Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Daniel Dantas é denunciado por lavar dinheiro e financiar “valerioduto”


MPF diz que a quadrilha constituía “um verdadeiro grupo criminoso empresarial”

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou à Justiça na última sexta-feira o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, e outras 13 pessoas por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crime de formação de quadrilha e organização criminosa. A informação é da Agência Reuters.

Dentre os diversos crimes, a denúncia oferecida pela procuradoria à 6a Vara Federal Criminal descreve como o Opportunity financiou o chamado "valerioduto" quando o grupo ainda controlava a Brasil Telecom.

De acordo com o MPF, o procurador Rodrigo de Grandis detalha na denúncia sete diferentes crimes praticados nos últimos dez anos por Dantas, sua irmã, Verônica, e mais 12 pessoas ligadas ao Opportunity, ex-funcionários da Brasil Telecom ou colaboradores.

As denúncias são decorrente de um aprofundamento das investigações sobre material apreendido no banco Opportunity e outros locais durante a Operação Satiagraha.

"As investigações da Operação Satiagraha (...) constataram que Dantas, o presidente do banco Opportunity, Dório Ferman, e a irmã do banqueiro, Verônica Valente Dantas, constituíram um verdadeiro grupo criminoso empresarial, cuja característica mais marcante fora transpor métodos empresariais para a perpetração de crimes, notadamente delitos contra o sistema financeiro, de corrupção ativa e de lavagem de recursos ilícitos", disse, em nota, o MPF.

Ainda de acordo com o MPF, a denúncia não deve encerrar as investigações da Operação Satiagraha. Deflagrada em julho de 2008, a Satiagraha investiga crimes financeiros atribuídos a Daniel Dantas.

19 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero ver é como o Gilmar Mendes vai sair desta????

Claudio Dode

giovani montanher madruga disse...

desde o momento que o paulo henrique amorim escreveu em seu blog da ligação entre marcos valerio e daniel dantas, fiquei com a impressão que o dito mensalão estava mal contado.
depois o mesmo blogueiro afirma que atualmente o zé dirceu é lobista do daniel dantas, minhas dúvidas começaram a desaparecer.
vem mais por aí. aguardo ansiosamente.

Anônimo disse...

Quero saber se vai aparecer a verdade sobre aqueles 5 milhões que o Lulinha recebeu da Brasil Telecon só porque ele é o Ronaldinho do Presidente.
Tá na hora dos podres aparecerem lá e aqui, não acham?
AA

Anônimo disse...

Não anônimo, Não se pode diluir denúncias bem fundadas na boataria rasteira dessas idiotices do "lulinha" ou do "dinheiro de cuba".

Anônimo disse...

Pô, uma empresinha de videogame de fundo de quintal receber 5 milhões de aporte de uma grande empresa brasileira sem mais nem menos é idiotice, o que é sério neste País?

Anônimo disse...

O que o Daniel Dantas e o Grenhardt queriam com o Gilberto Teixeira, chefe de Gabinete do Lula mesmo?
Será que agora vamos ficar sabendo?
Ou é boataria rasteira e idiotice também?

Anônimo disse...

07/07/2009 - 08h54
Dantas se identifica em e-mail como "Olhos Verdes Sensuais"

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u591667.shtml

Anônimo disse...

E TEM GENTE QUE NÃO QUER CPI NA PETROBRAS.
Olhem essa pérola de reportagem do Globo de hoje:

Gerente da Petrobras ganhou terreno da Prefeitura de Jales, em São Paulo
RIO e SÃO PAULO - A prefeitura de Jales, a 590 quilômetros de São Paulo, doou para a Implalife Indústria de Produtos Odontológicos, que tem entre seus sócios o gerente de Recursos Humanos da Petrobras, Diego Hernandes, um terreno de 6,4 mil metros quadrados para a construção de uma fábrica. É o que mostra reportagem de Chico Otavio e Tatiana Farah na edição desta terça-feira em O GLOBO. Jales, administrada pelo PT, é a segunda no ranking de cidades brasileiras beneficiadas por repasses da Petrobras ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
O convênio foi assinado, em novembro do ano passado, entre o prefeito de Jales, Humberto Parini, e o gerente de Comunicação Regional da Petrobras (São Paulo e Sul), José Aparecido Barbosa. Diego Hernandes e José Aparecido militaram juntos na Federação Única dos Petroleiros (FUP) e são ligados ao PT. Eles fazem parte de uma lista de 22 ex-sindicalistas - mostrada em reportagem do GLOBO no domingo - que ocupam cargos estratégicos na estatal.
O chefe de gabinete de Jales, Leo Huber, afirmou que há três parques industriais na cidade e que todas as indústrias foram implantadas com terrenos cedidos pela prefeitura. Ele disse desconhecer que um dos sócios fosse executivo da Petrobras. Segundo ele, cada empresa apresenta um projeto de implantação industrial, atendendo às especificações da legislação local.
O empresário Paulo Cavaglieri negou que Hernandes, seu primo e sócio na Implalife, tenha influenciado na decisão da prefeitura de dar o terreno, obtido por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Jales. A previsão, na época, era que fossem gerados 30 empregos:

Anônimo disse...

Pois é, e tem gente que não quer CPI da Yeda...

Hoje os Anonimaias estão a mil, é a agua batendo no quexo...

Anônimo disse...

EU SOU ANÔNIMO E QUERO SIM CPI DA YEDA E CPI DA PETROBRÁS. E DE QUEBRA QUE SE OUÇA O QUE TEM A DIZER O PAULO SALAZAR.
QUE TAL?

Anônimo disse...

Putz, pro cara usar caixa alta é que a água já tá molhando os beiços... Que meda!

A CPI da Yeda nem precisa mais, é cadeia, mesmo, de tão óbvio o estelionato, o roubo. Talvez pra saber quem suicidou o poderoso assessor...
E que se ouça o que o vigarista do Paulo Salazar, assim como o vigarista do Lair Ferst e qualquer pessoa, tem a dizer.

Anônimo disse...

Prenderam o Dirceu?
Prenderam o Silvinho?
Prenderam o Genuino?
Prenderam o Danúbio?
Prenderam o João Paulo Cunha?
Então, por que a Yeda tem que ser presa?
Ladrão no Brasil é que nem pardal, não vive em gaiola.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Qual a diferença entre o Valerioduto e o mensalão? O DG admite que DD financiou o Valerioduto. Ou seja, DD financiou o mensalão. Certa esquerda ainda acha que o mensalão não existiu. Como são ingênuos. Esses são os tentáculos da corrupção no governo do PT. Uma observação, a corrupção não nasceu no governo do PT, mas o PT prometeu um Brasil decente. Onde ele está?

André F. disse...

Com gente pensando assim,é mais difícil um Brasil decente...mas nós (Nós os Bêm Intencionados!!!!)lograremos a Vitória mais cêdo ou tarde,"Não faz mal que amanhêça devagar"....hehehehehe... nossa luta é desenrolada com amor!...

Anônimo disse...

Tens razão, Maia, o Brasil decente prometido pelo PT tá no mesmo lugar do rio grande vencedor, do novo jeito de governar, etc. Com a diferença de que há transferência de renda, 20% menos gente na miséria absoluta. O "mensalão" é o mesmo valerioduto, nunca houve o que o Roberto Jefferson chamou de mensalão, que era uma mesada aos deputados. Mas claro que o Roberto Jefferson tem mais credibilidade com gente como vocês do que o Lair Ferst e o PSOL.

André F. disse...

..."Segundo ZÁNDOR MARÁI, o tentáculo vêm e vai!!"... "árgh"!!!! "gúlph"!!...

Anônimo disse...

Tem uma anta por aqui que precisa fazer um cursinho (quem sabe o mobral?).
bêm (com acento????????????????)
vêm (no singular - com acento???????????????)
cêdo, amanhêça......
PKP, é dose.

Anônimo disse...

o mobral não existe mais, tens que te atualizar.

Anônimo disse...

18:00 - prêmio da UNESCO

nem uma notinha do Prêmio no Terra, no IG... Bom no UOL, esquece...
Maequel Dikques... tem até a filha dele chorando ao vivo...

Mas se o FHC estivesse lá recebendo o prêmio.. vigê maria...hehehehe

Até onde ouvi a CBN - nada!
só maequel dieques

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo