Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A plataforma Lattes é vulnerável a fraudes


Locutor da Globo, Galvão “Magdo” Bueno é doutor em Física, no Lattes

Está no currículo Lattes: Galvão Bueno, o locutor esportivo da Globo, tem graduação em medicina pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), mestrado em engenharia eletrônica pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e doutorado em física pelo Caltech (Instituto Tecnológico da Califórnia). Trata-se, evidentemente, de uma falsificação, ao que tudo indica produzida para ilustrar a vulnerabilidade da Plataforma Lattes a fraudes.

A peça fictícia está sendo usada numa polêmica que mobiliza pesquisadores de diversas áreas. No caso, é argumento em favor de controles rígidos sobre a mais importante base de dados a respeito de cientistas e instituições de pesquisa do país, mantida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O debate é relevante porque o currículo Lattes é um dos elementos que mais pesa na hora de decidir a destinação de verbas públicas para laboratórios, bolsas, viagens etc.

O currículo falso de Galvão Bueno - que também informa que o apresentador é fluente em croata, chinês e guarani - já foi retirado da base de dados do CNPq, mas ainda pode ser encontrado em imagens "cache" de sites como o Google.

Os defensores de maior rigor na plataforma, entre os quais o físico Paulo Murilo Castro de Oliveira, 60, da Universidade Federal Fluminense (UFF), dizem que o CNPq deveria verificar a fidedignidade das informações postadas. Segundo ele, "são cada vez mais frequentes as notícias sobre fraudes. O fato é que oportunistas existem em todas as áreas, inclusive entre cientistas, naturalmente".

A revista "Piauí" [edição 34, de julho/2009] publicou reportagem mostrando que até o currículo Lattes da ministra Dilma Rousseff foi "turbinado". Essa informação está na Folha de hoje.

…...............................

Admira que o “sabido” jornalista ítalo-brasileiro Elio Gaspari não saiba que o currículo Lattes é mais furado que sapato de mendigo.

Certamente que o velho amigo do general Golbery do Couto e Silva, falecido bruxo e faz-tudo da ditadura militar 64/85, sabia disso, mas ainda assim preferiu atacar a ministra chefe da Casa Civil, por esta ter um currículo falsificado na plataforma Lattes do CNPq (ver artigo de Gaspari publicado hoje em diversos jornais). Falsificado por algum serrista, certamente. Já que o governador José Serra é acusado de mentir sobre a sua condição acadêmica. Neste quesito, ninguém tem o telhado mais frágil que Sua Excelência. Ele se apresenta como economista, quando a rigor, se graduou como engenheiro em São Paulo. No Chile, fez um cursinho de economia, e não o concluiu, mas foi o suficiente para espalhar que porta os conhecimentos acadêmicos e o título de economista.

Agora, o “sabido” Gaspari (ex-auxiliar do colunista social Ibrahim Sued) bem que poderia examinar melhor o diploma de Serra. E que não está publicado no ficcional Lattes, mas nas declarações reiteradas do próprio governador tucano de São Paulo.

34 comentários:

Anônimo disse...

Feil,
o maior prejuizo que o PIG causa a sociedade é isso.Não que eu ache que este assunto é ruim, acho que é um tema válido e importante a ser discutido. O problema é que o PIG define o tamanho da discussão e a hora em que isso será discutido. Por exemplo, estamos todos falando sobre currículo, mais específicamente com a Dilma na berlinda, e como manchete em todos os lugares. Isso toma o lugar de Honduras que deveria ser o assunto principal, e mantém a Dilma na parede, por nada. É incrível a bandidagem da mídia. É incrível a cegueira da população.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O DG dá voltas, dá voltas e não perde a oportunidade em dar uma alfinetada no Serra. Qual o problema com o Serra? O Serra foi excelente ministro da saúde, implantou os genéricos ( fato que por si só demonstra que ele não é nenhum neoliberal, porque bateu de frente com os grandes grupos farmacêuticos) e sabe administrar, inclusive focaliza sua gestão no maior controle do Estado sobre a sociedade, o que é fundamental. Como o problema do Brasil não é ideológico (Serra e Dilma vêm da mesma matriz), mas de gestão e de controle e fiscalizaçaõ estatal, um administrador como Serra pode fazer o Brasil dar um bom impulso no caminho do desenvolvimento social. Se a eleição fosse hoje eu votaria no Serra.

Anônimo disse...

Em 2005, quando assumiu a Casa Civil, Dilma Rousseff teve o seu currículo publicado em toda a imprensa. Não desmentiu. Não corrigiu. Ficou na dela.

zozé disse...

Serra também nunca desmentiu que é ECONOMISTA.

E não é. É um engenheiro que nunca construiu um galinheiro sequer.

André F. disse...

...E o currículo Lattes é decisivo pro encaminhamento de verbas!!??Acho que isso é ausência de administração...

Anônimo disse...

A Dilma foi 'doutoranda', tendo feito todos os créditos na unicamp, me parece. Por suas funcoes políticas, nao defendeu a tese e entao o tempo passou e foi jubilada. Todos que utilizam o lattes sabem que ele nao define entre 'mestrando' e mestre, 'doutorando' e doutor. Isso fica à cargo da analise das datas. Ou seja, ela diz que nao foi avisada do jubilamento e, creio, deve ter coisas mais importantes para fazer do que atualizar o lattes.
O caso do Serra me parece bem mais mentiroso.

giovani montanher madruga disse...

se não estou enganado, o serra nem formado em engenharia é.

Anônimo disse...

A Dilma Petralha não deve ter nem a graduação. Quem conhece a universidade sabe que essa gente só frequenta os corredores da faculdade, ficam fazendo agitação. Quando ganham o diploma foi porque o professorado petralha deu um jeito de aprovar a figura. Muitos professores, que não são petistas, aprovam a desgraçada para ficar livre dela. É duro mas é a verdade.

Anônimo disse...

A grande imprensa comprometida cultua a capacidade administrativa de José Serra e a papagaiada estrábica reproduz, meu Deus como é escura essa imprensa neoliberal.

Anônimo disse...

Esse caso do diploma, mostra que a ministra é desonesta e ponto final.
Mas, acho que Lula nunca escolheria um honesto para sucedê-lo, né?

Anônimo disse...

Sr. Maia, seria uma maravilha o Sera como presidente aí veriamos a Dona Ioda no ministério do planejamento, seu marido Carlos no comando do Banco do Brasil, Eliseu Quadrilha novamente no Ministério dos Transportes, Sr. Busatto num secretaria a prova de gravadores e por aí vai...Ah , ia esquecendo do pessoal da Dalsu num novo ministério a ser criado, o da moda tucana...sem esquecer é claro da nomeação do de FHC como defensor perpétuo do anti-nacional.
Me poupe Sr. Maia, sugiro que vá se informar melhor antes de votar.
Carlos

Kramer disse...

Serra não é autor dos Genéricos, caso o ambivalente comentarista Maia não saiba. O decreto data do Governo de Itamar Francos, exatamente como ocorre no Real.
Tucano só serve pra atucanar mesmo.

André F. disse...

..."TÔÔÔma"!!!!...hehehe

Anônimo disse...

...segundo Zándor Máiar, "petista bom é petista morto".

Agostinho Rosa disse...

O José Serra sequer é graduado. Quando cursava os primeiros anos na Politécnica em São Paulo, houve a eclosão do golpe militar e ele, como presidente da UNE, teve que se refugiar na Bolívia.

Chico Bento disse...

Óia, cauzo qerum, não é bão oiá o deproma de tornêro do Louiz Inaço,qui si formo no SENAI???
Eita pesquisa marvada...
Asque num vai fica deferente, u omi asfregava graxa nu aventá, pa-morde ingana a manhe dele penssa qi tava nu trabaio, i na verdadi tava pinchando preda nus puliça.
He, óme machu não??

Marcos disse...

Dona Yoda no planejamento, Carlos Crusius no banco do brasil, Eliseu Quadrilha nos transportes, Delson Martini na casa civil...ququaquaqua ! Chama o Beira-Mar e o marcola, só falta eles !!

Anônimo disse...

Eu colocaria o Lulinha na Secretaria de desenvolvimento.
Ninguém melhor que ele para transformar uma empresinha pé de chinelo de fundo de quintal em um empreendimento com capital inical de 5 milhões.
Só o Ronaldinho Lula da Silva consegue este feito do nada (quase nada né?)

Anônimo disse...

Essa petralhada não tem qualificação e competência pra nada, mas são mestre em mutretas, falcatruas, maracutaias, montar dossiês fajutos, .... que gentalha baixa. Trabalhar que é bom??!! Nem pensar!

Neli disse...

A competência de Dilma está demonstrada e comprovada, em todas as gestões públicas de sua atuação, nos governos do Rio Grande do Sul e em Brasília. Dilma é a escolhida de Lula, justamente, pelas suas competências: éticas, científicas, administrativas, políticas, diplomáticas e estéticas. As qualificações de Dilma, são de uma singularidade tal, que honram o Estado do Brasil.

Anônimo disse...

Essa Neli deve ter tomado água no parto. Só pode.

Laura B. disse...

O Neli! Que legal, ela usou tudo isso pra defender o sarney!

E claro que sim, o fato do Galvão Bueno ter tido um Currículo fake publicado por algum engraçadinho, autoriza a Dilminha a mentir! Legau! Adoro as relações do Cris.

Amanda Lins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura B. disse...

"Sr. Maia, seria uma maravilha o Sera como presidente aí veriamos a Dona Ioda no ministério do planejamento..."

Ué, tu nao leu o que o Cristovão Feil escreveu uns posts abaixo?
O Serra quer acabar com a Ioda, e a ZH, a Veja e a Folha estão ajudando!!!

Anônimo disse...

Tudo que você ouvir dizer de Dilma Rousseff pode ser mentira. Principalmente se for ela que tenha dito. A mentira é uma marca registrada da Ministra, que disse ter mentido para os militares (que pode ser mentira) e agora mente para os civis, o que é pura verdade.

Anônimo disse...

menas, cristóvão, menas... quer dizer que o currículo da dilma, que estava no portal da casa civil da presidência da república, informando que ela era mestre e doutoranda, também foi fraudado por hackers?

em outras palavras, o portal do palácio do planalto também é vulnerável e sabe deus quem fraudou o currículo da dilma que estava lá?

você é inteligente demais, cristóvão, pra fazer este papel ridículo em nome da Causa...

PS: acabo de 'redescobrir' você neste blog. moro longe há décadas. mas você foi meu amigo de jardim de infância, primário e ginásio. morava na mesma rua, em cachoeira. seu irmão rafael foi meu companheiro de grupo de teatro no joão neves. vocês eram dois garotos muito bonitos e muito inteligentes. seu nome completo não é cristóvão de jesus feil?

Anônimo disse...

CRISTOVÃO #FAIL

Cristóvão Feil disse...

Sim, anônima das 18h07!

Os elogios são para o Rafael.

Bj.

CF

Anônimo disse...

Feil, liberou geral para os fascistas seguidores do Reinaldo Azevedo? Aqui em Sampa, conhecemos bem o Serra Vampiro e sabemos do que é capaz.
armando

Prof. Paulo Penteado disse...

Sou ex-aluno de Cornell e no Cornell Alumni Directory (acesso restrito aos ex-alunos) consta que José Serra obteve mestrado e doutorado:

"Personal Information
Name: Jose Serra
Maiden Name:
Home E-mail: jserra@senado.gov.br
Personal Website:
IM Accounts:

Cornell University Academic Career
Preferred Class:
Year:
Degree: MA, PHD
Year: 1976, 1977
School: Arts & Sciences, Arts & Sciences"

André F. disse...

..."Pau no Pentelhado"o é ex-aluno do "Madureza Ginasial" mas não concluiu o curso...

Anônimo disse...

Para quem está aí bancando o entendido em curriculos, e, notadamene, são na maioria americanófilos juramentados, é bom pensar no seguinte:
- Nos EUA quem conclui os créditos é diplomado doutor. A diferença para quem defende a tese é o PhD, Philosophy by Doctor.
Nesta lógica americana, os americanófilos estão a despretigiar as Universidades que utilizam isto como regra.

Anônimo disse...

Anônimo 17:52!
Não concordo com as suas afirmações.

Estas equivocado.

Pesquise melhor.

A Dilmarréia é falsa!

Anônimo disse...

Bom, faz tempo que foi feita essa discussao,mas só agora as vi. Um bom jeito de saber se o candidato realizou ou nao curso superior,basta olhar o seu numero de registro na Universidade. Por exemplo numero usp, etc. e este será o mesmo por toda vida acadêmica do aluno na mesma universidade. E nao está sujeito a falhas.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo