Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ensaio contra os mitos


Maradona, Evita Perón, Carlos Gardel e Che Guevara

Sou um velho admirador do sociólogo argentino Juan José Sebreli. Ontem entrei numa livraria (das duas mil que existem) aqui em Buenos Aires e logo avistei a sua última obra: “Comediantes y mártires – Ensayo contra los mitos”.

O título já diz tudo. Contra os mitos, os mitos de Maradona, Evita Perón, Carlos Gardel e Che Guevara.

Sebreli suspeita que na raiz destes quatro mitos argentinos está o pseudo monoteísmo da Igreja católica. Ele assegura que a multidão de santos católicos fazem as vezes do politeísmo pré-religioso, onde para cada dificuldade ou aspiração humana havia uma bengala mágica materializada em um deus pagão.

Assim, o misticismo católico cria e recria constantemente novos objetos de adoração pagã. Ele alinha inúmeros exemplos de personagens do folclore popular que habitam algum lugar entre a santidade divina e o mito pré-religioso. Tem muito de Hegel no texto de Sebreli e ele maneja muito bem as categorias, numa prosa agradável e ao mesmo tempo profunda. Os quatro mitos argentinos examinados por ele teriam a mesma raiz, uma mescla de fé religiosa e culto pagão às celebridades.

Mais adiante volto a comentar sobre o livro de Sebreli. Agora são 8h55 e na rua faz um frio de meio grau positivo. Na noite passada nevou muito, na metade Sul da Argentina. Quanto os hoteleiros de Gramadocanela não pagariam para essa neve acontecer por lá? Mas ela insiste em ficar a 3.500 km de Gramadocanela, apesar das pajelanças de Zero Hora.

30 comentários:

Anônimo disse...

Neste final de semana vai nevar em Gramado!

Anônimo disse...

KKKKKKK
Hilário!!!

Um socialista passeando no EXterior, como um típico capitalista!!!

E depois volta pra cá criticando as multinacionais!!!

KKK

COERÊNCIA ZERO

Anônimo disse...

Esses anônimos, são uns fanfarrões!!!

sil

Anônimo disse...

Sacanagem comparar Che e Gardel aos outros dois.

Anônimo disse...

Che não é o assassino aquele adorado pelas esquerdas?
Também não fico surpreso. Como nasceram os Partidos de esquerda no Brasil? Através de assaltos a bancos, sequestros, assassinatos.....Tudo em nome de um objetivo, terminar com a didatura.

Anônimo disse...

E agora?
será que a pessoa diferenciada do Lula, o tal José Sarney, continuará com o apoio irrestrito do Presidente depois de ser fragrado em conversas com o Agaciel pela PF em flagrantes delitos?
Vocês que gostam e acreditam fielmente em gravações não vão dizer nada?
Anônimo

Cezar Arrue disse...

Atente para essa programação da SMC de Porto Alegre.

30 de Julho
Contra os Mitos Argentinos – Evita, Gardel, Che Guevara e Maradona
Com Juan José Sebreli
Horário: 18h30
Local: Teatro Renascença
Entrada Gratuita

Anônimo disse...

Alguém pode me explicar qual era a função que Che Guevara ocupou na Prisão São Carlos de La Cabana, em Cuba? Pelo que sei, de médico é que não era.

Anônimo disse...

Feil, aviso outra vez: estás a dar muito espaço para covardes comentarem em teu espaço. Há algum tempo que parou de ser divertido.
...
E a gripe? gostaria que comentasse algo em teu blog. O que vês e escutas dos hermanos sobre isto?
Abs.

Ruy Falceto

dejavu disse...

Ruy Falceto tá certo Cristovão, estão passando do limite!

Anônimo disse...

Desde quando malhar somente Judas é diversão?????

André F. disse...

...Não se exacerbem... que isso é manifestação de um mesmo pústula:Carlos da Meia!!(CODINOME!)(E sua "Missão": a Cizânia!!)

Anônimo disse...

Eu acho que só deveriam deixar entrar os anônimos. É de onde sai alguma coisa que preste por aqui.
Se é para ficar somente enchendo o saco com o assunto Yeda, entrem para o CEPERS...

Anônimo disse...

Vocês acham que é fácil para nós ter que aturar as besteiras do André F.?
Olhem, mas olhem com carinho e me digam de onde sai tanta abobrinha? E ainda por cima escreve cheio de efeitos especiais e erros de português.
Se é para censurar alguém, esse cara ganha o oscar, com certeza.

Anônimo disse...

Yaya Sebrelli... uma véia fofoqueira ainda vejo ele de mão dada com o Mariano Grondona

André F. disse...

eu lembru que u gardél nem nassêu na argentina,mais se tornô um Argintinu pois soube ouvir seus ermãos...

Anônimo disse...

Sinceramente, em vez de se deter sobre um trabalho sociológico de desconstrução dos mitos nacionais da Argentina ficam analisando tópicos impertinentes.
O trabalho desse argentino parece ser tão importante que até o governo de Direita do poeta Fogaça vai trazê-lo no Festival de Inverno.
Quem sabe alguém pela Terra Brasilis tem coragem de revisitar Pelé, Airton Senna, Roberto Carlos, ACM, Maluf e outros tantos.

Ricardo

Anônimo disse...

“O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja.
Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria”. Winston Churchill

Anônimo disse...

Funcionários do Detran paralisados em protesto contra demissão de Sérgio Buchmann

Marco Aurélio Weissheimer.


Os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão paralisados em protesto contra a demissão do presidente do órgão, Sérgio Buchmann, anunciada hoje pelo chefe da Casa Civil do governo estadual, José Alberto Wenzel. Os funcionários estudam a possibilidade de pedir a intervenção do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no Detran gaúcho. O governo anunciou que Sérgio Fernando Filomena será o novo presidente da autarquia, o quinto desde o início do governo Yeda (Carlos Ubiratan dos Santos, Flávio Vaz Netto, Estella Maris Simon, Sérgio Buchmann e, agora Sérgio Filomena). Os dois primeiros foram presos pela Operação Rodin, e acusados de integrar a quadrilha que agia no Detran. Estella Simon e Sérgio Buchmann entraram em rota de colisão com Yeda Crusius ao contestarem a existência de uma suposta dívida de R$ 16 milhões com a empresa Atento. Não duraram muito no cargo.

Segundo Wenzel, Buchmann foi demitido porque ficou “desgastado” com o episódio da visita do chefe de gabinete da governadora, Ricardo Lied, que foi pedir a ele para que ligasse para o filho que estava prestes a ser preso por tráfico. Repete-se o padrão do governo Yeda: quem denuncia alguma irregularidade fica “desgastado” e é demitido; quem pratica irregularidades é prestigiado e mantido no cargo. O episódio é escandaloso. Avisar um traficante ou alguém ligado a ele de uma operação policial, além de colocar em risco a vida dos policias, permite que o alvo da ação tente se desfazer da droga ou fugir. Além de violar o sigilo funcional, de colocar a vida de policiais em risco, configura-se como crime de associação ao tráfico. Buchmann ficou “desgastado” porque denunciou a visita e o pedido de avisar o filho antes da prisão.

Anônimo disse...

Viu. Esse é um bom exemplo de Pai. Já o nosso Presidente, quando seu filho está enrascado numa negociata nefasta de 5 milhões, 0 defende e ainda o chama de "meu Ronaldinho".

André F. disse...

Esses Papas sempre deram um jeito de transformar grandes rebeldes em "santos" e vampirizar as figuras históricas...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Feil, aproveite Bs. As. que é uma maravilhosa cidade. Os portenhos sabem viver bem. Vá na Ateneo, ali perto da Santa Fé com Callao na parte de tango eletrônico. Têm cds fantásticos. E o porto de Porto Alegre bem que poderia virar um Puerto Madero, né mesmo?

Anônimo disse...

olha. é muita democracia do blog deixar essa gentalha que não tem coragem de assinar em baixo o seu nome nos comentários. também acho que o responsável pelo blog deveria cortar esses energúmenos, para não dizer facistas, pois como estão acostumados a cometer crimes de toda ordem sem punição, pensam que esse espaço democrático é para uso indevido. corta eles, Cristóvão.
Jnauario do Litoral norte do RS.

André F. disse...

Olha!...Pelo menos dez comentários só nesta postagem aqui,são de autoria de UM único espírito de porco...Não é agora que vamos deixar esse(s)Pústula(s)estragarem a conversa...(conforme pretendem!...)Eu já tentei correr até com violência e piorou!!!Agora então a gente age doutra forma...

cristinazubaran disse...

Pois é..o anônimo(10:43)acha que a esquerda surgiu com a ditadura militar.Ha,ha,ha.Quantos anos tem essa criatura?Que inocência!!
A criatura deve se achar em comunidades do orkut tipo:Eu sou filho da ditadura...ou Quem sou eu? ou Direita alienadinha tb comenta em bloog.

Anônimo disse...

Dizem que ele quando era diretor da prisão mandava fuzilar com ternura.

Fuzilíco disse...

São tudo falsas alegações!!!!

Anônimo disse...

É uma pena que as balas de sua famosa pistola, com a qual eliminou com frieza inacreditável, dezenas de pessoas,não eram falsas.

Fuzilíco Júnior disse...

Meu pai não é mentiroso!!!!!

Cropsiva disse...

Que beleza. Parece que o Maia gostou muito da entrevista dele na Zéagá. O blogeiro é o tipico revolucionario de apartamento. Nunca fez nada na vida, e agora fica vomitando ora ultra esquerdismos do genero,não boto pé em xópi, não vou a gramadocanela, ora, pela necessidade de masturbação intelectual, assume posições e posturas reacionárias. Não consegue analisar a realidade, nem fazer interpretações e análises usando contteúdo de clase efetivo. Típico pequeno burgues que não consegue romper com seu limite. ÓOOOO ee usa a dialéticane Hegeliana...noooooffffa! Ele acha esse Chávez, Zelaya un boçais....noooofa. O morales é um indio coitado....nooooffffa!
Patético.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo