Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 11 de março de 2008



Dona Yeda está baratinada

Sou informado que a entrevista (desastrada) da governadora Yeda Crusius para o jornal ZH de domingo faz parte de uma repaginação geral que querem dar em Sua Excelência.

Nenhuma novidade. Já se podia prever. Querem torná-la mais palatável aos olhos do grande público. Não se diz que o tolo aprende a sua custa? Dona Yeda certamente deve ter consciência das próprias trapalhadas: da pantalha como indumentária regional, da necessidade do assoreamento da barra de Rio Grande, de Rio Pardo situar-se na região Serrana, dos tropeços diários na sintaxe, do curioso apreço por filmes de vampiro, da falta de nexo no discurso mais comezinho, da incultura em geral e da insensibilidade em particular, etc.

Agora, querem torná-la uma pessoa sensível em sete lições, e a muque. Só a deixam mais baratinada, como estava na entrevista dominical. O uso exagerado do pronome possessivo “meu”, logo informa que não se trata de uma pessoa razoável. “Meu palácio”, “meus instrumentos voadores”, “defendendo o ninho e sem avião”...

A qual ninho se refere Sua Excelência?

Ela quer usar metáforas, mas tem a mão pesada, então larga um cacófato como “instrumentos voadores”. Quer cultivar um certo estilo lingüístico, mas tudo lhe sai rombudo, estridente e fora do lugar. Falta-lhe o background cultural devido. Como diz Valéry, em Sua Excelência o mais profundo é a pele.

A história da cadelinha lhasa cumpria a finalidade de se mostrar menos sisuda, menos oficial e mais caseira, alguém que desce do rito e é capaz de curtir pequenas frivolidades plebéias, que estima os animais e tem por eles o afeto que qualquer cidadã teria. Nada disso ela fez. Foi logo metendo o pé na jaca, dizendo que quer ficar cabeluda como a cadelinha, “que chega a enxergar mal”.

Era para pintar um colibri e só conseguiu esboçar um urubu.

Sábado passado (foto), ensaiou uns passos de dança com o seu secretário César Busatto. Mostra-se tão tensa e sisuda que parece um gato a cabresto, provando mesmo que ovelha não é pra mato.

Será que o motivo é a CPI do Detran e a proximidade das revelações da Operação Rodin pela Polícia Federal?

27 comentários:

Anônimo disse...

É uma bela coleção de trapalhadas!
Claro que, visto o estilo sisudo e de "dama de ferro", Dona Yeda quer descontrair um pouco a imagem.
Mas, esta foto diz tudo!
Melhor seria fazer como as meninas, lá pelos anos setenta, que quando convidadas à dança falavam que iam ao banheiro, estavam com o pé torcido, esperavam o namorado e outras pequenas mentirinhas...(rs)

Ricardo Mainieri

Anônimo disse...

Com seus pezões deve ter aplastado os pezinhos delicados do Busatinho.


córdula

Anônimo disse...

Meus sais...

Anônimo disse...

Cristóvão,

Já comentei sobre isso no La Vieja Bruja do Marcelo: foi irresistível associar o corte de cabelo de cadela com o que viria a ser um "instrumento voador"...

...O que e como seria capaz de fazer a desgovernadora voar?!

Com qual intenção e como ela deseja voar?!

Será que ela está interessada em práticas de vôo não-satisfeitas anteriormente?!

Como seria esse "novo jeito de voar"?! :P

Agregue-se a isso esse "novo jeito de fazer de conta que não sou egocêntrica" e todas as papagaiadas que citaste neste excelente texto e demos asas à criatividade do Eugênio, do Kaiser e do Santiago - vamos ver no que vai dar! :P

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Nossa. Ñ tinha visto esta foto, me pareceu q o Bussato estava a cheirar o cangote da Yedinha, todo faceiro!!!!

Descemos a um nível tão baixo na política local que o que nos resta é rir e torcer para que o próximo embuste eleitoral seja menos pior q este. Perdí as esperanças!!!!

Sil

Anônimo disse...

Essa senhora não existe, é um personagem inventado por algum ficcionista.
Está impagável!

Callado

Anônimo disse...

Grande Cristóvão, me matei de rir. Melhor post teu nos últimos 200 anos. Tenho uma sugestão prá ti: Escreve sobre o ex-MR8 Busatto, na sua nova fase, zen-budista. Um amigo comum que esteve com a criatura outro dia, numa audiência, me contou que o homem pirou: parece aquela gauchinha do BBB8, chora por qualquer beijo de novela. É tragicômico.

Anônimo disse...

Sim, o Busatto pirou de vez, dia desses no programa do Clóvis Duarte, ele começou a falar da tia Yeda e se emocionou, pulava na cadeira, mexia as perninhas como criança quando recebe uma boa notícia, com a cara toda vermelha, os olhos esbugalhados....A apresentadora q estava ao seu lado sorria sem jeito e não conseguia mandar o doido calar a boca.
Uma cena patética e cômica!!!
Sil

Anônimo disse...

eu queria fumar essa pinta...

Anônimo disse...

Parabens ao povo da valorosa patria guasca por eleger essa destrambelhada. A tia tá completamente fora da casinha. Alguem dê o remedinho pra ela, priz.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Como se o companheiro Olívio Dutra -- derrotado na eleição para governador -- tivesse "background cultural devido". Por quê mesmo Olívio foi demitido do ministério das cidades do governo do PT? Se ele tivessse background estaria lá na esplanada do planalto. Hoje está aqui, fazendo nada e dizendo: boa luta.

Anônimo disse...

Eu ja dizia antes da elei�o....esta mulher � LOUCA VARIDA...n�o me ouviram esta ai a M..... pronta...Pampeano

Anônimo disse...

Eu ja dizia antes da elei�o....esta mulher � LOUCA VARIDA...n�o me ouviram esta ai a M..... pronta...Pampeano

Anônimo disse...

Que Olívio, cara?!
Tá louco???
Alguém leu no artigo alguma menção a Olívio Dutra? O que tem a ver?!
Que coisa mais esquizofrênica...

Anônimo disse...

uauauauauaua!!! se botar o olivio pra debater (a sério, não na RBS com seus costumeiros truques canalhas de edição e mediadores venais), o galo missioneiro dá de 1000 a ZERO nessa destrambelhada deslumbrada!!!!!
e viva o povo mais pulitizadu du brazil.

Anônimo disse...

Enquanto isso, o alterego de Yeda aqui em Sampa, diz que vai fazer mais metrõ do que em Paris. A Yeda daqui, diz que vamos de vento em popa. Daí se conclui, que o problema psiquiatrico de ambos é comum.

armando

Anônimo disse...

Esse Maia é um bobinho mesmo.
Acha q o Olívio saiu do ministério por falta de competência...
Falta à esse rapaz alguns anos luz para discutir qualquer coisa;...
Te digo, amigo....Até minha filha te dá uma lavada!!! E olha q só tem 9 anos!!!!
Mas teus posts nos divertem às pacas!!!!

Sil

A CARAPUÇA disse...

Meus caros...O Sr.Busatto é o coringa da empulhação. Ele costurou e manteve coeso o governo Fumaça, ele inventou aquela falcatrua do Pacto, agora ele ajuda tia Yeda, a honesta, na tentativa de fazer passar realmente por honesta e equilibrada. Uma tarefa titânica. Não me surpreenderia ser o mentor do Fórum promovido pela Assembléia Legislativa, na semana passada. Busatto e José Barrionuevo elogiaram José Fernandes, dono da Pensant, indiciado pela Polícia Federal na Operação Rodin, em autógrafo do livro PACTO
>>>O lançamento do livro ocorreu um ano atrás, no dia 13 de novembro de 2006. O nome do livro: “Pacto – Compromisso de todos – Jogo da Verdade – Crise estrutural e governabilidade do Rio Grande”. Os autores, que receberam centenas para autógrafos, foram o jornalista José Barrionuevo e o ex-deputado estadual Cezar Busatto, hoje secretário municipal na Prefeitura de Porto Alegre”.

“O autor José Barrionuevo deu o seguinte autógrafo para o professor José Fernandes, dono da Pensant, indiciado pela Polícia Federal na Operação Rodin: “Prezado José Fernandes, meu bruxo: este livro e o Pacto não existiriam sem o teu apoio e as tuas luzes. Vamos juntos nesta caminhada. Viva a Pensant!”. Já o ex-deputado estadual Cezar Busatto dedicou assim o seu livro em co-autoria para o dono da Pensant: “Caríssimo José Fernandes, o Pacto tem uma marca indelével da tua competência, sabedoria, compromisso público! Obrigado por tudo! Vamos continuar trabalhando juntos pelas boas causas! Forte abraço, Cezar Busatto”. O site da Fundae continha um rasgado elogio ao livro de José Barrionuevo e Cezar Busatto antes de ser apagado e ter suas páginas tiradas do ar”. <<< http://rsurgente.zip.net/arch2007-11-11_2007-11-17.html
O que une essa gente é a manutenção do poder a qualquer custo, com o aval do empresariado. Desvio de dinheiro é um efeito colateral, e a imprensa é complacente com isso. É assim que funciona e sempre funcionou. Mas como está ficando cada vez mais difícil convencer os imbecis eleitores sul-mampitubenses, mais dinheiro foi preciso arrancar dos trouxas, meu inclusive, via DETRAN-RS. Simplesmente o dinheiro foi ROUBADO e se não fosse a Polícia Federal, nada teria sido descoberto.
E vejam que envolveu figurões da Procuradoria Estadual.
Nada ocorre ao acaso!

Anônimo disse...

A cada quinze dias, leio o Diário de Nova Bréscia. Pois acabei de me dar a tal tarefa e vim corroborar o 'post' do Marco Aurélio, mas passei aqui antes e minhas pretensões se foram...
Ah, algum bem esse governicho, como dizem, está fazendo. Nunca ri tanto de um governo canalha... Livro dos recordes, pra ela.
Braços.

Anônimo disse...

Prestem atenção aos movimentos do Busatto. Não os de dançarino canastrão, mas os políticos. Como bem lembrou "A Carapuça", ele é o coringa...mesmo pirado.

Anônimo disse...

Maia,

Não tenta espelhar esta doida, pantalhuda e histérica no Olivio.

Assume a tua canalhice e a dela!

Claudio Dode

Anônimo disse...

Eu só não entendo porque o canalha do Maia, o FDP do Zapatero e corno do Rei, NÃO SE CALAM?


claudio Dode

Anônimo disse...

"...em Sua Excelência o mais profundo é a pele." Quá, quá, quá, quá, quá, quá, quá, quá...

Eugênio

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sil, se Olívio fosse um gestor competente teria eleito seu sucessor, teria ficado no Ministério das Cidades e teria sido eleito novamente companheiro governador dos gaúchos. Se isso não revela incompetência, o que é, afinal, incompetência?

Anônimo disse...

A incompetência é a Tia, Pedro Bó

Anônimo disse...

hhehehehhehee
Maia, maia, maia....vc é um rapaz muito ingênuo mesmo!!!!

Sil

Um Serrano a vela disse...

1023 dias ainda desse governo falso, incompetente, administradores dos interesses da elite.
ALO!!! BANCO MUNDIAL!!! NAO MANDA O 1 BILHAO PQ NòS NAO VAMOS PAGAR NAO!!!
(nao vamos gastar, nada mais justo do q nao pagar)

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo