Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 24 de julho de 2009

BNDES não se compromete com o fim do desmatamento na Amazônia


É inadmissível que o governo brasileiro continue a financiar o desmatamento na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou ontem sua nova política de exigências para a concessão de financiamento ao setor pecuário, com medidas para frigoríficos, pecuaristas e poder público. Apesar de conter pontos positivos, as medidas do BNDES oferecem prazos muito longos para que frigoríficos e pecuaristas cumpram a lei e melhorem seu desempenho socioambiental, além de não fazer qualquer exigência em relação ao fim do desmatamento na Amazônia. A informação é do portal Greenpeace.
.
“É inadmissível que o governo brasileiro continue a aceitar financiar o desmatamento na Amazônia. O BNDES perdeu a oportunidade de ser o grande viabilizador de um modelo de desenvolvimento diferenciado que não inclua a destruição da floresta como uma premissa”, afirma André Muggiati, do Greenpeace.

Entre os pontos positivos das medidas do BNDES para os frigoríficos estão o condicionamento de financiamentos à exclusão de fornecedores com área embargada, condenados por desmatamento ilegal, trabalho escravo ou localizadas em terras indígenas. Há também linhas de crédito para aumento de produtividade, recuperação de áreas degradadas e de reserva legal, margens de rio e encostas de morros.

Entre os prazos excessivamente longos, estão a adoção de rastreabilidade do gado para toda a cadeia a ser efetivada até 2016, muito além do término do mandato do presidente Lula. A entrada dos pedidos de legalização fundiária e de licenciamento ambiental são postergados até julho de 2010. Com isso, o banco também deverá continuar financiando áreas com ilegalidades durante todo esse tempo.

O prazo de 2016 destoa até mesmo daquele apresentado pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes há um mês em audiência na Câmara dos Deputados. Falando apenas do Pará, o ministro afirmou que seria capaz de ter um sistema para rastrear o gado no estado em apenas seis meses. A Marfrig, um dos maiores frigoríficos brasileiros, diz que em no máximo dois anos é possível impor total rastreabilidade em sua cadeia de fornecedores em todo o Brasil.

Em junho o Greenpeace lançou o relatório “Farra do Boi na Amazônia” mostrando o papel do BNDES como sócio e financiador dos grandes frigoríficos brasileiros que se abastecem de animais criados em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia.

46 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

80% da área da Amazônia legal, segundo o Código Florestal de 1965,(vejam só!)da época do governo militar, é de reserva legal (art. 16, I da Lei 4.771/65). Ou seja, o proprietário só pode utilizar, para investimento, 20% da área. O BNDES tem que fazer como o Bird, o Banco Mundial, quando autoriza financiamento: ou seja antes de conceder o financiamento tem que ir até a área com seus técnicos para verificar as condições da propriedade --a qual tem que ter função social e o proprietário que não tem responsabilidade ambiental desrespeita essa importante regra da terceira geração do direito que é a função social. Concordo com o Greenpeace. Tem que fazer marcação cerrada.

André F. disse...

Quanta cara de pau,né?!Dois mil e deseseis e 2010 como prazos...É impressionante a desfaçatez...E bem que deviam permitir índio flexar invasor de terra.Tá em terra indigena é lei de índio!!Os índios e a Caboclada legítima não apitam nada,e são quem sabe trabalhar corretamente com aquele ecossistema...Sociedades que já resolveram dilemas ainda presentes nos grupos brancos (como a criminalidade,por ex.)tão somente são um estorvo populacional,ou menos...

Anônimo disse...

Ajude a divulgar:

"Quatro agentes prenderam, sem acusação formal, na terça-feira, o médico, ativista democrático e jornalista independente cubano Darsi Ferrer. Este destacado membro do movimento opositor na ilha foi conduzido imediatamente à prisão de Valle Grande, em La Lisa, oeste de Havana. Uns dias antes da prisão, havia levado uma surra da polícia. Ferrer se declarou em greve de fome até que lhe informem os motivos de sua prisão."

Mais informações em http://www.eldiarioexterior.com/noticia.asp?idarticulo=32725

el barto disse...

e o dublê de múmia vitalícia e pilantra-mor da política gaudéria? muito valente em brasília, um ratinho tremelique qdo. o assunto são as semvergonhices do desgoverno de sua afilhada...
canalha!!!

André F. disse...

...Pô rapaiz!!Só um GENIO pensaria em colocar todos aqueles jornais pelo chão...em pilhas...e o Boss em riba...

André F. disse...

" SIMON...NÃO É BOM"!!...

Anônimo disse...

o Dia que a esquerda nos mostrar alguém com a biografia do Siomon e do Brizola, que nunca foram pegos em absolutamente nada, vão sossegar.
A inveja é uma merda dizia aquele adesivo naquele fusquinha caindo aos pedaços.

André F. disse...

...PÉRAÍ PESSOAL QUI EU TAMBÉM VOU ALMOÇAAAAAAAAAAAAAAARRrrrr!.......

Anônimo disse...

PALAVRAS DO NOSSO PRESIDENTE SOBRE O DESIGUAL SARNEY:

Ao falar das gravações, Lula disse que "é preciso saber o tamanho do crime". "Ou seja, uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby."

SE O PRESIDENTE PENSA ASSIM, O EU NÃO VAI PENSAR O DESMPREGADO, O FAMINTO, ENFIM, O POBRE?

Lamento Sr,. Presidente, mas crime é crime, seja ele feito por pobre ou por rico.

Perdeu, mais uma vez, a oportunidade de ficar quieto...

Anônimo disse...

Há, esqueci de assinar

Andressa F. disse...

Anônimo disse...

e o dia em que a direitalha apresentar alguém HONESTO, aí o inferno congela. aliás, direita e honestidade são incompatíveis.

João disse...

Essa direitalha ai de cima é "ex-esquerda" magoada!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nossa, quanta abobrinha!

Anônimo disse...

Mas que coisa de louco a farra da Petrobrás.
Acabo de ler que uma, aliás duas empresas de fundo de quintal, com capital de 5 mil reais, receberam da Petrobrás em 2008 8,2 milhões de reais para 120 contratos dos maiores besteiróis que se pode imaginar. E o que é pior, a maioria são notas frias, notas repetidas para o mesmo evento, etc, etc.
E tem palhaço, sim, só chamando de palhaço, que acha que não deveria ter CPI.
Este é apenas um caso, um ralinho do imenso rio de desvio do dinheiro público que fizeram via Petrobrás.
Abram os olhos esquerdistas. Aquele dinheiro é meu, é seu, é nosso.
Vai fazer falta para nossos filhos, assim como vai fazer falta o que desviaram aqui no RS.
Não interessa se é nosso ou se é deles os ladrões. Vamos acabar com todos. Caras pintads lá e aqui. Passeata lá e aqui. Vaia lá e vaia aqui.
Chega de bancarmos os trouxas.

Bia disse...

Baranga bebada não tem filho e nem o que fazer!

Anônimo disse...

Os Anonimos do Maia são muito "espertos" tudo o que o PIG escreve eles repetem sem o menor constrangimento.

Da farra da Petrobras ele fala de notas frias e firma de fundo de quintal, tão irresponsável quanto o jornalista de aluguelo que escreveu as baboseiras.

Para começar ele poderia ver no blog da Petrobras, e no mínimo ia saber que a empresa que eles desqualificaram presta muito serviço, inclusive para eles da globo e para o grupo da veja. Inlcusive o Viradão Carioca que são centenas de shows em diversos lugares do Rio de Janeiro durante dois dias.

Não precisava nem investigar...

A mentira tem perna curta, anonimo.

Claudio Dode

André F. disse...

...Eu nem ví que era mentira,porque quando percebo aquela arenga monocórdica no ar eu já paro de ler o comentário!Na primeira linha lida (seja qual fôr o truquesinho do redator)v.já pega a idéia... (Essa noticia ele ja havia copiado para cá dia desses...tambem não lí.)

Anônimo disse...

Querem o nome dos envolvidos?
querem o nome das empresas?
Vão investigar.
Não são tão bons em investigar a Yeda?
Vocês são que nem corno. Falam da mulher dos outros enquanto a de vocês dá mais que chuchu na cerca.
"for" não tem acento
vi não tem acento
li não tem acento.
Inteligência rara!!!!!!

Camilo Cienfuegos disse...

Anônimo pago com dinheiro público para policiar blogs de esquerda não tem assento. Aqui este espaço.

A propósito, seriam "os nomes dos envolvidos" e "os nomes das empresas", mas realmente isso seria preocupação de babaca que tem que justificar o salário.

André F. disse...

... Na PRIMEIRA vez que essa "pirada" NÃO usou o corretor de textinho que ela usa,ela já escreveu JEITO com "G"!!!!!!Eu vou botar acento quando bem me der na cachola, não sigo regra prá me expressar!Se eu quero um 'TÚ'forte,eu escrevo ele "forte";mesmo sabendo que está incorreto!!Eu sou o homem mais "nojento" que existe ;rapá!!! EU te agaranto!!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Feil falou sobre o livro do Sebreli sobre os ícones do populismo argentino: Gardel, Evita, Che e Maradona. Recomendo a leitura da entrevista que ele deu no Caderno Cultura da ZH de hoje.
Coloquei em destaque no meu depósito e COM LETRAS GARRAFAIS os seguintes trechos que pincei. Bom fim de semana para todos e boa leitura:

"A religião cívica pode ser democrática e pode ser autoritária. Aqui, na medida em que essa religião cívica não se fundamentava em instituições, em leis, e sim em indivíduos e nomes, levava inevitavelmente ao autoritarismo. Não conheço bem a questão da religião cívica estadunidense, mas imagino que lá se assentou no aspecto das instituições. A prova está em que não houve ditadores nos Estados Unidos, coisa que foi tradição na Argentina.
Provavelmente não estaria mal termos uma religião cívica, quando centrada na criação de cidadãos respeitadores da lei, mas aqui se criou uma religião cívica de patriotas que reverenciam super-homens, os que realmente fariam a história. Não se ensina às crianças e aos jovens que eles mesmos deveriam ser responsáveis pela sociedade, e sim que eles devem respeitar e seguir a esses grandes homens que são os próceres, os grandes vultos.Sim.
Uma sociedade como a que eu quero para o meu país, democrática, baseada em homens livres, iguais e responsáveis pelo próprio destino é, sem dúvida, uma sociedade sem ídolos caracterizados por qualidades extraordinárias que levam ao autoritarismo. Nós os conhecemos, são os líderes carismáticos. Eles são um obstáculo à democracia.
Chávez é um exemplo paradigmático de líder carismático, mas eu não falo de esquerda. Não creio que Chávez seja de esquerda, ele é populista, e o populismo oscila entre esquerda e direita segundo os momentos e a conveniência. Chávez é algo bastante parecido ao que tivemos aqui na Argentina com Perón. Creio que o que há de mais parecido com democracia na América Latina seja indubitavelmente Chile, Brasil, Uruguai. No Brasil as instituições predominaram sobre os personagens carismáticos. O Brasil teve um personagem precursor de Perón: Vargas. No entanto, hoje, no Brasil, Vargas é um personagem para a história. Nenhum partido político o reivindica. Aqui na Argentina continua-se falando de Perón como um guia, e ele governou há mais de meio século, em um mundo e em uma sociedade completamente diferente, que desapareceram.
Sim, não nego que, dentro de uma sociedade democrática e política sempre vai haver personalidades que se destacam mais do que outras, mas devem sempre estar subordinadas às instituições. Já se sabe que Lula não pretende buscar mais uma reeleição, o que ocorre nos países autoritários e populistas, como nos casos de Chávez e nos muito discutidos recentemente Honduras e Equador.
É o caso de todos os regimes que pretendem se perpetuar no poder, como queriam também de certo modo os Kirschner, e felizmente fracassaram.
Nosso país oscila entre a democracia e o populismo. Essa é a grande antítese atual. Não esquerda e direita, porque hoje elas se confundem muito. Não digo que sejam termos que não existem, porque enquanto houver duas correntes uma estará à esquerda em relação à outra. Mas hoje é confuso usá-los. De minha parte, prefiro dizer que a antítese fundamental na América Latina é entre a democracia e o populismo. O populismo representado, basicamente, por Venezuela, Cuba um pouco em decadência, Honduras, Nicarágua, Equador, de certo modo Bolívia. E a linha democrática seria Uruguai, Brasil, Chile, México. A Argentina oscila.
Não precisa falar mais nada, o cara virou meu ídolo."

Prieb disse...

O Feil então está pautando a ZH?
Já sabemos que a ZH monitora os blog, mas que está sendo pautada por eles é novidade.

Suárez disse...

Esse rapaz,o maia, é intrigueiro covarde e puzilanime mas também gosta de puxar saco !!

Tupamaro disse...

O tal de Darsi Ferrer deve ser um dos tantos espiões da CIA infiltrados em Cuba. Eles não aprendem, desde a Baía dos Porcos (invasão idealizada pelo democrata fajuto Kennedy, e hoje temos outro democrata fajuto na Casa Branca que promove golpes em Honduras) que o Fidel sabe como lidar com esta gentalha podre.
E quanto ao BNDES e a Petrobrás eles continuam os mesmos de sempre, assim como o Sarney. O que mudou é as tais entidades hoje operam a favor do lulismo de resultados e não mais para o PIG e seus asseclas habituais, a corrompída e podre oligarquia brasileira, representada politicamente por PSDB/Demo-PFL e ses apendices (PTB, PPS) suturados.

Anônimo disse...

Diversas das correspondencias do Chico Mendes reclamavam dos emprestimos de bancos, inclusive do BID, para atividades ilegais na Amazonia. Pra gente ver que o problema nao vem de hoje...

André F. disse...

É isso ai:temos a faca e o queijo e é só botar a boca na blogosfera!Aqui nossa missão e desmentir os Maias...todos os incompetentes e covardes!!E fazendo nosso trabalho com honestidade sempre!

André F. disse...

É isso ai:temos a faca e o queijo e é só botar a boca na blogosfera!Aqui nossa missão e desmentir os Maias...todos os incompetentes e covardes!!E fazendo nosso trabalho com honestidade sempre!

Anônimo disse...

É isso "ai"??? Agora não colocou acento por quê?
Burro e cheio de nove horas. Eu mereço. Mijei na cruz quando pequeno...

Hélio Sassen Paz disse...

Feil,

Tu és o blogueiro que melhor critica a política partidária no RS.

O Marco Weissheimer é quem melhor denuncia com responsabilidade fatos apurados de forma essencialmente jornalística em todo o RS.

Toda denúncia verídica e toda a crítica cientificamente construída são fundamentais para o bem da informação.

Os blogs alternativos são a voz dissonante. E ainda bem que eles existem.

Infelizmente, o Brasil possui peculiaridades sociais, econômicas e de concentração da mídia de massa que minimizam muito o poder de blogs, Twitter, podcasts, YouTube, rádios comunitárias e panfletos. Embora a concentração midiática na Argentina seja pior do que no nosso país, a escolaridade e a nutrição dos hermanos é bem superior. E isso faz muita diferença.

Aqui, o trabalho de "formiguinha" funciona e está crescendo. No entanto, apesar diminuição da credibilidade dos meios de massa hegemônicos em função da frequente exposição das contradições dos empreendimentos dos barões da mídia, temos que levar em conta os seguintes fatores:

- A crença na empatia dos profissionais;
- A crença na marca das empresas e dos programas;
- A superexposição de determinadas pautas;
- A ignorância generalizada acerca daquilo que não é notícia nos mass media;
- 14% de analfabetos;
- 42% de analfabetos funcionais (inclusive com curso superior);
- Consumismo exacerbado;
- Moral judaico-cristã;
- Taylorismo-fordismo e luta de classes a la 1960's domina pensamento da esquerda;
- Preconceito e ignorância quanto às mídias sociais mesmo entre grande parte dos 62 milhões de brasileiros que já possuem acesso frequente à internet;
- Perda de tempo discutindo pessoas e não IDÉIAS.

Isso posto, nossa informação produz muito menos diferença do que poderia (e deveria) produzir. Logo, o que devemos questionar é o seguinte:

- O modelo discursivo-pedagógico precisa ser o da midiatização: ensinar a produzir (foto, vídeo, blog, edição, publicação, entrevista), publicar e remidiar o conteúdo (twittar, blogar, elevar o ranking dos posts no Google p/aparecerem em posição de destaque nas buscas) desde a 5ª série;

- Mesmo sem sabe escrever direito, o discurso deve ser o da sustentabilidade - pela mudança de hábito e pelo constrangimento das gerações anteriores a partir da sapiência e da expontaneidade das crianças;

- A esquerda pensa em obedecer as leis como elas são. Porém, quase ninguém propõe mudanças nas leis de financiamento das campanhas nem na concentração da mídia de massa. Por que isso ocorre? Porque o modelo menos eficiente e mais passível de fraude e corrupção é o mesmo que ajuda a eximir a estupidez da classe média conservadora de ser responsável pelas suas escolhas públicas - a tão idolatrada "democracia representativa".

Ou a gente parte para a realização independente da burocracia e da tecnocracia de um movimento verdadeiramente pró-ativo e volumoso de inteligência coletiva e de pressão política, social e econômica...

...Ou o teu trabalho, o do Feil e as discussões entre os comentadores que ocorrem aqui e em tantos blogs reconhecidos internacionalmente não passarão de reuniões entre muita gente consciente que, infelizmente, é quase incapaz de fazer a cabeça de quem prejudica e é prejudicado pelo sistema. E nossas discussões permanecerão sendo sobre pessoas e sobre fatos que sempre ocorreram e sempre irão ocorrer no Brasil e no RS enquanto o modelo político for partidário, centralizado e representativo.

Um bom ponto de partida é o seguinte: http://www.trezentos.blog.br/?p=2193

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Alguém perde tempo lendo essas baboseiras desse tal de Hélio?
Esse deve ser um daqueles fanáticos que tu diz que votou em alguém e ele fica meia hora descarregando uma artilharia de palavras sem sentido algum, pensando que está fazendo tua cabeça.
E está cheio de picaretas desse tipo aqui pelo RS.
Maia 2

André F. disse...

Hélio está certo mas cabe mais otimismo!!Aos poucos as pessoas vão aumentando sua participação!Não há nada que interrompa pois é da natureza humana mesmo se expressar.E ao contrário a que se ve na mídia mentirosa ,a garotada pensa, e muito lúcidamente!!Lamentável mesmo é que todos os medíocres estejam ocupando seus papéis e nosso tempo...

Anônimo disse...

"Por CPI da Petrobras, Lula mantém apoio a José Sarney"

Como brasileiro, eu lamento muito termos que ler manchetes desse tipo numa segunda-feira. E não adianta culparmos o Jornal que noticia.

Que País é este? dizia aquela música.

Anônimo disse...

NNÓÓÓÓÓÓÓÓÓFFFAAAAAAAA!!!

Anônimo disse...

Pela bichice é o André F.

André F. disse...

...Vejam AMIGOS!!!:É inútil responder... hehehehe

Anônimo disse...

ALERTA, PRESIDENTE!

Tá no Blog Cidadania - 2ª feira - 26/07

http://edu.guim.blog.uol.com.br/



"Pesquisas Frias no forno"

Eduardo Guimarães diz:
Graças a essa aproximação do veículo, fiz contatos por lá que seus tubarões na direção e no generalato mal suspeitam. E foi graças a essa aproximação que conheci jornalistas que labutam naquele aparato político do PSDB que sentem nojo do que presenciam o tempo todo, ou seja, a ligação escancarada do jornal com o partido político e, sobretudo, com FHC e José Serra.

O fato é que fui informado de que o que a mídia está fazendo com Sarney é só aperitivo. Folha, Globo, Estadão, Veja e apêndices, a mando de FHC e de Serra, farão tudo que for humanamente possível para impedir que Lula faça seu sucessor – ou sucessora.

As pesquisas serão usadas para tentar provocar efeito manada entre o eleitorado, ou seja, vendo que a popularidade do presidente e de sua candidata estão caindo, pessoas hesitantes se uniriam ao movimento forjado.

Apesar de ainda haver dúvida sobre a entrada do Ibope e, sobretudo, do instituto Sensus no esquema supostamente encabeçado pelo Datafolha, as conversas estão acontecendo e, em breve, sairiam ao menos pesquisas Ibope e Datafolha mostrando queda da popularidade de Lula e de Dilma. E uma das pesquisas dirá que a causa da perda de popularidade do presidente e da ministra foi o apoio deles ao senador e ex-presidente José Sarney.

Graças a essa aproximação do veículo, fiz contatos por lá que seus tubarões na direção e no generalato mal suspeitam. E foi graças a essa aproximação que conheci jornalistas que labutam naquele aparato político do PSDB que sentem nojo do que presenciam o tempo todo, ou seja, a ligação escancarada do jornal com o partido político e, sobretudo, com FHC e José Serra.

O fato é que fui informado de que o que a mídia está fazendo com Sarney é só aperitivo. Folha, Globo, Estadão, Veja e apêndices, a mando de FHC e de Serra, farão tudo que for humanamente possível para impedir que Lula faça seu sucessor – ou sucessora.

As pesquisas serão usadas para tentar provocar efeito manada entre o eleitorado, ou seja, vendo que a popularidade do presidente e de sua candidata estão caindo, pessoas hesitantes se uniriam ao movimento forjado.

Apesar de ainda haver dúvida sobre a entrada do Ibope e, sobretudo, do instituto Sensus no esquema supostamente encabeçado pelo Datafolha, as conversas estão acontecendo e, em breve, sairiam ao menos pesquisas Ibope e Datafolha mostrando queda da popularidade de Lula e de Dilma. E uma das pesquisas dirá que a causa da perda de popularidade do presidente e da ministra foi o apoio deles ao senador e ex-presidente José Sarney.

(continua..)

Anônimo disse...

Quem está ferrando o Sarney é a Polícia Fedral do Tarso ou o Estadão, Folha, etc?
Manu

Anônimo disse...

Profissão mais vantagosa do mundo é Ser filho de alguém no Governo Federal.
Agora é o filho do Ministro dos Transportes que "enricou de uma hora para outra" em negócios com empresas envolvidas com orçamentos do Ministério.
O Lulinha fez escola, não resta a menor dúvida.
Vai André Boiola, é a tua deixa.

João L. disse...

A profissão mió do mundo é sendo filho da puta,trabalhar na prefeitura e ficar o dia todo meio anonimo procurando macho em blog de esquerda!!!Nooofffaa!!!

André F. disse...

João Loco:Esse blog é um instrumento importantíssimo! E tem gente que tem uma participação valiosa aqui dentro,que já acabou se afastando...e é pior!Acho que é de Maiakowski aquele verso "Primeiro eles invadiram nosso jardim,e nós não fizemos nada...."hehehe

André F. disse...

...Pô,o Orson W. não vai terminar de ler aquela revistinha...

Anônimo disse...

Desde quando nessa cambada de pseudointelectuais, vegetarianos, estudantes das humanas em Universidade Públicas (de graça) que compões essa "esquerda" existe macho?
Só dá viado e maconheiro.
Nós da direita é que temos que satisfazer a mulherada que para eles são "concorrentes".

Anônimo disse...

Eu prefiro ser filho da "puta" do que ser filho de ladrão. Pelo menos minha mãe ganha o dinheiro dela "f" com o que é dela e não com o do povo.

João disse...

A tua raiva é porque vegetariano nunca come viado!

Anônimo disse...

Nem todo puto é vegetariano, mas todo vegetariano é puto.
Certo como o Lulinha é inocente....

Anônimo disse...

O Hélio Sassen fala tanta burrice que tambem deve ser bichinha! Mais uma bichinha esquerdalha metida a inteligente!Eu mereço!!!!!!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo