Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A dupla Gre-Nal parece imitar o desgoverno lúmpen de Yeda Crusius


Mas o Inter "morreu" desmoralizado

Tem um conto que não lembro se é do Borges, do Faraco ou de um primo meu que encasquetava que era contista, mas só quando bebia. Como ele bebia diariamente, já se pode suspeitar o que cometia.

É a história de um idoso casto, religioso e muito rico. Um belo dia foi encontrado morto no seu quarto senhorial e austero. O cadáver exibia uma peruca feminina longa, o rosto rebocado de maquiagem grosseira e as pernas estavam envolvidas por meia arrastão de insuspeito bas-fond.

Tanto o Internacional quanto o Grêmio foram derrotados nas suas pretensões de 2009. Um desastre futebolístico guasca. O futebol minguante da dupla Gre-Nal parece que está se inspirando no desgoverno lúmpen da governadora Yeda Rorato Crusius. Lástima completa. Para o futebol, uma temporada perdida, para o governo estadual, um quadriênio irremediável.

O Grêmio ontem foi eliminado da Copa Libertadores trajando a sua tradicional camiseta tricolor, menos mal. Já o Internacional, ao perder a Copa do Brasil para o timão paulistano, vestia um uniforme irreconhecível, camisetas/calções/meias brancas. Não entendi essa opção do Inter. Por que renunciar ao seu tradicional uniforme colorado? Dá a entender – simbolicamente – que estava renunciando igualmente ao título. “Não, obrigado, ainda não estamos preparados para tamanha vitória e tanta glória”.

Enquanto a torcida vestiu a camiseta colorada, comparecendo em massa ao estádio para prestigiar o seu clube do coração, o time em campo renunciava ao título, ao futebol, e ao seu passado de conquistas.

Parece o velhinho casto, religioso e rico do conto do autor que esqueci. Morreu vestindo a renúncia simbólica do seu passado. Morreu desmoralizado. Como o Inter.

31 comentários:

Anônimo disse...

Foi o uniforme utilizado na conquista do mundial, em 2006. Desconhecido para certa esquerda com as mentes algemadas bla bla bla bla... rsrsrs

abraço

MAIAcutaia

marcelo disse...

E la se foi o nosso ópio de cada dia!!! Céus...

Arthur disse...

Só o Inter morreu desmoralizado? E o que aconteceu com o time "copeiro" e "peleador" do greminho? Pegou só babas a Libertadores inteira e no pega pra capar tomou um copioso chocolate em BH e meio em POA (no segundo tempo, de fato, o time cresceu). Baita time copero.

Vamos lá, Grêmio, continuem com as campanhas dos últimos anos que vocês vão a...
...lugar nenhum!!!!

Anônimo disse...

Ou você é gremista ou não entende nada de futebol. Mais provavelmente ambos. O Inter tentou reeditar simbolicamente a final do mundial de 2006, quando teve que usar o uniforme branco para se diferenciar do Barcelona. Mas faltou futebol no segundo jogo e um juiz honesto no primeiro. Coisas do futebol. Quanto a indignidade em futebol, não conheço nenhuma maior do que aquilo que faz a torcida do Grêmio: xinga os colorados de macacos, com óbvias intenções racistas, xingam jogadores negros adversários, imitam sons de macaco, e, por ironia, desrespeitam parte de sua torcida de etnia afro-descendente.

morto#1 disse...

Voces esquecem que o Grande Inter Campeão do Mundo (legítimo) jogou duas finais contra o time do presidente e aí já temos um grande diferencial. Ainda me lembro da barbaridade feita em 2005, sem direito a choro! Acho que Lula indiretamente (até de forma inconsciente) tem influências sim, basta lembrar a arbitragem em SP! O triste de tudo isto foi a torcida do grêmio ensaiar um coro de "macaco" para um jogador do Cruzeiro. Lamentável!

Anônimo disse...

O Gremio só jogou com a camiseta padrão porque o fiasco seria ainda maior se fosse eliminado, em casa, jogando com um uniforme que mandou confeccionar especialmente pra jogar (e ganhar) a Libertadores.

Anônimo disse...

E fez a fama do time da Marginal...

armando

Juarez disse...

"O Gremio só jogou com a camiseta padrão porque o fiasco seria ainda maior se fosse eliminado, em casa, jogando com um uniforme que mandou confeccionar especialmente pra jogar (e ganhar) a Libertadores."

O Grêmio jogou com o uniforme exclusivo da Libertadores. O padrão da Puma é outro, embora também tricolor.

Quanto ao uniforme do Inter, embora a crendice de que é pé-quente, que foi usado no Japão e tal, foi estranho. A impressão que se tinha era a de se estar assistindo a um Santos x Corinthians.

Anônimo disse...

Misturar o fanatismo do futebol com o fanatismo de suas seitas é demais para o meu colesterol. Me tirem o tubo por favor.
Pronto, achamos a desculpa para as eliminações de Grêmio e Inter - A Yeda.
Que barbaridade.

Cristóvão Feil disse...

Admito, sou gremista e não entendo lhufas de futebol.

Abraço!

CF

Anônimo disse...

O Departamento de Marketing do Grêmio inventou ontem o programa TORCEDOR
ROTATIVO.

Funciona assim, 10 mil esperam no pátio tomando cacete da PM enquanto o
time faz fiasco no 1º tempo.
No intervalo saem os que tomaram na cola e entram os espancados cheios de
raiva para tentarem a virada.

dejavu disse...

Torcedor Rotativo...Boa!

É o "Novo" se enraizando no Rio Grande!

O Novo jeito de torcer!
O Novo jeito de perder!
No fim das contas zera tudo, é o "deficit zero", mesmo saindo derrotado!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O problema do Grêmio, do Inter e da Yeda é de ..... comunicação.

Suzie disse...

O pau comeu no Olímpico.
O lombo da elite guasca serviu para as espadas e cavalos da Brigada Militar.
Gás pimenta, balas de borracha, cavalos...
Não estavam participando de uma manifestação de trabalhadores!
Estavam no lazer.
Pegaram a BM treinada pelo Cel.Mendes.
Queriam o quê?
Sentiram na própria pele o quê aplaudiam.
Afinal, aconteciam nos corpos dos(as) outros(as).
No fundo, no fundo, NINGUÉM FICA/FICARÁ FORA!
Este filme já vimos!

Anônimo disse...

O problema no Olimpico é um só.
Proibiram o "mé" lá dentro e os pinguções da ceva e cachaceiros ficam se empanturrando na rua até minutos antes do jogo. Depois não há fluxo que aguente tanta gente entrando de uma só vez.
Solução: Libreração do trago nos estádios.

Anônimo disse...

O Problema do Gremio e do Inter é o mesmo da Yeda: Falta Jogo.

Só a RBS fazendo manchete não ganha jogo.

E o Grêmio e o Inter não tem o MP a favor...

Claudio Dode

patrícia disse...

Para o anônimo das 9h41, são "coisas do futebol" uma torcida sair em peso, como foi a torcida colorada no jogo de quarta-feira e aquele ridículo apagar das luzes que atrapalhou a comemoração legítima do corinthians?

Vai enxergar os problemas do teu clube antes de sair xingando toda a torcida do grêmio, que não pode ser responsabilizada por atitudes racistas isoladas e que, infelizmente, ainda não foram eliminadas do estádio olímpico.

Arthur disse...

De fato, Patricia, a torcida (parte dela, ao menos) do Grêmio e o clube são realmente uns primores de educação e organização.
Mesmo. De verdade. Falar o contrário são apenas maledicências coloradas.
Que o digam os banheiros "atômicos" do Beira-Rio!!!!

SBENTENAR disse...

COMO FOI NA FINAL, O INTER MORREU NA PRAIA!! E O GRÊMIO COMO ESTAVA NA SEMI, MORREU NA SEGUNDA REBENTAÇÃO, ONDE O PADILHA VENDIA SEU TERRENOS PARA OS INCAUTOS DE OS MALAS MAIA DA VIDA.

patrícia disse...

Arthur, meu comentário vale pra ti também, já que estás tão interessado em apontar defeitos dos outros.
Eu estou interessada no meu clube e no que acontecerá daqui pra frente.

SBENTENAR disse...

= A PROPÓSITO, ESTA RELAÇÃO DE OMISSÃO RACIAL DOS TORCEDORES AFRO=GREMISTAS, CONTIDAS NA OFENSAS AOS SEUS "BROTHERS", SOCIOLOGICAMENTE CRIA UMA ESPÉCIE DE "GASA GRANDE & SENZALA" NO ESPIRITO ESPORTIVO GUASCA OU NÃO?? O QUE DIZ O BRANQUELO DO MALA MAIA??

Anônimo disse...

Segundo o Kibeloco as semelhanças entre o Gremio o Internacional e Michel Jackson:

1- Os tres prometeram shows;

2- Os tres venderam todos os ingressos;

e

3- Os tres morreram em casa.

André F. disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

edu disse...

O Inter chegou na final da competiçao, é 2°, pra mim ta bom, nao da pra ganhar todas. Nas que nao da pra ganhar se chegarmos em 2° assino embaixo.

Breton disse...

Aou gremista mas para mim ficou pior para o GRÊmio. Primeiro, sou sócio a anos vou a praticamente todos os jogos e nõa me deixaram entrar num asemi de libertadores. Aliás, colocaram a cavalaria para cima de mim. Ainda vem esses dirigentes dizendo que não venderam ingresso a maism que tinha lugar no estádio. Aonde??? Na cadeira?? Mas na entrada da cadeira (que eu fui para lá tentar entrar) tinha gente da social e da arquibancada. Nos dois espaços (sociais e aqrquibancada) não tinha mais lugar. Fato. Ou seja, venderam a mais. Ou era estratégia mandar as pessoas para as cadeiras locadas. Tinha umas 1000 pessoas na frente do portão 4, e até o gol do cruzeiro tinham entrado umas 10% dessas. Pode??? Estou pensando seriamente em cancelar meu título. E o pior leio depois que dentro do estádio a torcida imitou macacos para os jogadores do Cruzeiro. Patético. Não que o racismo seja exclusividade da torcida do Grêmio, mas no meio do fogo cruzado isso não podia acontecer. Enfim, acho que eu estou muito mais decepcionado do que qlquer sócio do inter. Mas enfim, pelo menos posso dizer que eu já sabia, eu não votei pela volta dos Coronés ao Olimpico, eu não votei no DUDA KROEFF!

Oscar T. disse...

No olimpico a porrada comeu frouxa em bebuns ou não, democrática, como tem sido a BM do Rigotto e Yeda e Cel. Mendes.
No BeiraRio, entrei e saí normalmente, derrotado é certo, mas vi jogo ao lado de crianças e moças, na inferior e popular, sem problemas. Problema no gremio foi da direção, desorganização.

marcelo disse...

Perfeita analise, suzie. A elite guasca ficou enfuriecida e indignada por apanhar da BM!

Breton disse...

Eu não sou da elite guasca e apanhei, como a maioria lá, grande parte ia de arquibancada, que foram os que mais apanharam, assim como já apanhei em muitas manifestações sociais. Só para registro. Vlaro que não tem comparação a titude da BM em um e em outtro caso, mas foi absurdo igual.

Anônimo disse...

A culpa é do FHC e da Yeda!

Anônimo disse...

Menas, menas!!!! não confunda a turba com opiniães cravejadas de sofrimento. Até pq a tricolinagem não ganha NADA há horas, mas não perde a pose... quer dizer: fundilhos rasgados, camisetas de desenho ridículo e futebol ... futebol??? .. ah, nenhum. Resta a pose ... com a bunda de fora...
um abraço
Marcos

Anônimo disse...

A culpa é da Yeda!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo