Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MST inicia marcha


Recebo nota do MST:

Marchantes partem de Santa Margarida do Sul (RS), de onde foram impedidos de seguir à São Gabriel em 2003.

Uma marcha em direção à São Gabriel marca a conquista do mais recente assentamento das famílias do Movimento Sem Terra no Rio Grande do Sul. Na manhã de hoje (16/12), os trabalhadores rurais partiram de Nova Margarida do Sul em direção ao novo assentamento na Estância do Céu. A escolha do local de partida é simbólica: foi em Santa Margarida do Sul que, em 2003, o MST foi impedido de prosseguir marchando para São Gabriel.

O complexo Southall foi desapropriado em 2003, porém o Supremo Tribunal Federal impediu a desapropriação da área maior do que o território de 133 municípios gaúchos e com dívidas com bancos públicos. Na época, os ruralistas que já haviam ameaçado a vistoria das terras com seqüestros e bloqueios, distribuíram um panfleto que incitava à violência contra os trabalhadores, sugerindo o uso de veneno e armas de fogo contra os acampados.

Cinco anos depois, parte da área é agora desapropriada e junto com outros novos assentamentos na região, irá assentar mais de 600 famílias, gerando 1800 empregos diretos e injetando cerca de R$ 20 milhões na economia da região.

A Marcha deve chegar no novo assentamento na quinta-feira, dia 18/12, pela manhã.

.................

A expressão “marchante”, no caso, é imprópria. Marchante é o negociante de gado, o atravessador entre o pecuarista e o retalhista.

Marchar significa caminhar. Portanto, o mais apropriado seria caminhante, aqueles que caminham, que andam, que marcham. Uma sugestão ao setor de imprensa do movimento. De resto, força e saúde aos caminhantes.

33 comentários:

Anônimo disse...

Mendes neles!

Anônimo disse...

Mendes neles: Busatto, Lair, Fernandes, Culau, Chico e todos os quarenta que saquearam o Detran.

Pena que o Mendes só é valente com trabalhador e professoras. Já com os meliantes ele conversa na rua, no telefone, pura meiguice.

Anônimo disse...

Trabalhador ? Onde ?

Anônimo disse...

Mais uma favela rural a ser sustentada por nós trabalhadores através o bolsa-esmola.

Cel

Carlos Eduardo da Maia disse...

Conquista? A terra southall vale R$ 3 mil a 4 mil reais o hectare e o governo federal pagou 6 mil. Nada contra os negócios, mas dizer que parte da fazenda Southall é uma conquista do MST é dose para mamute.

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o MST ainda tem a cara de pau de dizer que parte da fazenda southall foi desapropriada!!! Porque eles não dizem a verdade? Qual o problema de dizer que foi o governo federal que embolsou dinheiro público além da conta para comprar por preço a maior essa fazenda?

Anônimo disse...

Acabo de ler q o IGP despencou. Isso mesmo, D E S P E N C O U !

Der Gobbels nao sabe onde esconder isso, pois qeriam terminar o ano cheios de "más notícias" ou, ao menos dizendo q o mundo estava prá acabar em 2009.
Craro, prá qem cresceu fazendo jornalismo na base do jabá, ficou duro escrever a mentira sem provas, a falsidade desmentida de todo dia.

Porq o povo, agora qer outro jornalismo ... o NOSSO!

Sim, nao somos formados nessas Universidades de picaretas engomadinhos, nao escrevemos bem e mal sabemos a sintaxe.

Nao tem pobrema, o povo qer comida, qer alegria, qer verdade, qer casa própria, qer filho na creche e escolas decentes c/ chances iguais.

O povo qer dormir e no dia seguinte, ir pro trabalho c/ o corpo banhado, e voltar cansado de produzir, mas vendo seu dinheirinho podendo comrar remédios, roupas e ainda ver sobrar algum prá viajar e rever parentes e amigos, lá de longe.

O povo deu as costas á mídia cadelinha no cio, por se sentir tratado como idiota.

Muitas vezes disse e vou repetir: a verdade é como merda - fede mas bóia.

Enqto isso, os redotres-capatazes esmagam qlqr tentativa de notícia clara e honesta q possa vir á tona.
Agora a mídia corporativa e do atraso ficou q nem barata tonta, nao sabe prá q lado vai, e mesmo assim, insiste em se apegar ao lado errado.

E o natal chegou, c/ ele, 1 Papai Noel de 9 dedos (aqele q + odeiam), 1 barbudo q nao pede a niguém prá sentar em seu colinho, mas os beija e afaga c/ se fossem seus entes qeridos, onde qer q estaja.
O ano todo, todos os anos.

Papai Noel nao veio da Lapônia e sim de Pernambuco e nao fala HO-HO-HO, mas tem sotaqe arretado.

E a mídia do atraso procura por Daniel Mendes, a dupla Bat-a-mao e Rob-a, q está prá sumir nao nos trenós de renas c/ caras de panacas, mas num camburao q insite em nao sair de suas portas.

E c/ ele, sumiu o jabá q antes significava "bom natal" prás Famiglias neo-nazi q controlam a mídia tupiniqim...

O q falar? Nada!

Vcs morrem, enquanto nós somos os novos jornalistas do Brasil.
Estamos re-ensinando o q os dotô/professô metidos a besta nao tema mais prá ensinar.

A USP, outrora Universidade de SP, nao passa de 1 nefasto ninho tucano-pefelento. Aqilo virou antro do q de pior se pode ensinar a um estudante de direito, filosofia, sociologia, história, economia e/ou de comunicacao.

Virou fábrica de fazer patroes.

E já q somos a nova mídia, entao vamos continuar desconstruindo o lixo q eles tentam nos passar, mas q é DELES.

Ontem lí o "editorial dos mortos-vivos" escrito por ninghuém menos q Ricardo Noblatblabla.
Tive pena.
O cara se poerdeu no q qiz dizer, e eu ria.

Ok, nós o compreendemos seu Noblatblabla. O sr tem razao, mensalao é corrupcao. Mas o sr se esqeceu de mencionar Azeredo, o tucano pai do filho q o sr chama de feio.
O sr tmbm se esqceu de citar sua esposa, entalada em escandalo c/ o deputado Raul Jungaman, algo em torno de 33 milhoezinhos.

Coisa pouca, né?!

Mas, a bem do jornalismo, mesmo o pitaqeiro, o sr omitiu, afinal, a merda dorme c/ o sr e o sr finge q nao sabmemos.

Moral de cueca?
Nao temos nenhuma, mas o sr tem moral de esposa corrupta prá oferecer?

Moral de mensaleiro? Nao, nao existe. O q é ilegal, deve ser tratado na palavra da lei.

Mas o sr qer o q? Mensaleiro em cana e sua esposa em Miami?

Aliás, qero propor ao sr o seguinte:
q tal nós 2 dentro do Maracana lotado num dia de Fla x Flu, o sr pedir vaia prá Lula?

Ou num dia de Corinthians x Palmeiras, será q sai?

Nem vou pðedir prá fazermos o mesmo num dia de Ba x Vi ... porq aí já covardia ...

Mas, pelo meu lado, o sr me permite pedir uma salva de aplausos pro sr e prá sua Der Göbbels?

Em qlqr desses lugares?

É ruim, heim Creonice, é ruim heim?!


Inté,
Murilo

E vamos votar em Dilma!

Anônimo disse...

"mendes neles". mendes é aquele boçal, fanfarrão e COVARDE que foi pego em conversas suspeitas com quadrilheiros detranzistas, né? só pra saber...

Anônimo disse...

Bush, como último ato, acaba de decretar o fim de uma antiga tradição natalina na Casa Branca: o sapatinho na janela.

Anônimo disse...

mendes, o boçal, é aquele que gosta de mandar bater em trabalhador, mas que com quadrilheiros e vacas pecuaristas (aquela raça que pega dinheiro no bb pra comprar picape último tipo e não paga) é um doce...

Anônimo disse...

É isso aí, Feil. Vida longa ao MST. Não fosse a luta incansável desses bravos trabalhadores, teríamos desapropriação ou compra ou coisa que o valha? É certo que não.
Portanto, trata-se, sim, de uma conquista do povo do MST. Conquista que deve ser louvada por todos os que querem viver num país mais fraterno e justo.
Que se espalhem mais e mais "favelas rurais" por todo o nosso Brasil. Com elas, a quantidade de "bolsas-esmola" a serem distribuídas vai diminuir bastante.

Anônimo disse...

Dicionário terminológico da Esquerda:

Autor:?????

"MOVIMENTOS SOCIAIS" = Grupos organizados que pregam desde privilégios ou até mesmo, terrorismo. (MST, MLST, FARCs e PCC)

"LATIFUNDIÁRIO" = O agricultor ou pecuarista que produz alimentos de uma forma infinitamente mais eficaz e rápida do que na agricultura familiar, e com um custo final menor para o consumidor.

"ELITE INTELECTUAL FORMADORA DE OPINIÃO" = Pessoas com exposição na mídia que só falam bobagens marxistas.

"PASTORAL DA TERRA" = Padrecos vermelhos da condenada e herética ‘’teologia da libertação’’ que têm a cara de pau de dizer que são cristãos.

"A CULPA É DO BUSH" = A culpa é nossa mesmo.

"JOVEM, O AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" = Estudante de universidade pública federal, membro do DCE, militante do PT, PSOL ou PSTU e que usa camisa do Che Guevara, boina com um bottom de estrela vermelha (ou foice e martelo), vagabundo, sujo, vândalo e quase sempre maconheiro.

"ELITE ECONÔMICA DO PAÍS": Pagadores de impostos, pessoas que trabalharam e prosperaram mesmo estando num país tão adverso quanto o nosso.

"SER EXPLORADO PELO SISTEMA"= sair para trabalhar como todo cidadão decente.

“PÁTRIA LIVRE” = País cuja população é governada por ditaduras totalitárias sempre de cunho fascista ou socialista.

"HOMEM DE LUTA" = Facínora que rouba, tortura, mata e provoca desordem social. Tudo pela causa.

“IMPRENSA GOLPISTA OU MANIPULADORA” = Imprensa livre.

"IMPRENSA DEMOCRÁTICA" = Imprensa controlada pelo governo e pelo partidão.




Pagador de Impostos

Carlos Eduardo da Maia disse...

Leio no aurélio, marchante vem do francês "marchand" que significa comerciante. E no vocabulário popular também é conhecido como aquele que sustenta uma concubina....

Anônimo disse...

Dicionário terminológico da Direita que é tão tacanho que
só tem uma definição:

"FILHO DE UMA PUTA": cachorro safado direitoso que vem pregar moral depois de mais de 500 anos de desmandos que fizeram neste país. Normalmente são covardes, ladinos, espertos, cansados e aproveitadores. Qualquer coisa que for feita para tentar dividir um pouquinho do que conseguiram com "sangue, suor e lágrimas (normalmente roubando ou mamando no estado que tanto deploram)" é taxado como comunista ou terrorista (termo atual na moda). Seus filhos são herdeiros diretos de tudo o que conseguiram "com muito labor" e são atavicamente ligados a qualquer tipo de poder que possa beneficiá-los, resumindo são os eternos exploradores de todo e qualquer benefício que por justiça deve ir ao encontro dos mais necessitados! Corvada! Sem esquecer que são tementes a Deus!

Anônimo disse...

.....................CRISTÓVÃO,EU GOSTARIA DE DAR UM ABRAÇO BEM FORTE NOS COMPANHEIROS DO MST QUE ESTÃO INDO PARA SÃO GABRIEL.A CAMINHADA HISTÓRICA FIZ ACOMPANHANDO ELES DESDE O DIA QUE PASSARAM AQUI NA NOSSA CACHOEIRA.E SE PRECISAREM DE NÓS AVISEM É SÓ O TEMPO DE CHEGARMOS ....

Anônimo disse...

A grande piada:o latifúndio produz alimentos. A outra piada: de forma mais eficienbte do que a agricultura familiar. Sugestão: Leia! Leia! Leia! Concordo contigo, Panoramix.

Anônimo disse...

parabéns ao MST por mais esse feito.

Anônimo disse...

Viva o MST!

Anônimo disse...

- POSSO ME ENGANAR, O ANÔNIMO E O MALA MAIA, SÃO OS MESMOS PERSONAGENS QUE DEFENDEM A OLIGARQUIA QUE GOVERNOU PINDORAMA 500 ANOS. NÃO VÊEM OS ENERGUMENOS QUE AS DECISÕES OLIGÁRQUICAS DEIXARAM O PAÍS A MERCÊ DAS ENRAIZADAS ESTRUTURAS INJUSTAS QUE ESTAMOS SUBMETIDOS. UM DIREITISTA APOSENTADO EXIGE DE LULA A SOLUÇÃO DAS APOSENTADORIAS. POR QUE NÃO JOGA UM "SAPATO" NO SEU EX-PRESIDENTE QUE CRIOU O FATOR PREVIDENCIÁRIO?? ATURAR ESSA DIREITALHA CARCOMIDA TEM QUE TER ESTÔMAGO.

Anônimo disse...

O Pagador de imposto engana até aí porque quem paga imposto é quem trabalha, a turma dele SONEGA.

Para o Pagador (Sonegador) imprensa livre é que nem a senhora aquela que faz tudo quando é paga, e as vezes dá até desconto.

O Pagador/SONEGADOR é igual ao latifundiário que compra uma pickup e vem para cidade dar banda no parcão, enquanto um trabalhador está fazendo o que ele deveria fazer para produzir alguma coisa.


Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Panoramix, o moloko está te deixando um tanto ressentido. Diminui a dose, please!

Anônimo disse...

Cláudio Dode, vá se enxergar!

Paga imposto quem trabalha (no meu caso são 29 anos na iniciativa privada), e sonega aquele que ganha sem trabalhar. Se tenho uma Toyota Prado ano 2009 é porque mereço. Não tenho que dividir com petralhas, já que, pago mais de 200 mil reais de imposto de renda por ano e praticamente nada tenho de retorno do governo federal.

Pagador de Impostos

Anônimo disse...

Aviso aos navegantes ( e sonegadores): aqui não adianta declarar, tem que ser lá na Receita Federal.

Tem todo o jeito de ser sonegador, mesmo.

Anônimo disse...

Eu roubo. Tenho um Austin Martin 2008, brittish, off key do colega da japonesa Toyota.

Sorry, periferia. Não pago nada de impostos, só propinas, molhar mãos e outros quetais.

Pagando propinas, que é o imposto do submundo, eu pago mais, mas tenho oportunidade de mais business, falou?
Tudo é proporcional, gente!
Feliz Natal!

Dim-dong! Dim-dong!

Anônimo disse...

Aos inteligentes que apóiam o MST, me expliquem qual o emprego gerado no assentamento. Agricultura familiar não é emprego. Fui agricultor e nunca tive carteira assinada, salário, 13, férias, plano de saúde, seguro de vida... Você vive para subsistir.
Pelo que sei, a família não é dona da terra (nem vou falar que permanece no cabresto de meia dúzia de "líderes" barbudos e loucos).
Como fica o filho do assentado quando cerscer? Pelo tamanho do lote, terá de:
a) esperar o pai morrer para que ele seja o beneficiário;
b) ir para algum acampamento;
c) ir para alguma favela.

ZéMané

Anônimo disse...

Zé mané o teu próprio discurso já justifica todo o movimento do MST.
O bom é ser como o Madoff. Fazer uma mega pirâmide e depois confessar que tudo foi um golpe.

Beleza, Madoff é o cara!

Anônimo disse...

= O PAGADOR DE IMPOSTOS NA BASE DE 200 MIL POR ANO, É UM IDIOTA COMO O MALA MAIA. SE ESCUTASSEM SEU GURU , DELFIN NETTO, VIU MALA MAIA, QUE DISSE O SEGUINTE : QUEM PAGA IMPOSTO É QUE TEM UM MAU CONTADOR. O CORRUPTO DO DANIEL DANTAS TEM DECOLUÇÃO DE IR. QUE TAL?? QUEM SABE MALA MAIA, A DIALÉTICA DE HEGEL EXPLICA.

Anônimo disse...

Depois de toda a violência da polícia do Mendes, e dos ataques de procuradorezinhos, só um Yedista pode negar o espirito de luta, e o mérito do MST nesta desapropriação.

já quanto ao dicionário do Pagador/Sonegador(?) de imposto:
"LATIFUNDIÁRIO" = O agricultor ou pecuarista que produz alimentos de uma forma infinitamente mais eficaz e rápida do que na agricultura familiar, e com um custo final menor para o consumidor."

Vou responder com uma singela frase sobre o latifundiário que assume a presidência do Grêmio, em um blog da PZH:

"Duda herdou do pai os negócios da família, como a fazenda Capão Alto, em Tapes. Uma vez por semana, costuma ir à propriedade, onde planta arroz e inverna bois — compra o animal novo, engorda e vende para frigoríficos. Na manhã da visita de Estilo Próprio, quem faz as honras da casa, original desde os tempos do prefeito Loureiro, é a funcionária Lolita."

Ao contrário dos agricultores familiares que trabalham seis dias e descansam um. O latifundiário trabalha um e descansa seis.

E quem faz as honras da casa a dona Lolita está lá a cinquenta anos....esta sim muito mais eficaz e com custo muito menor...

Claudio Dode

Anônimo disse...

latifundiário brasileiro: do latim fazendeirus picaretandus - aquele que pega $$$ do bb a juro baixo dizendo que é pra plantar, mas na verdade compra picape último tipo, e não paga o bb alegando quebra de safra.

Anônimo disse...

Compra uma Toyata prado, se manda para Punta, aí quando volta, naquele dia de trabalho ele usa para ir na agência dizer que quebrou a safra...

Anônimo disse...

Latifundiário aqui na minha cidade, Cachoeira, é aquele que passaa semana toda na esquina do Clube olhando para o céu para ver se vai chover e quando chove ele não pode ir lá fora. Gado ele só sabe quantos tem no dia da marcação....(uma festança)...Mas só sabe se divertir na "Zona" e a mulher diz que lá é que ele perdeu o dinheiro que ela tinha recebido de heranç, porque seu pai era um heroi... ficava sempre lá fora. Uma noite na casa principal, outra noite lá no casebre no fundo do campo.

Anônimo disse...

Eita invejosos!

Anônimo disse...

Huááá´, huáááá!
Do Claudio Humberto:

Sem-terra: no RS, indenização milionária deixa Lula irritado

Em bate-papo com ministros e um governador, o presidente Lula reclamou da elevada indenização, no valor de cerca de R$ 160 milhões, que foi paga pelo Incra na desapropriação de áreas no Rio Grande do Sul para assentar sem-terras. Lula se disse inconformado: “Isso daria para hospedar eles todos em hotel cinco estrelas pelo resto da vida!”

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo