Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ganhando dinheiro com notícia ruim




De como uma informação negativa pode turbinar o faturamento de uma empresa midiática

Todo mundo sabe que no Brasil é proibido fazer propaganda de cigarro na mídia impressa e outras mídias. Mas é possível – a lei não veda – publicar matéria paga da indústria fumageira, seja motivada por informações do setor, seja por fatos relevantes que exijam divulgação oficial tendo em vista cumprimento de normas da Comissão de Valores Mobiliários e outras instituições de regulação corporativa.

Me acompanhem. Na última terça-feira, dia 7, o jornal Zero Hora publicou uma pequena nota (ver acima) informando sobre a contaminação de 33 agricultores de Candelária (RS) pela doença chamada Folha Verde do Tabaco. Ainda não existe tratamento para a enfermidade causada pelo simples manuseio das folhas de fumo, por isso ela assume uma certa gravidade, principalmente na região fumicultora do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Candelária, etc.

Depois disso, nada mais foi divulgado pelos órgãos da RBS, em que pese a apreensão que causou à região fumicultora do Estado e ao setor fumageiro em geral, especialmente às famílias de agricultores envolvidos com o tabaco, hoje, estimado em mais de 100 mil pessoas, somente no RS.

Muito bem. No dia 12, domingo passado, o mesmo jornal Zero Hora estampou um fato relevante da transnacional fumageira Universal Leaf Tabacos, fora dos padrões usuais. Para tão-somente informar a aposentadoria de um cacique da empresa, a Universal Leaf (doadora da campanha eleitoral da então candidata Yeda Rorato Crusius, sendo que esta não declarou o fato ao TRE) comprou meia página de ZH, e mais um quarto na página seguinte (ver acima), somando 75% de página da edição dominical, onde o espaço é mais caro.

A doença Folha Verde do Tabaco foi erradicada, pelo menos dos órgãos da RBS. Se houver reincidência da moléstia, certamente a indústria fumageira tratará de fazer novos comunicados relevantíssimos à sociedade sul-rio-grandense. Afinal, algum motorista da frota de veículos da Souza Cruz, por exemplo, pode estar em vias de também se aposentar. Nunca se sabe.

8 comentários:

Anônimo disse...

De novo essa encheção de saco contra a Zero Hora.
Mas que falta de assunto.
Vão bisbilhotar a Petrobrás ou o companheiro Sarney, que lá sim tem assuntos interessantes.

Anônimo disse...

pelo jeito ZH/RBS/MENTE continuam espionando o blog, de minuto a minuto. Não passa uma postagem sobre as inverdades que a ZH/MENTE publica que não tenha um comentários de algum funcionário fazendo a defesa veemente do patrão.
Júlio Costa

Jordi disse...

Os poodles de guarda se incomodam e até se irritam já de manhã cedo com o que o blog publica, o que quer dizer que o DG está no caminho certo..

jessé disse...

O Sarney sempre serviu a direita e nunca foi importunado nas suas gatunagens. Hoje que o velhote pilantra está como linha auxiliar de Lula, os "cansados" se cansaram dele. Agora pintam Sarney de o coisa ruim?
No fundo, esses parasitas querem é atingir a candidatura vitoriosa de Dilma.

Anônimo disse...

jessé = resumo do pensamento petista.

Que significa: "se o picareta tá do nosso lado, então ele só uma vítima de ataque da mídia-má-hegemônica-da-elite."

Me espanto demais com a cara de pau esquerdista. Ainda bem que eu fui curado dessa doença vigarista com 20 anos.

Anônimo disse...

É Comissão de Valores Mobiliários

Cristóvão Feil disse...

Sim, CVM.
Obrigado, anônimo.

CF

Anônimo disse...

Pagando bem, que mal tem?

Este é o slogan do PIG. E da oposição que sempre procura agradar os Mais Ricos, e se possível deixá-los mais Ricos ainda.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo