Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 4 de março de 2008


A Assembléia guasca é um espetáculo

Deu no jornal.

“Diminuir a zero a distância entre o diagnóstico e a solução dos problemas estruturais do Estado” é a proposta do presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, com o programa Sociedade Convergente. Blá-blá-blá-blá...

Acompanhado pelos membros da mesa diretora, ele lançou ontem [3/3] o seminário que irá antecipar o debate. Moreira ressaltou que o grupo utilizará diagnósticos já elaborados, como o Rumos 2015, o Pacto pelo Rio Grande e a Agenda 2020, para servir de suporte às discussões. Blá-blá-blá-blá...

”Não queremos fazer mais uma avaliação, mas dar continuidade às soluções”, disse. O deputado destacou que é preciso fatores políticos para que as medidas necessárias ocorram e considerou o parlamento o local natural para este debate. Blá-blá-blá-blá...

É risível. Desse presidente da AL eu não compraria um patinete seminovo. Como Machado/Brás Cubas, Alceu Moreira descobriu uma lei sublime, a "lei da equivalência das janelas", e estabeleceu que o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, "a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência".

A AL/RS é uma instituição completamente desmoralizada, soterrada mesmo, por escândalos até o momento inexplicados e cujos autores – os mandantes – ainda permanecem ocultos e blindados, passando por uma CPI do Detran que faz-de-conta que investiga a maior fraude que o Estado já sofreu, 40 milhões de reais em cinco anos continuados de delinqüência e descaso, sem contar os deputados-albergueiros e os furadores de fila da saúde pública, e que consome cerca de 5% do orçamento estadual. Para quê mesmo?

Ora, para justificar-se a si mesma. Para simular um ambiente democrático. Para abrir janelas retóricas “a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência”. Para embalar o delírio narcísico de parlamentares semi-alfabetizados que – pigmeus – projetam sombras tão alongadas quanto vazias.

A Assembléia Legislativa é - de fato - um espetáculo!

6 comentários:

Guga Türck disse...

E tem gente que ainda repete com orgulho de que este é o estado mais politizado do país...

Ah! E de que "aqui não é o Nordeste!"... E não é mesmo. É pior.

Anônimo disse...

Rapaz, vc. foi no centro do problema. O sistema representativo está falido. Isso não é democracia, gente. Veja Lula, ele não aprova mais nada no Congresso, depois da desaprovação da CPMF pela direita. O orçamento de 2008 está empatado. Apesar das alianças muy amigas que fez com aliados oportunistas e pilantras está sendo tratado a pão e água pelo parlamento, que está todo retalhado e vendido a empresas e grupos de interesses. Me digam porque não se vota a lei que expropria terras de quem pratica a escravidão? Essa lei já tem 10 anos que tramita no Congresso, porque os ruralistas não deixarão ela passar. Eu duvido que no mundo hoje tenha gente mais atrasada, como esses ruralistas, agronegócios, madeireiros, papeleiros, grileiros e escravocratas. Duvido. Lula chegou a dar o ministério da agricultura a eles, pois eles sempre estão insatisfeitos e só pensam em não pagar as dívidas que contraem todos os anos no BB. Eles mandam hoje no próprio Congresso. Vcs duvidam?

mário casado

Anônimo disse...

Foi a citação mais linda que já ouvi:

"a fim de que a moral possa arejar continuamente a consciência"

Simplesmente maravilhoso! Que orgulho ser Gaúcho, o estado mais politizado do Brazil!

Cristóvão Feil disse...

A citação, informe-se, é de Machado de Assis em "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Um ponto alto da literatura ocidental.

Abç.

Anônimo disse...

Desculpe minha santa ignorância Cristovão, pensei que a citação fosse de Alceu Moreira! Obrigado pela correção e pelo ensino! Estou precisando ler bem mais - a Internet tá me deixando cada vez mais tapado!

Anônimo disse...

acho que vc está desmoralizando os semi-alfabetizados ao comparar essa cambada de inúteis com eles!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo