Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sociedade do Automóvel



Governo Yeda e Governo Lula resolvem um único problema do presente, a crise da GM, a crise da realização do capital da montadora, mas reservam o caos para o futuro, para o futuro de todos.

Está tudo errado. Veja o vídeo de 39 minutos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que o crescimento da industria automobilística vai na contramão do desenvolvimento moderno (cidades europeias, por exemplo, estão abandonado o uso do carro).

Mas vai explicar isso pras famílias de Gravataí e Região Metropolitana que terão 2009 salvo por um novo e bom emprego?

Estamos, aqui no Brasil, em um estágio atrás no capitalismo, em relação à Europa. Não podemos exigir demais. Chegaremos lá. Por hora, estejamos felizes em garantir o Natal de muitas famílias da província.

Anônimo disse...

Sobre a foto do absurdo festival de San Fermin, na Espanha: fico feliz em ver que este blog não se associa à parcela cega da esquerda que faz do relativismo cultural uma regra.

Outro dia também fiquei feliz de ver a crítica à forma como a mulher é tratada nas sociedades islâmicas. O blogueiro é coerente ao fazer, então, a crítica a este abominável festival da Espanha.

Resumindo: não é porque a barbárie faz parte de uma cultura que não devemos condená-la. Os touros espanhóis e as mulheres árabes agradecem a nossa indignação.

Francisco Goulart disse...

Caras e Caros,
Minha sugestão é que o Governo Lula faça como o Governo Obama, ou seja, compre 60% das ações da GM brasileira, ou seja, estatize a empresa.
Não sei porque ninguém me escuta...

Sobre aquele negócio de Pamplona, parece a farra do boi em Floripa, só que mais organizado e permitido pelo governo. Um asco.

Eduardo disse...

O exemplo tem aqui no Brasil: a FIAT é uma estatal mineira, o controle é do governo de Minas, a administração é italiana.
É que tem estados que entendem o que é negociar com soberania, e outros só entendem a rendição incondicional.
O status contábil das montadoras, que por lei deveria ser igual ao das S.A. também é um anacronismo da paulistéia rendida aos pés do estrangeiro.
Agora, dizer que as famílias de Gravataí vão experimentar alguma melhora significativa, é muita especulaçõa, é aceita o que vem escrito em ZH sem crítica nenhuma.
E se déssemos esse dinheiro para as famílias de Gravataí, através de um fundo gerido por banco (Bradesco, Itaú, BB), pagando parcelas para cada família ao longo de 20 anos, o anônimo desbundado acha que daria menos que o dobro de benefícios ?
Claro que dar para as pessoas por no banco é melhor que resolver o problema da GM sobreviver.

W. Oliveira disse...

Cristóvão,

Tenho acompanhado o teu blog, mas até então, sem me pronunciar. Na maioria das vezes concordo contigo, outras nem tanto. Mas considero muito bom este teu espaço.

Há algum tempo tenho nutrido uma vontade de me aventurar na blogosfera e o teu blog tem me estimulado muito neste sentido.

Enfim, a razão deste meu tardio comentário é a de elogiar o blog como um todo e particularmente a “capa” de hoje, sobre o Festival de Pamplona. Ela não me permitiu me manter em silêncio. Seria muita injustiça.

Parabéns!

Mr. Smith disse...

Realmente W. Oliveira o ser humano é capaz de se divertir com isto! Não é por outro motivo que eu sempre torci pelo touro!

André F. disse...

Em São Paulo,prá cada $1.50 gasto em Onibus o cara gastava $3.00 com o carro num trajeto semelhante(compar.recente...)...E esse negócio de Emprego gerado:Dentro de tres anos podem estar todos despedidos (e daí que se queixem pro bispo!!!)

André F. disse...

...É piada o sujeito achar que suplanta o Touro sendo vil!!!Alias,isso mostra muito da idéia que temos de DIVERSÃO e SUPERAÇÃO...blablabla...

Anônimo disse...

Como fala abobrinha esse tal de André F.
Quantos anos a GM está em Gravatai dando empregos e vocês dizendo que ela vai fechar e mandar todo mundo embora?
Vão passar a vida inteira tentando justificar a cagada da FORD, inventando asneiras.
Tem que ser muito burro para não ver que cinco mil empregos numa empresa desse porte gera muitos mils espregos numa cadeia que não tem fim. Vejam só: Construção de um hotel em função da GM (Com a FORD estavam previstos 4).
Um hotel = muitos empregos diretos;
Aí temos a mão-de-obra da contrução civil com o edificio do hotel; a área de alimentação dando emprego até mesmo no campo; a infra-estrutura do hotel como um todo (cada lençol consumido gera empregos na cadeia desse segmento) e por aí a fora. Quantos empregos esses 5 mil funcionários vão gerar na previdência privada (Unimed, Golden, etc.) com médicos, enfermeiros, secretárias de consultórios e o escambal? Depois cada consultório novo aquece a indústria farmacêutica...a Indústria farmacêutica aquece os fornecedores de insumos...Os fornecedores de insumos aquecem....
Já imaginaram onde isso pára?
Claro que não, não têm cabeça para isso. Quem manda, ao invés de frequentar os bancos escolares, estarem defronte a Casa da Governadora enchendo o saco?

Anônimo disse...

Nos países economicamente avançados, a indústria automobilística é considerada setor de quinta categoria, abaixo inclusive das papeleiras e outros setores predatórios. Apenas no Terceiro Mundo - onde imperam ainda mentalidades subdesenvolvidas - elas ganham incentivos e apoio de mentes colonizadas. Vejam o anúncio da GM "Dois bilhões de investimentos no Brasil" ! Investimentos da GM? Não, do BNDES, do BANRISUL reforçados por isenções e benefícios fiscais. Os balanços contábeis finais indicam que as montadoras beneficiam pouquíssimas pessoas, setores e regiões. Os prejuizos sociais, ambientais e nas finaças públicas são arcados por toda a sociedade. O mesmo investimento em setores estratégicos (química fína, software, eletrônica, novos materiais e, vejam só, produção de alimentos saudáveis) geram cinco a seis vezes empregos e vantagens para a sociedade.
A. Cattani

Anônimo disse...

GOVERNO LULA REALMENTE É UM FORNO DE PIZZA. PIZZA À MINEIRA, DO PIZZAIOLO MARCOS VALÉRIO. PIZZA DO DIRCEU, PIZZA DO PT, PIZZA DA CUECA, PIZZA DO MENSALÃO, PIZZA DAS ONGS, PIZZA DO MST, PIZZA DA UNE, PIZZA DAS CUTS E CGTS, PIZZA DA CÂMARA, PIZZA DO SENADO, PIZZA DAS EMPREITEIRAS, PIZZA DOS BANCOS, PIZZA DO SENADO, PIZZA À MODA LULA, COM MAIS DE 15 PIZZAIOLOS, JUNTOS DELE, REPRESENTANDO AS MAIS VELHAS E CORRUPTAS OLIGARQUIAS DESTE PAÍS, PIZZA DA CORRUPÇÃO JAMAIS VISTA NESTE PAÍS. REALMENTE LULA É UMA PIZZA EM FORMA DE GOVERNO. ACERTOU, MEU CARO LULA. O PRÉDIO DO SENADO FOI FEITO OVALADO PARA REPRESENTAR UM FORNO, CUJOS INTEGRANTES REALMENTE SÃO TODOS PIZZAIALOS, CUJA MASSA DE MANOBRA É O POVO ANALFABETO QUE VOTA NESSA GENTE, INCLUSIVE, NOS PIZZAIOLOS DO SEU EX-PARTIDO. ALIÁS, LÁ TODOS SÃO SEUS NÃO É? ACABOU DE ELOGIAR COLOR, SARNEI, RENAN, FALAR JMAIS O QUÊ, NÃO É MESMO , CARÍSSIMO LULA? ESPERO QUE UM DIA O POVO BRASILEIRO SE REBELE E ENFIE ESSA PIZZA NA CARA DE VOCÊS.

k disse...

feil. por favor. observe as duas fotos colocadas hoje em ZH, na matéria da GM onde abusam da percepção alheia.
São dois lugares diferentes, ditos como sendo os mesmo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma empresa resolve investir 2 bi para aumentar sua planta e que vai gerar empregos diretos e indiretos, fazer circular capital e um Blog de certa esquerda diz que está tudo errado. Vejam que interessante e que coincidência, as pessoas que acham que esse investimento é equivocado são as mesmas que atacam a mulher do Obama por usar cabelos lisos; que acusam , sem provas, que o centro avante louro e argentino do Grêmio é racista; que afirmam que a festa centenária de San Fermim é coisa de branco bárbaro que adora matar os bois ; que torcem o nariz para a classe média branca e obesa gaúcha que resolve passar o "finde" em Gramado/Canela, como se apenas os brancos e obesos fossem para lá. E essas mesmas pessoas se calam, omitem em seus blogs as barbáries que as tribos negras fazem na Africa, as barbáries cometidas pelos radicais muçulmanos no oriente médio e na Asia; nada dizem sobre os desastres ambientais ocorridos nas áreas de favelas etc.

Melhor fato que aconteceu nos últimos tempos foi a eleição de Obama, porque ele está colocando os pingos nos is. Derramou dinheiro público para reerguer a GM, que já venceu a concordata em poucos meses e agora está investindo, sobretudo de olho no promissor mercado brasileiro. E o próprio Obama, em discurso magistral em Gana, na semana passada tocou no ponto fundamental de toda essa história quando falou: a culpa do atraso da Africa é também dos africanos. Mas aqui nada disso se reconhece, o importante é a estratégia de alimentar o ódio, o ressentimento e o rancor.

André F. disse...

A mesma mentalidade subdesenvolvida que a Governadora deles possui!!!Essa gente não enxerga nem aonde pisa!!....Aí me lembro dum Gaúcho (de verdade...nunca usou calça inglesa dizendo que é bombacha!!!),um Gaúcho Autêntico como Aporely que falou..."TODO HOMEM QUE SE VENDE,RECEBE SEMPRE MAIS DO QUE VALE!" E o Meia devia ingerir mais espinafre pra não embaralhar as coisas...FOSFATO...hehehehehe

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo