Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 12 de março de 2008


O papel geoestratégico da Petrobras

“A premissa maior é reassumir a Petrobras como empresa estratégica para o futuro desenvolvimento brasileiro e escudo protetor de uma geopolítica potencialmente ameaçadora. Para tal, é necessário retirar da companhia sua medíocre missão atual: honrar seus acionistas".

“Dr. Meirelles, com o desejado fundo soberano, poderia converter o Banco Central em ‘acionista’, recomprando as ações [da Petrobras] que os governos liberalizantes venderam para estrangeiros”.

“A diretoria da Petrobras, em vez de saber a cotação da ação em Wall Street, deveria estar articulada com o presidente da República, expondo ao Brasil o modo de manter o Eldorado em nossas mãos”.

Idéias do economista e ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, em entrevista ao jornal Valor, de hoje.

.......

De fato, com as descobertas recentes de fabulosas reservas de petróleo - o campo Tupi - é necessário que o País repense soberanamente o papel da nossa estatal de energia, que não pode reduzir-se mediocremente a só pensar e honrar os seus acionistas. O Brasil é maior que os acionistas particulares da Petrobras. Se na década de 50 tivemos a campanha popular vitoriosa do "petróleo é nosso" é ora, pois, de proclamarmos que agora "a energia é nossa".

Lula, dizem, quer tanto imitar Getúlio Vargas, pois que o imite também na confirmação da nossa soberania energética e no estabelecimento de um novo papel geoestratégico para a Petrobras.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Os acionistas da petrobrás -- cuja maioria somos nós os brasileiros -- são essenciais para o controle e a fiscalização da empresa, porque é uma forma de conter, apesar da União ter mais de 50% do capital da estatal, as politicagens, a gestão irresponsável e populista da empresa. É uma forma de blindar a empresa dos vícios ocultos da políticagem. Hoje em dia, todas as estatais modernas têm capital aberto e negociáveis em bolsa. O que Carlos Lessa quer é transformar a Petrobrás numa PDVSA para destinar malas de dinheiro para os candidatos simpáticos a ideologia do político de plantão, como já ocorreu por ai.

Anônimo disse...

Maia,

Sou um cara que discordo quando algum blogueiro de esquerda te destrata, mas tu estás sendo pouco razoável, apelando para bravatas sem provas.

Esse tipo de argumento que usaste acima é o mero pensamento único da mídia corporativa, que sequer procura a origem ou a raiz daquilo que a parte responsável da esquerda diz.

Recomendo a ti e a teus amigos a leitura da minha série EQD®: ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE? lá no PALANQUE DO BLACKÃO.

Enquanto tu falas sobre o que TU achas que é a PDVSA, o que TU achas que é o Chávez, o que TU achas que é o Lula ou o PT, eu e outros blogueiros de esquerda não ficamos matutando sobre o que a Yeda, o Fogaça, o Simon ou o FHC irão fazer ali na frente, pois, simplesmente, lidamos com FATOS.

Posso até comentar sobre o que já passou e fazer uma certa projeção. Mas não é em qualquer assunto que essa estratégia do chutômetro vai colar. Então, eu digo que estou chutando pra não soar como o Adilson Troca, o Lasier, a Rosane De Oliveira, o Armando Burd, o Diego Casagrande, o Mendelski ou o Políbio Braga.

Embora eu seja bastante crítico e até antipático de vez em quando quando não estou a fim de brincar com coisa séria, normalmente costumo lembrar de algo que aprendi com uma amiga minha educando sua filha de 11 anos:

- SE NÃO TENS NADA BOM A DIZER, ENTÃO NÃO DIGAS NADA!

Eu sei que tu és muito melhor do que isso. Prefiro uma discussão racional e um debate acalorado porém baseado em fatos, teorias e em exemplos empíricos dentro do próprio tema do que ver um monte de gente ridicularizando o teu pensamento.

[]'s,
Hélio

Carlos Eduardo da Maia disse...

Hélio, que bravatas sem provas? seja mais explícito. Um avião da PDVSA foi apreendido em Ezeiza com 800 mil dólares. Véspera de eleição argentina. Esses são os fatos. Dinheiro da PDVSA sim senhor, o que mostra que a empresa não tem transparência. E não tem porque é uma estatal administrada pela politicagem que não presta contas para ninguém. A questão de fundo é exatamente essa. Por que o capital da PEtrobrás é aberto e cotado em bolsa, inclusive de nova york ?. Por vários motivos, inclusive para gerar mais lucros para a própria empresa e, também, porque a abertura de capital exige transparência. Ninguém investe dinheiro em empresa nebulosa, administrada pela politicagem. O ponto central da discussão é exatamente esse. O que deve ser a Petrobrás, uma empresa forte, transparente, aberta ou uma empresa refém das decisões do político de plantão?

Anônimo disse...

E você Maia, o que quer, a soberania nacional, ou você acha que devemos ser tutelados pelo império norte-americano? Onde você tem conta Maia, na suiça? Não, é só porque eu e minha família não temos não. Eu sou funcionária pública e pretendo viver no Brasil até o final de minha vida, idem para meus filhos que também estudam em escolas públicas e não tem plano de saúde. Teus filhos estudam nos EUA? O povo é analfabeto mas não é burro Maia, ele sabe quem não gosta de pobre, esse governo é para o pobre, e vai se reeleger até que a educação de primeiro grau seja para 100% dos brasileiros. Podem começar a gritar, falar palavrão, inventar fatos, porque não tem mais volta, o povo quer saúde, educação e comida.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo