Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 14 de julho de 2009

"Especialistas" esqueceram o governo Yeda


Ex-colegas da governadora estão com amnésia estratégica

Um detalhe chama atenção na formação do governo do Estado do Rio Grande do Sul: a quantidade de cargos de governo preenchidos por professores ou (ex) alunos do curso de pós-graduação em Economia Aplicada da Ufrgs (PPGE), na qual a atual governadora Yeda e seu marido Carlos Crusius ministraram aula durante um bom período.

A pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, da mesma faculdade de Economia, não tem professores no governo do Estado.

O fato dá uma idéia do perfil do primeiro curso, como é de conhecimento público e notório, o atual governo estadual tem um claro viés liberal, apesar de não conseguir avançar na aplicação dessa agenda (a exemplo dos acordos com o Banco Mundial) pela total falta de unidade em sua base de governo decorrente da crise política.

O curso de mestrado em Economia Aplicada reúne um grupo de professores de orientação econômica liberal e, que via de regra, tem como conclusão de seus trabalhos a defesa da redução do Estado na economia, a desregulamentação dos mercados (a exemplo do financeiro) e as privatizações como solução econômica, inclusive para a corrupção.

O estranho é que o PPGE, que reúne os dois cursos de mestrado em Economia da UFRGS, e tem sempre por hábito discutir temas relevantes nos cenários internacional e nacional em seus seminários quinzenais, esqueceu que existe um governo de Estado no RS.

Curiosamente, até o momento, não escutamos a opinião dos “especialistas” sobre o governo Yeda e seus reflexos sobre a economia do Estado. O mesmo pós que vem discutindo em diversos seminários a crise internacional e seus desdobramentos no Brasil é totalmente mudo em relação ao tema “Governo Yeda”.

Pescado do blog Partisan RS.

................................

O jornal Zero Hora, na última edição dominical, dedicou um longo editorial ao exame do governo Yeda, um texto com críticas tímidas, mãos frias e voz trêmula. Ora, por que o jornal da RBS não faz uma série de reportagens com os seus "especialistas" favoritos para desvendar o motivo da bancarrota política e moral do governo capitaneado por Yeda?

Os "especialistas" adorariam! De quebra, poderia trazer a douta palavra de dois ícones da direita guasca: o senador Pedro Simon e Paulo Pinto, o pecuarista de Bagé.

18 comentários:

Anônimo disse...

O Prof. Portugal saiu para comprar cigarro e ainda não voltou.

jorge disse...

Tem o Portugal e a Europa toda, a Ásia e a Oceania toda calada. Muda.
Decerto é pra não entrar mosquito da dengue.
Vá que a mosquita coloque ovas na boca dos especialistas.

Maurício Santos disse...

O silêncio deve ser fruto do tal reducionismo desta gente... eles devem estar tranquilos e, se perguntados sobre o assunto, provavelmente dirão que o desastre Yeda nada tem a ver com sua cartilha econômica liberal e com sua visão de mundo mercadológica, mas sim com as "dificuldades políticas históricas" (como eu já vi um Prof. Dr. respeitadíssimo falando) do Estado do RS e com a oposição e etc. Pura cara-de-pau.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Santa ignorância. Dizer que Yeda é liberal é o mesmo que dizer que Raul Pont é crente da IURD.

O Estado brasileiro é demasiadamente burocrático, ineficiente e não serve para quem efetivamente precisa: a população de baixa renda. E ai vem os caducos de sempre dizer que o curso de economia aplicada da UFRGS é liberal, prega a desregulamentação do mercado e as privatizações, inclusive com corrupção!!!

Baboseira das grossas. Antigamente certa esquerda tinha melhores intelectuais.

Joshua disse...

Eu gostaria de ouvir a palavra do "especialista", professor, doutor, o magnífico Denis Lerrer Rosenfield.
Ou da especialista de Veja, a escritora "the best" Lya Luft.
O que eles teriam a dizer do governo Jedinha?

Anônimo disse...

Liberal é uma concessão a um governo que se destaca mais pelas declarações a policia do a quem efetivamente precisa ouvir as explicações: O Povo do Rio Grande do Sul.

Um governo que arrasou com a educação no estado, fechando salas de aula e amontoando crianças em conteineres; que já prepara o epitáfio da UERGS; que deixou a saude no estado que está da ambulancia terapia; com a segurança só se dedicando a policiar os movimentos sociais, e deixando a criminália " a vontade; em troca de que? do falacioso deficit zero.

E aí vem os poodles do PRBS achando que este governo serve para alguma coisa. Serve quando muito para dar trabalho para a PF, ao Ministério Público Federal, já que o daqui está junto com a polícia em condenável (pela ONU inclusive) perseguição aos movimentos sociais.

Pouca vergonha.

Claudio Dode

Ali Babá de Bombachinha com Favo disse...

Desta vez o Meia tem razão. Ela não é liberal.

É LADRAVAZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Francisco Goulart disse...

Enquanto isso:

Papo Amigo ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas) dia 16.07 às 12h00min

PALESTRANTE:

PROF. DR. CARLOS CRUSIUS

ECONOMISTA

"A Construção de um Estado Moderno e Justo"

Restaurante Grelha do Porto, José de Alencar 1057, Menino Deus, POA

Almoço: R$ 20,00 acompanha cálice de vinho ou refrigerante

Estacionamento Gratuito

Reservas pelos telefones 3332-0811 e 3222-8997 ou adcepoa@tca.com.br

APOIO: REDE VIDA DE TELEVISÃO

Anônimo disse...

OS BOIS DO QUÉRCIA TOMARAM DORIL!!!

14/07/2009 - 08h19

Quércia teve gado apreendido pela Polícia Federal em fazenda de Daniel Dantas


FLÁVIO FERREIRA
da Folha de S.Paulo

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) teve um lote de 201 cabeças de gado apreendido em uma fazenda da Agropecuária Santa Bárbara Xingura, ligada ao grupo Opportunity, no interior de São Paulo, durante a Operação Satiagraha, em julho de 2008.

Advogados de Quércia apresentaram à Justiça Federal em São Paulo um pedido de devolução do lote, que foi apreendido com mais 1.143 cabeças que estavam na fazenda da agropecuária em Amparo (SP).

Para a Polícia Federal, a Santa Bárbara Xinguara adquiriu rebanhos por meio de um esquema de lavagem de dinheiro com origem nas Ilhas Cayman. O grupo Opportunity e a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara negam as acusação da PF. O presidente da agropecuária é Carlos Rodenburg, ex-cunhado do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

Quércia, que cria gado em Pedregulho (SP), disse ontem que no começo de 2008 realizou uma permuta com a agropecuária. O ex-governador afirmou que cedeu à Santa Bárbara Xinguara cerca de mil cabeças de gado nelore PO (puro de origem) --que valem R$ 2 milhões--, e que, em troca, receberia aproximadamente mil vacas inseminadas. O negócio também envolveu o empréstimo de 15 vacas de Quércia para a Santa Bárbara, para a obtenção das matrizes utilizadas nas inseminações.

"Eu fiz negócio com o Carlinhos Rodemburg, ele também tem gado nelore e está sempre nos leilões, eu encontro com ele sempre", afirmou o ex-governador.

Quércia disse que a agropecuária entregou as vacas inseminadas até o dia da apreensão dos animais pela PF. "Tenho direito [ao gado], está atrapalhando as minhas coisas não ter a prenhezes [vacas inseminadas] de volta". A Justiça ainda não decidiu sobre a devolução.

Suzie disse...

Que lindo o "fundo" na foto!
Cheia de BOCÕES!
Com certeza as dos bonecos estão limpos.
Em compensação...o da governadora e de seus serviçais necessitam "moderar".
Estão dando tiro no próprio pé.
Que advogado não terá alimento para dar o troco na governadora?
Estão aguardando as provas que ela mesmo dará!

André F. disse...

..."ASSOCIAÇÂO DOS DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESAS" é dose prá jeca tatú!!...

FABRICIO disse...

O governo dela está todo contaminado começando pelo MAIA!! NUNCA ASSISTIMOS UMA SITUAÇÃO TÃO DEGRADANTE NA POLÍTICA GAÚCHA MISTURADA COM PAULISTAS .! E TEM JORNALISTAS QUE TEM A INDECÊNCIA DE ACOBERTAR ESSES FATOS !! O DINHEIRO É O MAL DA IMORALIDADE !!

Anônimo disse...

A ZeroHora não permite nem que se comente mais as matérias do site onde que falam sobre a nossa super "gove"

Anônimo disse...

E que tal organizar um "ataque" ao site colocando uma frase do tipo em todos os blogs da Zeagá:

"Porquê vocês não postam as críticas ao governo Yeda?"

k disse...

verdade! a yeda não é liberal.

nós é que somos muito liberais pra permitir um governicho deste

S.Lamarca disse...

Paulo Pinto, o glorioso e garboso ministro da justiça do governo Sarney ! É mais um guasca, junto com João Luiz Vargas, o gato angorá,que engrandece e qualifica o assalto aos cofres públicos que o Novo Jeyto promoveu ! Agora parece que vai ! Vai tomar no c..!

Anônimo disse...

"nao nos esqueçamos de chamar o Lasier Martins para entrevista-los..." ( ao senador e ao pecuarista...)

André F. disse...

...A Foto registra uma alucinação visual da véia!...hehehehehe

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo