Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 31 de outubro de 2007


A mão invisível

A propósito do batismo do leite com soda caustica, água oxigenada, bicarbonato, urina animal, fezes variadas, etcetera, lembrei do tal mito da mão invisível do mercado.

O cidadão chega em casa sobraçando caixas de leite batizado, vira-se para a patroa e os filhos, e garante que não tem problema:

- Há uma tal de mão invisível por aí que regula tudo e controla os abusos criminosos dos envasadores gananciosos que insistem em prevaricar contra a boa fé das famílias.

- Ah, bom! Sabendo que existe mesmo a mão invisível (e mágica) do mercado sinto-me mais confortada - responde a mulher.


Ilustração: A leiteira, óleo de Johannes Vermeer (1632-1675).


8 comentários:

sueli halfen ( POA) disse...

Olha,depois dessa to desconfiada que até a farinha integral contém serragem.No café é comum,a gente vê o resídui e é serragem !
Já desconfiava antes,por informações em off aqui e ali,mas como provar???
Por isso faço a maioria das minhas compras de famílias assentadas e de pequena produção.Tem até Schimia à um preco muito bom...e os molhos de tomates então!Pão integral,integral mesmo.Tudo maravilhoso.Feijão delícia!arroz integral de várias qualidades,todos de pequenas propriedades agrícolas familiares.
pREÇOS MELHORES OU IGUAIS AOS DO BOURBON...
Tem até tele entrega...

COOPERATIVA GIRASOL


Coletivo GiraSol
coopgirasol@gmail.com


é O JEITO,POIS QUANDO NÃO TÁ BOM,A GENTE NÃO COMPRA E RECLAMA E ELES OUVEM!

Anônimo disse...

Boa dica, Sueli!

sueli halfen ( POA) disse...

Cristovão...se faz o pedido por email.Quer coisa melhor???????
e são ,com todo o respeito do mundo, são ASSENTADOS DO MST e não vagabungos que colocam soda no leite...

abraço

sueli halfen ( POA) disse...

Tem um bolo de castanha com nozes!!!!!!!!!!!!! maravilhoso e por 3 pila!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O capitalista imbecil que fez esse crime de "batizar" o leite com soda cáustica, oxigenada e outras porcarias tem que estar na prisão e no seu CPF deveria estar marcado: eis ai o homem que colocou soda cáustica no leite das criancinhas e da vovozinha. Mão invisível do mercado é uma grande falácia. O mercado não pode nunca ser totalmente livre, por um motivo muito simples: existe má-fé e picaretagem no mundo e muita gente quer ganhar dinheiro facilmente, como o imbecil do leite. É por isso que o Estado não tem que ser mínimo e nem máximo, ele apenas tem que funcionar. Salvo algumas exceções como a Polícia Federal, o Estado brasileiro, por acaso, funciona???

Anônimo disse...

E não funciona por quê? Porque está a serviço desses predadores financistas que louvam o deus mercado. Só por isso. O Estado não tem como servir a dois deuses. Ou defende quem é hipossuficiente, ou defende os que batizam leite, transformam plantas, corrompem alimentos, instalam o carro como prótese da classe média alienada, defende os "com-Rolex", etc, etc.

O Estado sempre está a serviço de uma classe social, mas históricamente tem estado a serviço das minorias plutocratas, aristocratas, numa palavra, a elite canalha (adjetivo, porque elite não é bem o que os Ermirios, Malufs, banqueiros, etc, são).

Carlos Eduardo da Maia disse...

Discordo frontalmente, Armando, o Estado não funciona porque formou uma casta de políticos - de direita, de centro e de esquerda -- que utiliza o Estado como forma de se manter no poder. O mensalão do PT é exemplo vivo disso, o malufismo é exemplo vivo disso. E sempre atrás de uma imensa picaretagem tem uma estatal: Banestado, furnas, CEF/Cisco, contratos da agência do Marcos Valério com o Banco do Brasil. E tem querem que o Brasil tenha mais estatais!!!! Mais estatais para quê? Para o empreguismo, para a corrupção? Negativo. Primeiro tem que arrumar o que está ai, fazer com que o Estado funcione e funcione, sobretudo, para quem precisa de Estado, porque não tem condições econômicas de usar serviço privado. O Estado e as estatais e fundações que não prestam que se feche, que se privatize ( é isso o que Yeda deveria fazer no RS com mais força)

Anônimo disse...

"Estado não funciona porque formou uma casta de políticos - de direita, de centro e de esquerda"
...que lambança!!!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo