Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Higiene das mãos é o melhor preventivo da gripe A


É 100% eficaz e muito barato, talvez por isso não é divulgado pela mídia brasileira

Uma das principais disciplinas da medicina é a profilaxia, e entre esta, os métodos de higiene. Dizem que o hábito de lavar as mãos constitui o principal salto da ciência médica, em todos os tempos. É possível.

Portanto, a higiene das mãos é um cuidado que previne doenças e custa quase nada. Talvez por isso não seja divulgado como meta médico-sanitária a ser buscada por todos, onde cada vez mais avança a monetização de todas as esferas da vida social.

Na presente pandemia de gripe A, esses elementos ficam bastante evidentes. As pessoas são induzidas a buscar numa droga caríssima – o tamiflu – o que podem conseguir no simples hábito de limpar as mãos.

A mídia, tão pródiga em divulgar alarmes exagerados sobre a pandemia de gripe, não se preocupa em esclarecer com a mesma ênfase sobre os benefícios da higiene e profilaxia.

Tanto na Argentina quanto no Uruguai há uma visível consciência sobre a higiene das mãos. Em qualquer lugar que se vá, encontramos frascos de álcool gel para que as pessoas higienizem as mãos. Em bares, restaurantes, farmácias, saguão de edifícios públicos e particulares, museus, hotéis, cinemas, lojas avulsas e de condomínios comerciais, terminais rodoviários e até no metrô de Buenos Aires (no pé das escadarias de saída), em todos os lugares se pode ter acesso grátis ao gel que mata os vírus da gripe A e de qualquer outra virose humana.

É 100% eficaz e muito barato, mas exige a participação de todos, especialmente dos comerciantes e donos de estabelecimentos públicos. Um dono de quiosque de jornais me disse que é preferível investir alguns pesos em álcool do que ver o seu faturamento zerar por falta de transeuntes que lhe comprem revistas e publicações.

Ontem, no centro de Rio Grande, perguntei num bar (onde comi e gastei) se tinha gel para limpar as mãos. O dono, em tom atrevido, me disse que não trabalhava "com essa mercadoria", e indicou a farmácia da esquina para adquirir o álcool gel.

13 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo com o post. E o ministério da saúde, administrado pelo competente Temporão (sério, gosto dele), não coloca esse ponto fundamental nos anúncios televisivos que faz.

SBENTENAR disse...

- PRECISAMOS DE UMA OPERAÇÃO "MÃOS LIMPAS", A COMEÇAR COM A TERRA GUASCA, ONDE ELAS ESTÃO MAIS EMPORCALHADAS, PRINCIPALMENTE PELAS FALCATRUAS QUE OCORREM. É DIFICIL, PORQUE DIARIAMENTE ELAS SÃO REALIMENTADAS PELO VIRUS QUE ADQUIRIU ENORME RESISTÊNCIA E SÓ SERIA DEBELADO EM CELAS COMUNS MESMO COM SUPERLOTAÇÃO.

Anônimo disse...

100% eficaz é exagero teu. Mas claro que é importante.

Anônimo disse...

E tu consegue culpar a mídia até quando o assunto é lavar as mãos. Parabéns!

Anônimo disse...

Feil.. e aqui em Sampa que vc procura o tal alcool Gel nas farmácias e não encontra... E quando encontra é 10 paus o frasquinho.

Vejo o Ministro temporão falando lavem as mãos, coloquem o lencinho no nariz para tossir ou espirrar. Mas acho que falta ao poder público exigir.
Exigir que os botecos, padarias, locadoras, ônibus, metrô, cinemas, etc etc etc "abracem" a causa.

Fim de semana fui levar a meninada para comer um hamburguer. Loja de primeira. Hamburguer mais baratinho, simples: 12 reais.

Os frascos com ketchup, mostarda deveriam ter uma capinha... Claro que não tinham! O sujeito pega a suina comendo hamburguer. O que fiz? Improvisei enrolando guardanapos.

O pessoal ficou olhando, não sei se por crítica ou pela idéia luminosa. Mas quem deveria ter a idéia é a lanchonete onde deixei mais de 100 reais.

Anônimo disse...

Anônimo diz: "culpar a mídia"

Não querendo defender o Feil, mas já defendendo.

Anônimo se vc pegasse, dias atrás, as últimas edições do Diário de SP (da familia Marinho) esses jornalecos de R$ 1,50... Vc cavava um buraco, colocava água e comida lá dentro (um bunker) e guardava a família até o verão.

Cara, edições alarmantes, fotos alarmantes. E nada de Educação.
Nada de sugestão.

Nem uma dica para os comerciantes, para colocarem alcool gel nos estabelecimentos. Poderiam entrevistar a Fecomércio, por ex, perguntando o que os comerciantes poderiam fazer neste momento para ajudar!
Só terror.
É a mídia terror.
Informação pro leitor? "ah isso não precisa"

prieb disse...

Álcool é sim totalmente eficaz contra os vírus. 100% eficaz. Acontece que muitas vezes o cara já tem com vírus no corpo e aí já não adianta mais limpar as mãos, apenas é eficaz pra não transmitir a gripe aos outros.

André F. disse...

Os donos dos botecos não querem que pensem que no seu estabelecimento o "Fregues" precisa se esterilizar!!São cascagrossas!!

Brizola disse...

Fogaça e Yeda continuam firmes em seus mandatos.
Os perdedores das eleições vão continuar com as agressões.
Tarsinho Punhet...é o candidato dos Petês, e vai levar um "banho" nas eleições.
O RS não quer mais o PT!


Vamos de Darcisio Perondi para Governador!!!

André F. disse...

O TAMIFLU ta mais acessível mas tem muita burrocracia pra ganhar!!!(É so empapar a mão de álcool!!)

IVO disse...

Nem precisa buscar o tamiflu se o cara tá limpo e abrir as jannela de vezenquando!

ISMAEL disse...

Eu sempre fui fã do áicool na mão!!!Melhor coisa!!!

allan disse...

Concordo com Brizola. Darcísio Perondi é o candidato para bater qualquer outra candidatura. Mas não só isso. É o único com força política, uma história de realização e que vai fazer a diferença quando eleito. Um cara ousado, determinado, trabalhador, corajoso, que sabe trabalhar em equipe, experiente e com um currículo irretocável.
Acorda gauchada!
Esse é o nome.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo