Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quando um jornal não quer informar, faz como Zero Hora



Que grupos criminosos se apoderaram do Detran? Eis a questão.

Quando um jornal não quer informar, faz como Zero Hora. Vejam a matéria intitulada “Uma autarquia do barulho”, na edição de hoje do diário da RBS. Além de se tratar de um texto escrito com o dedão do pé, parece alguma coisa sobre bloco de sujo do carnaval. O Detran é do “barulho”, para o jornal ZH. Que meiguice.

É uma “missão espinhosa” para o Palácio Piratini (o sujeito da oração é o Palácio, pasmem) manter alguém à frente do Detran.

“As conclusões da Operação Rodin indicaram uma fragilidade estrutural, que ajuda a explicar por que os presidentes do Detran não duram muito tempo no cargo”. Fragilidade estrutural? Os caras roubam quase 50 milhões de reais e o jornal (desinformativo) chama de “fragilidade estrutural”. Só falta constatar que há um feitiço no Detran, e por esse motivo – plenamente justificado, à luz da razão e de métodos científicos avançados –, os presidentes da autarquia são ejetados de suas cadeiras institucionais. “Especulações mais ousadas apontam que pode tratar-se da existência de pregos na cadeira da presidência do departamento encarregado do trânsito” - poderia ser uma linha de trabalho do jornal ZH, emprestando um ar misterioso à edição de hoje.

Mais adiante, o texto fica mais atrevido: “Pela tese dos agentes federais, grupos criminosos se apoderaram de determinados contratos...”.

Que coisa! Sério, agentes federais constroem teses? Grupos criminosos se apoderam de contratos? Tudo muito estranho. Que grupos criminosos seriam esses? Seriam gangues de “bebês japonêses”? Seriam quadrilhas de “bêbados de porta de bar”? Ou talvez “comunistas infiltrados”, os mesmos que teriam provocado a morte de Marcelo Cavalcante, segundo o primeiro-ex-marido, Carlos Crusius? Pode tratar-se, também, de “perseguidores macarthistas”? Ou os “inimigos do déficit zero”? Ou a temível máfia dos “montadores de frágeis palanques” que há semanas cometeram um atentado covarde contra a governadora? Quem sabe as "torturadoras de criancinhas"?

Muito bem. Nós fizemos a nossa parte. Apontamos diversos suspeitos de terem se apoderado de “determinados contratos” do Detran.

Que tal, agora, os editores do jornal ZH reunirem dois ou três dos seus consagrados repórteres investigativos e mandá-los a campo para que nos revelem a verdade límpida e fria sobre o Detran/RS?

Mal podemos esperar.

59 comentários:

Anônimo disse...

O QUE QUE HÁ COM O SARNEY "O CARA" DO LULA?

Anônimo disse...

SERÁ QUE O SARNEY CHAMA O FILHO DE "MEU RONALDINHO"?

André F. disse...

hahahaha...Falta a digníssima governadora alegar que é "perseguida" por ser mulher!!...(ela já usou esse argumento antes...)

Marcos disse...

É tudo armação do ministro Tarso Genro, intrigueiro de marca maior, responsável, entre outras, pelo rebu que levou Caim a assassinar o próprio irmão, Abel !

FABRICIO disse...

E O FHC CHAMA A FILHA DE QUÊ?? FANTASMA DO GABINETE DO SEN.H.FORTES!! POR 6 ANOS !!!!!! E A DESPESA MÉDICA DE UM PARENTE DE A.VIRGILIO, 700 MIL ??! E O APAGÃO 2001/2002 PROVOCADO PELA QUADRILHA DO PSDB, PREJUÍZO DE 40 BILHÕES!! Q MARAVILHA DIABÓLICA !! CONTA MAIS, ANÔNIMO DAS 8:40hs!! NÃO SE ESCONDA !! BABACA ! RIDÍCULO ! E AS FUMAGEIRAS, ESTÃO SENDO TRANSFERIDAS P/GRUPOS JAPONÊSES DEPOIS DO APORTE FINANCEIRO DA YEDA ! É VERDADE HIPÓCRITA ?? QAUANDO VAI SER DEVOLVIDO O DINHEIRO DO DETRAN??

fradinho disse...

Porra de novo o anônimo dando o caminho da conversa!

JÚLIO GARCIA disse...

Muito boa - e reveladora - postagem, Cristóvão. O PiG não tem jeito, mesmo...
Tomei a liberdade de reproduzí-la no meu blog.
Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Detran sofre dos mesmos males de qualquer estatal. E tem gente, vejam, que visualiza, como objetivo de vida e de fé, um Brasil completamente estatal. O problema do Detran e das estatais é a administração política. E alguns cara pálidas não enxergam isso. O Busatto, na conversa gravada pelo Feijó, tocou na casca da ferida. Hoje um governante para se eleger e poder governar necessita (e esse é o grande problema da política nacional) lotear a administração pública aos políticos aliados. Na administração da Yeda, ao PP coube o Detran, ao PMDB o Banrisul e assim vai. E o governo do PT faz a mesma coisa no plano nacional. Os correios para o PTB, a Petrobrás para o PT. E assim caminha o Brasil na direção do engessamento estatal patrocinado pelos políticos (de todos os partidos) e tem gente que quer manter essa mesma estrutura, aumentando, ainda mais, o estatismo no Brasil. São interesses de grupos privados que sempre caminham na sombra do poder. E a picaretagem política toma conta: É Diógenes de Oliveira, é Lair Ferst, é o filho do Sarney, é o Daniel Dantas... O Brasil precisa, com urgência, modificar as estruturas da administração pública. Tem que fazer uma revolução no Estado brasileiro para que ele funcione, com relativa eficiência, para a população de baixa renda. A quem interessa a exclusão social? Incluir o povo brasileiro no padrão de qualidade de vida é interesse convergente. O problema do Brasil não é de babaquice simplória ideológica, mas de gestão que deve ser técnica e não política.

Anônimo disse...

Caro Feil,
Te confesso que fiquei em dúvida, não sei se escolho a opção 'gangues de bebês japoneses' ou 'inimigos do déficit zero', para tentar entender a razão de não funcionar o 'novo jeito de governar' entre nós.
Por enquanto eu continuarei com a tese que eu mesmo desenvolvi: É falta de vergonha mesmo, tantos dos eleitores gaúchos quanto do pessoal que se apossou do governo após a eleição da (des)governadora Yeda.
Por fim diante dos suspeitos elencados pelo teu post, temos um começo para que o Ministério Público do RS comece a investigar.

Abraços,
José Luís

Roberto disse...

A RBS não é estatal e vive da mamata do dinheiro público, por isso não tem vergonha de fazer este tipo de coisa, podemos citar o Daniel Dantas que compra todo mundo e suas empresas não são estatais, quem sabe a Vale do Rio Doce que foi comprada sem dinheiro por um grande amigo do FHC e financie campanhas tucanas tb não seja outro exemplo disso tudo.

Quanto um nauseabundo vem arrotar que empresas estatais são um dos males do Brasil devemos ler que ele gosta de ver empresas como as sistemistas do detran ganhando dinheiro a rodo para não fazer nada, enriquecendo(no caso da vale do rio doce: henriquecendo), e nos fazendo, por exemplo, pagar a carteira de habilitação das mais caras do país, quem paga a diferença da privatização que vai para os bolsos tucanos? cidadão bem informado saberia dizer o que ocorre com o sucatão que se transformou a telefônica em São Paulo depois de privatizada, é só conferir para onde ia o lucro e a parcela que deveria ter sido investida em melhoria da rede, com certeza agora vai aparecer um mago da privatização sugerindo um empréstimo para salvar essa empresa, e quem vai pagar a brincadeira somos nós, de novo, então deixa estatal mesmo.

Anônimo disse...

O pai do Paulão

Um cidadão encontrou o deputado Elvino Bohn Gass, líder do PT, ontem à tarde, em frente à Assembleia Legislativa e lascou:

- Deputado, se a moda pega, daqui há pouco vai ter gente do primeiro escalão de Yeda procurando o pai do Paulão da Conceição.

O parlamentar, que é do interior, não sabia quem era Paulão e só depois de ter sido informado de que se tratava de um homem acusado de ser um dos maiores traficantes da Capital é que compreendeu a provocação do rapaz.

Embora não haja qualquer graça no episódio que gerou a piadinha do interlocutor de Bohn Gass (a malfadada visita do Chefe de Gabinete da governadora ao ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann para pedir-lhe que telefonasse ao filho acusado de tráfico), o fato demonstra com nitidez o quão escandaloso foi o comportamento de um membro do gabinete de Yeda ao informar o pai de um traficante que o filho seria preso.

Paulão, ao que se saiba, continua foragido. Mas isto não autoriza ninguém a pensar que seu pai vai agir como Sérgio Buchmann caso o Denarc descubra seu paradeiro e resolva avisar o progenitor do traficante com a desculpa de que está agindo para “evitar um fim trágico da ação policial”.

Quando José Paulo Bisol, então Secretário de Segurança de Olívio Dutra, determinou aos policiais que só usassem suas armas em casos extremos, estava apenas e tão somente reforçando o que determina a boa técnica policial. E preservando vidas. Ou seja, Bisol, ele sim, estava buscando evitar finais trágicos para as ações policiais. No entanto, foi alvo de algumas das mais duras críticas já sofridas por um homem público no Estado. Dele, se disse que era protetor de bandidos, que desprestigiava e atava as mãos da polícia. Não seria o caso de se perguntar, diante do episódio Lied/Buchmann, onde andam os críticos de Bisol? (Maneco)

André F. disse...

Quem tem telecomunicação na mão tem poder prá tudo...manda e define!!!

dejavu disse...

Uma resposta aos que insistem falar em Sarney e esquecem o que PSDB/FHC/SERRA,DEM fizeram e ainda fazem:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/07/23/sobre-grampos/

Observação: Nassif é insuspeito pois foi violentamente perseguido pelo presidente da república José Sarney ao ponto de perder o emprego!

A machete de Zero Hora simplesmente mostra o interesse que tem seu jornalismo investigativo na questão envolvendo o detran: "uma autarquia do barulho", cheia de sacis-pererés peraltas aparecendo e sumindo, uma alegria só!

Anônimo disse...

O Maia aproveitando a esticada portenha do blogueiro para militar.

João disse...

Vai prá casa ,Meia!

Suárez disse...

Já vai tarde!

Anônimo disse...

Meia´,vai pelo vale das sombras!!!!!!!!

SBENTENAR disse...

- REPITO, COMO DIZIA O GRANDE 'FILOSOFO" O FALECIDO E EX-PRESIDENTE DO CORINTHIANS, VICENTE MATHEUS : "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO SE ENXERGA". DEIXEM O MALA MAIA DE LADO E ELE SABERÁ QUE ESTÁ SOBRANDO E PROCURARÁ SEU DESTINO: OS BLOGUEIROS DA (IN)VEJA E DA RBS. É UM ESTRUPÍCIO DESNATURADO.

Jens disse...

O problema do Detran é a ladroagem. Simples assim.

André F. disse...

Esse crápula é uma afronta à cultura da sociedade...é tudo que qualquer pai teme que o filho se torne!!É a negação de tudo que há de mais sagrado no ser Humano...é uma porcaria...hehehe...incansável!!...Mas se a gente desdobrou até um Médice não vai ser um peido seco que vai tirar nossa alegria!...

Anônimo disse...

Feil,

Como sempre fosse no "caroço da questão", só acho que é muito otimismo teu achar que a RBS vai investigar alguma coisa nestes governinhos que ela arruma para o Rio Grande do Sul. Seria como investigar a si própria. Não vai dar.

A RBS vai se com,portar sempre como o Maia que acha que o Busatto tocou " na casca da ferida", quando a verdade é que o Busatto fez foi uma confissão da devassidão do Governo Yeda, e é claro da concordância com os atos e co-responsabilidade nos fatos.

E fato de els estarem comprometidos até os ultimos fios de cabelos com a privataria, e como no caso do governo do Britto, benficiados.

A RBS é um mixto de Maia com Busatto, bem rasteirinho.

Claudio Dode

Anônimo disse...

...O Cidadão que encontrou o Elvino Bom Gahs não perguntou pra ele sobre o Caixa Dois no PT? Não perguntou sobre o Salazar?
Que pena!!! Perdeu uma oportunidade de sabermos sobre aquele achaque ao contracheque de seus assessores!!!...
André G. disse

Anônimo disse...

Eu fico apavorado com a ideia do que seria um bom jornal para o Feil.

O texto só teria uma frase: a culpa é da Yeda!

Carmen R. disse...

Putzgrila!!Voces tão feitos!Esse cara fica provocando até alguem xingar ele! Se enfia no meio das opiniões dos outros ,puxando a camisa de todo mundo e dizendo as mesmas abobrinhas!!Que mala!!!!!!!!!!!!!!! como dizia meu pai "tipo mais sotrêta"!!

André F. disse...

hahahaha, Mas a luta continua,"companheira"...hehehe.

Marcos disse...

Engraçado, no blog da abelhinha os posts mais radicais e indignados com o desgoverno que os tucanalhas e o senador Simon empulharam no RS são censurados . Neste blog, de esquerda e democrático, os Maias e os anônimos da vida tem sua opinião garantida. Prova de que a direitalha guasca não tem compromisso nenhum com democracia!
No mais, podem continuar latindo ...

André F. disse...

... Compromisso é com seu cartãosinho de crédito!!É gente que detesta todo mundo e nunca adquire um pingo de cultura nem humanidade reais.No máximo leem o Paulo coelho ou o Shiniaxiqui dos anzóis...E são tudo deprimidos!!...

Anônimo disse...

Eu tenho outra teoria: Foi um grupo militante de um certo ParTido, especializado em montar dossies para incriminar os adversários que ao serem impedidos de embarcar no aeroporto com as cuecas cheias de dólares roubados, se refugiaram nos porões do Detran e de lá movem uma ação visando fazer todos acreditarem que no governo do RS também tem desviadores de dinheiro público.

Anônimo disse...

...É impressioante como nessa esquerda tem homem burro e mulher feia!!!
Olhem só:
Lula e Dilma;
André F. e Carmem R.;
Cláudio Bode e Sil;
Marcos Weissheimer e Terezinha Carpes;
Dirceu e Ideli...

el barto disse...

e o dublê de senador vitalício e PILANTRA-MOR da política guasca? ataca o cpers e esquece da CORRUPÇÃO no desgoverno de sua afilhada política...
baita canalha!!!

Anônimo disse...

Por falar em CPERS, o que faz bem um cagaço né?
A cambada sumiu do mapa depois de passarem umas horas no xilindró.
Aquela presidente vai perder o resto dos dentes e ainda não estará livre dos processos que terá que responder pelas ilicitudes que praticou.
Não aprenderam na Escola que a Lei existe para ser repeitada por todos??????
Vão ensinar o que para nossos filhos?

André F. disse...

Simon é ...

Anônimo disse...

Tenho entrado neste blog p/ dar risada**** q tunda vcs têm levado desse anônimo, pessoal!!
O kara é d+. Muito esperto, sabe onde e como irritar vcs.
Prabns, ser invisível, mas mui inteligente.

**õõ**

{MÔ}

André F. disse...

...Pois é ai se vê a que ponto as palavras podem desviar a atenção da realidade num leitor manipulado...podem ser pegos com sangue na roupa e ainda negar e explicar...hehehehe

Anônimo disse...

QUAL O TAMANHO DO RABO PRESO DO LULA COM O SARNEY?
NÃO CONSIGO ACREDITAR NO QUE TENHO LIDO HOJE.
COMO ASSIM PRESERVAR O INVESTIGADO?
ESTARÁ NOSSO PRESIDENTE SE VACINANDO?

SBENTENAR disse...

- O ANÔNIMO QUER SE PROMOVER. PORO GRAMO!!!ESTUPIDO COME LA MERDA DE PORCO DIZIA MINHA MÃE.

Anônimo disse...

Sbentenar,

O Anônimo não quer aparecer não. até porque não tem dignidade nem para assumir o que escreve. Assim como o Maia.

Na verdade deve ser uns dois ou tres vira latas que na troca duma "quentinha", vem aqui defender ou achar que defendem esta velha corrupta e a midia comprometida com os lucros e outras vantagens que o poder proporciona.

Os anônimos são as buchas de canhão que vão pegando os restos que o regabofe tucanalha pefelefista lhes proporciona.

Claudio Dode

Oscar T. disse...

Com esse titulo da ZH me lembrei de filme dos comediantes Gordo & Magro: Uma Dupla do Barulho!
Em Tempo: Confiança dos consumidores no BR aumenta a cada dia. A culpa é do Lula!

Alice Mann disse...

Feil, e a manchete de capa do diarista:"demissão no Detran abre nova reforma na equipe do Piratini".
Nova reforma? De que adiante falar em uma "nova reforma", se os alicerces do desgoverno Yeda estão empodrecios pela corrupção e sua equipe em permanete autoimplosão?!
Infelizmente, enquanto o nosso Rio Grande está nesse estado de degradação extrema,felizmente, o nosso Brasil está sendo reconhecido em todo o mundo pela Política de Governo do Presindente Lula do Partido dos Trabalhadores. O Presidente Lula, um Homem inteligente, soube montar uma equipe formada por cidadãos públicos, com reconhecidas competências técnicas, científicas, políticas, éticas e estéticas.

Bisol disse...

Ugeirm pede apuração do uso político da Polícia Civil


Tendo em vista a gravidade das notícias publicadas pelo jornal Zero Hora, nos dias 16 (página 14) e 17 (página 16) de julho, o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul recomenda, fortemente, a imediata a apuração do ocorrido e que seja dada transparência total aos resultados dessa investida. É merecedor de repúdio o eventual uso político da Segurança Pública em geral – e da Polícia Civil, em particular.

As notícias maculam a imagem da instituição junto à sociedade e expõem a dignidade de agentes do Denarc que são subordinados a uma investigação presidida por autoridade policial competente, bem como associam a Polícia Civil à colaboração com eventuais práticas de chantagem e condutas suspeitas de corrupção em que estão implicados integrantes e ex-integrantes do governo do Rio Grande do Sul. Os fatos publicados, no limite, colocaram a vida de agentes policiais que cumpriram a diligência em risco.

SBENTENAR disse...

- POIS É BISOL. SÓ INSISTE NA FARSA DESTE GOVERNICHO QUEM TEM A MENTALIDADE TACANHA OU CCs QUE MAMAM DO ERÁRIO PÚBLICO. ERÁRIO = IMPOSTOS PAGO PELOS HOMENS/MULHERES DE BEM.

Anônimo disse...

Calma minha gente!
A Yeda está em férias. Logo ela volta para governar, dando continuidade
no RS, aquele progresso que nenhum governante deu.

Vai ter Yeda até o final de seu mandato ,Petralhas!

E a questão de reeleição, a RBS já determinou que não!


FOGAÇA NELES!

André F. disse...

Carecia uma cena do Grouxo Marx perseguindo a véia louca por dentro do Piratini...

Dilma disse...

Bah, a Yeda tá ausente? Gozado, ninguém notou, isso sim que é novo jeito desgovernar... Já o Cpers continua firme, só a ZH que não vê.

E o Fogaça, hein, onde é que anda? Faz tempo que não se sabe dele, muito menos do seu governo.

Lula 80% de aprovação. Dói em quem é antipetista e demófobo, né?

Ah, não, vai procurar no dicionário, anônimo, quem mandou estudar em escola de lata?

João disse...

A gente só consegue notar o olhar cada vêz mais perdido desta Véia ...

Chega de noite eu me atiro na cachaça disse...

Ela tentou os doze passos mas ,lamentavelmente tropeçou!

Chóla disse...

É uma desleixada!! Vivia soltando gazes na minha frente!

Anônimo disse...

Alice Mann. Bebeu água do parto?
O Lula montou equipe o quê?
"O Presidente Lula, um Homem inteligente, soube montar uma equipe formada por cidadãos públicos, com reconhecidas competências técnicas, científicas, políticas, éticas e estéticas".
Ouviu falar em Dirceu?
Ouviu falar em Palocci?
Nem vou falar quantos ministrso já caíram por falcatruas em cartões corporativcos, mensalões, etc, para não me alongar.
Você parece aquele quadro de um programa de comédia que o cara naufragou e estava voltando para a civilização... Sim, porque só pode ser isso. Ou você não é desse planteta.
Me tiiiiiirrrraaaaaaa ooooosssssss ttuuuuuuuubbbbbooooooossssss.....

Anônimo disse...

Não seria a Alice Mann de Taubaté?

Anônimo disse...

E enquanto isso, o conselho de certas cadelas é para relaxarmos e gozarmos.

André F. disse...

...Aí Alice:Quem fica mais ACIMA é o mais atingido!!!

Hélio Sassen Paz disse...

Discordo do chapabranquismo exagerado de blogs como o do Eduardo Guimarães, do PHA e o Amigos do Presidente Lula. Tem muita coisa extremamente grave no Brasil que poderia, sim, ter sido, se não erradicada, pelo menos bastante minimizada. Perde-se muito tempo discutindo nomes e pessoas, enquanto o verdadeiro problema está na crença quase religiosa neste modelo de democracia representativa. Nesse ponto, partidos, sindicatos (patronais e de empregados) e o Judiciário só servem pra manter o status quo. Duas sugestões de leitura: http://mariafro.wordpress.com/2009/07/11/um-balanco-do-governo-lula-pelo-blogueiro-gaucho-helio-paz/ e http://www.trezentos.blog.br/?p=2193 []'s, Hélio

Alice Mann disse...

A composição da equipe de Governo do Presidente Lula, formada por Cidadãos Públicos, cujas Histórias de Vida já prestaram relevantes serviços ao Brasil e a Humanidade, podem ser pesquisadas em documentos, lidas em diferentes publicações e vistas no cinema, através de filmes e documentários. Está tudo disponibilizado, o acesso é livre, e facilitado, por estarmos na era das bibliotecas sem paredes. Para os que sentem paixão de conhecer a História Política Contemporânea do Brasil , é um prato cheio, saboroso e saudável.

André F. disse...

...E pega estes documentos e compara(só por diversão)com a historia do collor por ex.(ou FHC...)E aproveita ,já compara com o velho Brizola!E prá rir ainda mais compara o Darci Ribeiro com qualquer um deles...

Suárez disse...

O Collor tem só a ficha policial!

Anônimo disse...

A equipe do governo Lula pode ser pesquisada nas 40 capas da veja em rotineiros escândalos.
Mas a veja não vale. Só vale a carta capital.
Fanático é "f"...

Anônimo disse...

NNNÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓFFAAAAAA!!!!!...

Anônimo disse...

IMPERDÍVEL…
Socrates entrevista Ciro. E Ciro solta a língua:

É UMA MÍDIA

Partidária, Conservadora, Facciosa e Nepotista

CINCO famílias no País comandam os orgãos de comunicação.

Eles me “odeiam” por dizer isso, diz Ciro Gomes.

É uma mídia que prega a novelização do escândalo.

Mas é uma Mídia que esconde “descaradamente” o custo do

Km do Rodoanel em SP: 50 milhões reais por quilômetro/construído.

Ninguém toca no assunto.

SOCRATES ENTREVISTA CIRO GOMES

http://www.youtube.com/watch?v=vbzqRgF0JN4&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Cara Dilma: Por "demófobo" entendo que você quiz dizer amigo dos Democratas. Se era isto que você queria dizer devia ter escrito Demófilo. Certo loirinha.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo