo Yeda acabou! Agora é só figuração e protocolo.

Anônimo disse...

E ALSTOM do Serra e dos tucanos de SP? Nem um pio da mídia canalha.

armando

Anônimo disse...

A RBS dá maior bandeira, na maior cara-de-pau, pq sabe que não vai acontecer nada com a sua protegida. Falta oposição.
E o senador soneca e babão(Pedro Simon - PMDB), que não fala nada que preste, já deixou registrado seu apoio incondicinal numa hora dificil como essa, a dona Yedinha. Acho, que nós é que estamos num mato sem cachorro. Não falta mais nada!

Anônimo disse...

cada vez mais interessante a cobertura da rbs. até as pessoas menos esclarecidas dos fatos estão percebendo a tangenciada.

tentando ajudar o marcelo moreira de londrina.

a palavra guasca tem diversos significados, dependendo da fonte isso aumenta. Cito algumas:

Guasca: Tira, corda de couro cru, isto é, não curtido; Homem rústico, forte, guapo, valente.

fonte: http://www.ctgvintedesetembro.com.br/paginas/dicionario.htm

Guasca: s.f. Bras. (RS) Tira ou correia de couro cru. / Pop. O pênis. / — s.m. e s.f. Habitante do campo; caipira, roceiro. / Rio-grandense-do-sul, gaúcho. / — Adj. Referente ao gaúcho.

fonte: http://www.redesbr.com.br/dicionario/guasca.html

guasca: Tira de couro crú. Indivíduo sem trato social. Ignorante, metido, valente.

fonte: http://ateliedigital.wordpress.com/2008/02/05/dicionario-gaucho/

Anônimo disse...

DIARIO GAUCHE É O PIG GAUCHO. GOLPISTA QUERENDO DERRUBAR A GOVERNADORA!!!!!!!!!!!! PIG PIG PIG PIG PIG PIG PIG PIGPIG PIG PIG PIGPIG PIG PIG PIGPIG PIG PIG PIGPIG PIG PIG PIGPIG PIG PIG PIG

Anônimo disse...

Não sou gaúcho e não conheço o zero hora mas pelo q leio aqui vejo q uma tal rosane ou rosana é bem chapa branca,mas foi no blog dela q eu vi um trecho do depoimewnto do Busatto onde ele se destempera e explode e populares gritam cadeia cadeia,caramba,o caos total e uma imagem com essa força provavelmente só vai ser vista no RS.Se fosse do PT era jornal nacional,jornal da globo,fantástico,Folha de SP e Veja.Com direito a repeteco em camera lenta.E trilha sonora de filme de terror.E narração de Cid moreira para texto de ALI kAMEL em parceria com Pedro Bial.

Anônimo disse...

Ô Moreira de Londrina, que perguntou o que é "guasca".
No dicionário do Houaiss, guasca tem três definições. Uma delas é rio-grandense-do-sul, gaúcho. O Feil usa no lugar de gaúcho.

Anônimo disse...

O Alexandre

Tu viste no blog dela por q a porcalhada é tanta q nem ela consegue esconder.

Eugênio

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo