Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 6 de março de 2008


E o PIG não vai protestar contra a agressão de jornalistas?

Há cerca de 60 horas profissionais da imprensa, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos, foram agredidos fisicamente e impedidos de exercer a sua profissão no município de Rosário do Sul (RS). Neste local, houve protesto de bravas mulheres agricultoras da Via Campesina contra a ilegalidade da posse da terra por parte da papeleira Stora Enso e por esta empresa finlandesa provocar danos ao equilíbrio ambiental com monocultivo extensivo de eucalipto. A polícia militar do governo tucano de Yeda Crusius reprimiu duramente as manifestantes e os jornalistas que registravam os fatos. Um deles chegou a ser algemado ilegalmente por algum tempo, preso a uma viatura policial.

Pois, mesmo passadas tantas horas, não se viu, leu ou ouviu nenhum representante do PIG protestar ou ao menos se solidarizar com os jornalistas agredidos. A repressão policial do governo tucano no Rio Grande do Sul por acaso não viola o direito da livre expressão da imprensa? Ou quem sabe o governo de Yeda Crusius exerce algum tipo de censura sobre a “imprensa livre” do Estado e do País?


5 comentários:

Guga Türck disse...

Tá picando na frente do gol, sem goleiro, um grande artigo sobre essa onda radical de direita que vem tomando conta do RS nos últimos 6 ou 7 anos.
É simplesmente impressionante.
Como poderíamos fazer?
Escrever a várias mãos?

Anônimo disse...

Aqui em sampa, o apagão tomou conta da cidade, mas o PIG escondeu de forma profissional.
armando

Anônimo disse...

É impossível que nao se tenham fotos, registros disso! Imagens causam grande repercussao.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Só um esclarecimento, o Feil em um post anterior se queixou de que a Polícia não tinha ordem judicial. Tinha sim, os proprietários da fazenda conseguiram uma liminar de interdito proibitório.

Anônimo disse...

tinha nada. isso veio depois!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo