Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bairro Ipanema virou terra de ninguém


Comunidade denuncia abandono intencional para futura farra imobiliária à beira do Guaíba

Recebi ontem e-mail da comunidade do Bairro Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre:

“Não é de hoje que nosso bairro Ipanema é a pérola nos olhos dos investidores imobiliários, dos donos de bares e dos fiscais da prefeitura e da Brigada Militar. Os primeiros aguardam a mudança no plano diretor para a construção de prédios à beira do lago, e enquanto isso promovem a destruição de imensas áreas verdes construindo condomínios horizontais; os donos de bares (alguns bares) lavam dinheiro do tráfico de drogas e traficam drogas (e alimentam a prostituição) nos estabelecimentos localizados à praça Alberto Pasqualini (para lembrar, e estremecer alguns, no local mesmo onde está o conhecidíssimo bar Chalaça). Já o poder público, nossos 'fiscais', tiram, cada qual, seu quinhão para o sustento do lar. Há tempos que existem indícios de que fiscais da EPTC, fiscais da SMIC e SMAM, e brigadianos recebam propina destes estabelecimentos comerciais para que possam funcionar indevidamente. Dos três 'bares' localizados na praça Alberto Pasqualini (Chalaça, Leblon - cujo dono é um 'militar' -, e Tri Bom) nenhum deles obedece o alvará que possui, e um deles nem alvará possui. O ambiente desta parte do bairro é algo de estarrecedor: consumo de drogas nos capôs dos carros; kombis que servem de motel; ruas que servem como ringues; oferecimento diário da cotação do crack e do papelote de cocaína, escutado através das janelas de nossas casas, etc.”

A carta dos moradores de Ipanema continua, aponta que há interesse dos investidores imobiliários na degradação do bairro à beira do Guaíba. Com isso, os preços dos imóveis caem a preços irrisórios, facilitando os negócios depois das modificações previstas no Plano Diretor, que permitirá edificações altas e condomínios de luxo naquele privilegiado recanto da Capital.

Segundo a carta da comunidade “o tráfico de drogas a ninguém incomoda porque a empresa de comunicação social mais importante do Estado do Rio Grande do Sul, e que promove intensa campanha contra o crack, é, ao mesmo tempo, dona de uma das construtoras interessadas no potencial econômico que o bairro representa”.

O e-mail da comunidade de Ipanema está endereçado a vários vereadores de Porto Alegre, a alguns blogs independentes, à jornalistas de Zero Hora, Correio do Povo e O Sul, à SMAM, SMOV, e ao setor de comunicação da Polícia Civil do Estado.

Foto: orla do Guaíba, bairro Ipanema, Porto Alegre.

6 comentários:

André F. disse...

...BOAS noites em IPANEMA quando só a espécie canina uivava na rua bucólica...Infelizmente essas coisas estão ocorrendo em qualquer bairro de Poa,não é flagelo só lá...Mas continua LINDA e assim tem que permanecer!

Anônimo disse...

A prostituição e tráfico de drogas não tem nada a ver com degradação do bairro para especulação imobiliária. Isso é papo furado. O crak surgiu forte em Caxias há alguns anos e agora está a mil em Porto Alegre e devemos todos enaltecer a campanha da RBS sobre o assunto. O bairro Intercap, virou ponto de prostituição e tráfico de drogas e não tem Orla alguma para especulação. Cada esquina pelo Bento ou Ipiranga está tomada por menores, prostitutas profissionais ou travestis, de dia ou de noite. Chega de hipocrisia. A maconha, por exemplo, é a entrad para essas drogas (crak e cocaina) e no entanto, quantos daqui estavam na marcha da canibis? Infelizmente esse ramo de negócios movimenta muita gente (consumidor, traficante, polícia, políticos, gigolos, etc) e está enraizado na nossa Cidade. Todos somos culpados por achar normal amigos, parentes, conheciddos se drogarem achando que eles estão estragando somente suas vidas. Mentira. Eles estão ajudando a movimentar esse negócio que só traz desgraça para as famílias. Tem que se mudar a legislação e penalizar forte todos os que usam ou contribuem dealguma forma para o uso dessas porcarias (não estou falando do time do Inter).
Larguem a RBS de mão e vão tratar de enxergar onde está o furo da bala.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Gosto de correr em Ipanema, que é parte da lembrança da minha infância, mas o bairro ingressou numa onda decadente faz décadas. Quer melhorar a qualidade de vida do bairro? Simples, não vamos ser avessos ao progresso. Qual o problema de construir bons prédios residenciais (não falo em espigões) naquela região? Eu vou votar a favor do POntal do Estaleiro exatamente para mudar o perfil da cidade de Porto Alegre, porque essa é uma grande oportunidade da cidade deixar de ser refém dos interesses particulares das patrulhas ideológicas que criticam o marasmo da cidade, mas fazem de tudo para ela ficar no mesmo marasmo. O DG outro dia criticou que o Estaleiro está abandonado, mas faz campanha para que o projeto que prevê a construção de benfeitorias em local público e que vai ser utilizado pelo povo (calçadão, rua, marina, bares e restaurantes) não saia do papel, porque isso é idéia dos malvados especuladores. Sou a favor da construção de edifícios em Ipanema. Por que não?

André F. disse...

ah!...É mesmo...MIAMI é que é o canal!!!!...A gente pode pedir pros"tios" deixarem a gente passar por dentro do terreno dos condomínios "DE LUXE" prá finalmente aproveitar as margens da cloaca...

Baldino disse...

Não seja idiota, Meia. Vc quer que Ipanema fique como o litoral de São Paulo, um dos mais belos do Brasil, mas que infelizmente está todo ele privatizado por enormes condomínios de luxo, onde a burguesia paulistana e de Ribeirão Preto vai cheirar até ficar empapuçado? É isso que você quer? Pra chegar à praia é preciso dar uma imensa volta e passar pelas estreitas "servidões de passagem" em fila indiana de tão apertado. Um litoral belíssimo e privado. Gente, vão à SP e verão como é o futuro de Ipanema, Porto Alegre.
Um horror!

Anônimo disse...

Maia tu és uma anta.Não tem mais o que fazer...vai catar coquinho,pastar...Vai,meu filho.
cristina

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo