Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 10 de março de 2008


Espanha, mulher-nota-dez e Robert Capa

Deu no jornal espanhol El País, de hoje.

A prefeitura de Granada, governada pelo PP [partido de direita], está subvencionando uma organização vinculada à Opus Dei, a associação Alfaguara, que oferece cursos para ser “mulher nota dez”. Mobilizada pelo Dia Internacional da Mulher, a organização promoverá cursos destinados exclusivamente às mulheres universitárias e incluirá aulas de corte/costura, cozinheira doméstica, lavar/passar e nutrição “para manter a forma”.

A imagem corporativa da prefeitura aparece como patrocinador na web oficial del curso 'Casa diez' promovido pela associação Alfaguara.

Mesmo que pareça uma viagem ao passado, isto está acontecendo em 2008. Nas aulas, as universitárias aprendem como fazer uma barra na calça, como fazer uma tortilha de batatas e como fazer compras.

.................

Leia isto agora. Trata-se de um informe do Observatório da Violência espanhol. Resumindo: em 2006, 69 mulheres foram assassinadas pelos maridos ou companheiros na Espanha. Em 2007, foram 72 as mulheres assassinadas pelos maridos ou companheiros naquele país.

Talvez o motivo desses assassinatos tenha sido o de muitas mulheres ignorarem como remendar as meias dos valentões ou de simplesmente ter queimado a tortilha. Quem pode saber? São as manifestações mais trágicas dos chamados “fascismozinhos ordinários”.

..................

Falando em Espanha, chama a atenção a força do partido de direita, proto-fascista, o PP. Ontem fez 40,1% dos votos, quando o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que de socialista e de operário só tem o nome, obteve 43,6% das preferências eleitorais.

O país ibérico mostra que continua pautado pelas opções postas pela luta de classes ainda na primeira metade do século 20, que o levou à sangrenta Guerra Civil, entre 1936 e 1939, verdadeiro “laboratório” de guerra do nazi-fascismo.

A propósito disto, assista aqui uma homenagem ao fotógrafo Robert Capa (ou Robert Kappa, o húngaro Andrei Friedmann, fundador da mitológica agência Magnum) que retratou a Guerra Civil Espanhola com as suas lentes, ao mesmo tempo realistas e poéticas. São somente seis minutos e muitas fotografias do mestre, que morreu em 1954.

Foto: Exército feminino chinês, no início do século 20, retratado por Capa.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que pena que a Espanha resolveu seus problemas de luta de classes. Que horrível essa história de fazer um pacto social para a terra de Cervantes se desenvolver econômica e socialmente. Que terror fazer uma comparação o que era a Espanha atrasada e feudal do franquismo com a Espanha dos dias atuais. Que desgraça a Espanha ter se desenvolvido e aniquilado pela via da democracia os partidos do radicalismo. Mas existem, ainda, os choros das viúvas....

Anônimo disse...

A Espanha, Maia, Não resolveu os seus problemas de luta de classe.
Simplesmente como uma prostituta a serviço do gigolô, (ou seja União Europeia, pagou a Espanha fez) apresenta só o que facilita o "programa".
Te é Familiar?

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo