Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de outubro de 2007



Retrato do Rio Grande tucano

Um navio cipriota encalhou ontem no lago Guaíba, próximo à Porto Alegre. Vinha de Rio Grande. Está carregado de 4 mil toneladas de nafta que seria levada para o Pólo Petroquímico de Triunfo, no rio Jacuí.

Um funcionário da Fepam disse que em 25 anos jamais vira coisa igual, o navio está preso às pedras do fundo do lago que banha a Capital. Por enquanto a carga ainda não vazou.

A governadora Yeda ainda não se pronunciou sobre o seu tremendo pé-frio. Muitos porto-alegrenses se aglomeram neste momento à beira do lago para observar o navio encalhado. Um senhor, hoje pela manhã, constatou, sério:

- Excesso de grooving!

O ministro da Defesa, o indefectível Nelson Rolando-Lero Jobim, também ainda não se pronunciou. Certamente, primeiro está estudando alentados compêndios de engenharia naval e a resistência dos materiais ferrosos na presença das moléculas de carbono da nafta carburante em semi-repouso.

As próximas horas serão palpitantes.

7 comentários:

sueli halfen ( POA) disse...

Se vazar !!!!!!! só rezando ...

abraço sueli

Carlos Eduardo da Maia disse...

O comandante do navio deve ter passado pelo mercado e tomado algumas setembrinas turbinadas, porque o navio está completamente fora do canal.

Anônimo disse...

Gostei da sugestão, considero uma alternativa viável e promissora. Vejam também, as análises do Guattari ao destacar um "agenciamento de enunciação coletiva" para fazer acontecer o inédito, o inesperado... ou seja uma TV Educativa e uma FM Cultura (a minha rádio do dia todo)... e os trabalhadores são os mais capacitados em agenciar tal empreitada. Mãos à obra!

Anônimo disse...

Desculpe, o comentário acima está deslocada é uma sugestão para que a TVE e a FM Cultura sejam públicas e não desmontadas e entregues para a tropa da Yeda.

Anônimo disse...

Certamente foram as energias negativas dos tucanos, pmdbistas e Cia que provocam tal encalhe. Aí está o retrato fiel dos governos Yeda-Fogaça.Eles estão longe de mais de Fernando Pessoa, porém entorpecidos pela cartilha neoliberal, por isso temos esse navio encalhado aí no Guaiba, aí no Rio Grande do Sul.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Felix Guattari da revolução molecular, meu livro de cabeceira da década de 80, na época que eu era trosco porra louca e acreditava em autogestão. O amiguinho do Felix Deleuze. Esse cara ainda vive?

Everton disse...

Em relação a manutenção do canal de navegação e sua dragagem, não ouvi ninguém na imprensa comentar isto?? Ocorreu tb no porto de RG, um incidente com navio ancorado. Quanto o gov do estado anterior e este, investiram ou investem nisto?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo