Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Foi lançada a Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza


Debate sobre formas alternativas de geração de emprego e renda

A Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza, organizada pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), lançada ontem em Brasília, vai levar a todas as regiões brasileiras debates sobre trabalho e emprego, moradia, acesso dos mais pobres à saúde, produção de alimentos, educação no meio rural, segurança alimentar e acesso de trabalhadores rurais a políticas públicas. A informação é da Agência Brasil.

O presidente da Unicafes, José Paulo Ferreira, disse que a principal discussão da caravana é o cooperativismo como forma alternativa de geração de trabalho e emprego.

“Nossa preocupação é fazer com que se fortaleça o modelo formal de geração de trabalho e emprego, mas que também exista o trabalho associativo por meio das cooperativas. É possível que as pessoas possam criar cooperativas de prestação de serviços, profissionais das mais diversas áreas possam se juntar para prestar serviços”, afirmou Ferreira.

Para o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, a caravana é uma ação importante para destacar o papel da agricultura familiar e das cooperativas na criação de uma consciência cada vez mais forte desses dois setores como "um espaço de geração de trabalho e emprego, renda e produção de alimentos”.

A caravana começará a rodar pelo Brasil em agosto, mas ainda não foi definido de onde irá partir.

2 comentários:

Anônimo disse...

É fácil terminar com a pobreza. É só filizr-se ao PT/Sarney/Petrobrás. Sai da miséria na hora.
Mas que pouca vergonha.
E não querem CPI da Petrobrás.
Há 15 anos atrás minha empresa assinou um convênio com o Banco do Brasil e compramos diversos equipamentos. Durante três anos fiscais do BB estiveram na empresa verificando o uso do dinheiro aplicado no convênio.
Quero que alguém me explique como pode a Petrobrás investir todo esse dinheiro na Fundação Sarney e ninguém fiscalizar a aplicação da verba?
Claro que esse convênio não é sério. É mutreta com participação dos dois lados.
Não entendo como é possível a petezada ter conseguido aparelhar a Petrobrás e os Correios, duas das mais sérias empresas que nosso País possuia, com o intuito único de desviar dinheiro.
Até quando vamos assistir calados?
Será que só a Yeda é visível aos olhos dos éticos?
Ou esse estardalhaço regional tem como objetivo desviar nossa atenção ao que estão fazendo em Brasília?
Já sei por que o Lula nunca está no Pais. Estando longe ele pode dizer que não sabia de nada.

André F. disse...

...Tem que criar cooperativas sim! E há que explorar o que cada região possui de único...por ex.:enlatar("agregando" todo valor possível!)um peixe que só é encontrado no rio jacuí e não na Europa...como é feito com o caviar,de zona fria...que atinge um preço absurdo porque é raro....é por aí!...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo