Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Direita acuada pede desculpas pela corrupção na Grécia















Grécia insurgente

O primeiro-ministro grego, Kostas Karamanlis, pediu, ontem 16/12, desculpas pelos escândalos de corrupção ocorridos no país desde que assumiu o poder, em 2004. O pedido de desculpas do chefe do governo ocorreu num dia em que eclodiram novos distúrbios nas ruas, em protesto contra a morte de um adolescente no último dia 6 de dezembro pela polícia do governo.

Num discurso perante o grupo parlamentar do partido governamental Nova Democracia (novo partido da direita grega), Karamanlis garantiu que não se tinha apercebido da seriedade dos referidos casos de corrupção e afirmou que assume, totalmente, a "responsabilidade política" que lhe cabe. O primeiro-ministro grego prometeu ainda novas reformas no sistema de ensino, um dos pontos que mobilizam a população contra o governo.

Entretanto, a capital da Grécia, Atenas, foi cenário de novos tumultos. Entre outras ações violentas, um grupo de jovens lançou coquetéis molotov contra a sede das forças policiais antimotim. Os jovens também lançaram pedras e provocaram danos em veículos estacionados nas imediações.

Os anarquistas são muito fortes na Grécia, eles lutam contra uma reforma do ensino que foi implantada ainda no final da década de 90, pela não-concessão de minas de ouro a investidores estrangeiros, contra a corrupção dos sucessivos governos de direita no País e contra a estagnação econômica que aumenta o desemprego e a falta de horizontes para os jovens. Os anarquistas acusam militantes do Partido Comunista da Grécia de apoiarem a repressão do governo de Karamanlis.

A Grécia é um caldeirão insurgente, hoje, na Europa. Talvez uma antecipação do que virá caso se confirme a forte recessão econômica mundial para os próximos anos.

As fotos acima são dos seguintes fotográfos e fotógrafas (sem ordem): Yiogos Karahalis, Louisa Gouliamak, Dimiter Dilkoff, Satris Mitrolidis, Nikolas Giakoumidis, Grigoris Siamidis, Petros Karadjias, Aris Messinis, Olivier Laban-Mattei, Bela Szandeszky. Agências: Reuters, AFP, AP, Getty Images.

Os protestos de 6 de dezembro começaram com a morte pela polícia grega do jovem de 15 anos, Alexandros Grigoropoulos (na primeira foto, de baixo para cima).

Clique nas imagens para ampliá-las.

24 comentários:

Guilherme disse...

A preocupação está se espalhando e ganhando muitos apoiadores aos estudantes anarquistas no restante da Europa.

Semana passada, em Lyon os torcedores do Bayern München levaram os cartazes da foto (http://manihot.files.wordpress.com/2008/12/bayern_torcida.jpg)

Pena que aqui (Brasil, RS, POA... you name it...) não se vejam protestos deste porte à corrupção.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que mundo vocês vivem? Quem lê este post fica com a concreta impressão de que o povo unido que jamais será vencido da Grécia está se insurgindo. Nada disso está acontecendo. Houve a morte de um jovem e as manifestações ocorreram. Evidentemente que os aproveitadores de sempre aproveitam lá e aqui.

Anônimo disse...

Possivelmente o Mendes, a Yeda e os eucaliptos estejam por trás dessa morte.
ZéMané

Anônimo disse...

Sua mãe também, Zé Mané.

Anônimo disse...

Sim, sim... tudo invenção de "certa esquerda"... Nada demais, tudo normal, só houve uma morte, nada de mais... manifestações? Que manifestações? Somente um grupinho de desocupados querendo aparecer, nada mais... E o povo? que povo? Tudo normal... até o Maia é normal... Sempre relativizando, normal...

Epere e verás, homem de pouca fé...

Carlos Eduardo da Maia disse...

"Os estudantes protestam e vão para casa. Depois chegam anarquistas e destroem a cidade", disse Taki Michas, colunista do "Eleftherotypia", diário ateniense de esquerda.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:57: você acertou, o Mendes, a Yeda e os eucaliptos estão por trás dessa morte e de todos os protestos que estão acontecendo na Grécia. A lógica que está produzindo a corrupção na Grécia é exatamente a mesma. Este mundo desarticulado e violento que estamos vivendo, onde bonito é se dar bem - nem que seja preciso subir no pescoço da mãe - é o fruto podre de um mundo que está caindo de velho, mas que por aqui ainda é reverenciado como uma novidade a ser incentivada.
Fico feliz por ver que a bela Atenas, que em muitos aspectos tanto se parece com nossa Porto Alegre, só que maior, mais uma vez esteja sinalizando o desejo coletivo por novos modelos de relações políticas e sociais.
Oportunista, Maia, é quem tem inteligência e cultura pra perceber isso e prefere se omitir.

Rita

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vamos lutar juntos, Rita, mas pelo bom senso e nunca pela anarquia de meia dúzia. O fato lembra o excelente "Z" do Costa Gavras, cujo DVD consegui adquirir num balaio do mundo capitalista por apenas 10 paus. É bom esse mundo de opção.

MASQUINO disse...

Esse Da Maia só consegue pensar com o próprio bolso.Será que ele desconfia que o céu é azul?

Anônimo disse...

"a bela Atenas, que em muitos aspectos tanto se parece com nossa Porto Alegre, só que maior" ??!!

Peraí, né? Menos, por favor.
O Gasômetro seria a Acrópole?

Anônimo disse...

Opção de quê, energúmeno? Ficar socialmente excluído ou no desemprego eterno da depressão capitalista moderna? Vês alguma vantagem nisso? Por que deslegitimar o movimento anarquista? O que eles tem de menos que os estudantes?

Anônimo disse...

Zé Mané:

O Mendes, a Yeda et caterva não estão por trás dos acontecimentos da Grécia com certeza. Até porque desenvolvem a mesma função por aqui: para os corruptos chopinhos, telefonemas, cargos; já para a população porrada e mais porrada.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Aliás a Yeda, na maior cara de pau, no lançamento de um protocolo de intenções de um terminal de regazeificação de gas natural diz:

-É um projeto do Rio Grande que constroi uma nova matriz energética para o pais.

Primeiro que o gas natural já está na matriz energética e não é de hoje. Segundo já existe um terminal de regaseificação funcionando no Ceará, e outro em contrução no sudeste.

Além da pretensão e laranjais, o que ela constrói?

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

A diversidade de opção econômica e política é fundamental no mundo moderno e integra o conceito moderno de liberdade. Um bom socialista deve ingressar, com certa urgência, na máquina da dialética para modernizar os velhos conceitos. Essa atividade requer leitura, conhecimento e boa vontade. Ah, ia esquecendo, a coragem de deixar de lado velhas leituras e bíblias. Essa é a verdadeira boa luta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dode, Dode, Dode, please, numa boa, deixa a governadora governando... Respeite a vontade da maioria do povo gaúcho. Vocês pegaram no pé da RBS pela marcação cerrada que ela efetivamente fez contra o complicado governo Olívio e pegam no pé da governadora por qualquer coisinha que ela diga. A RBS não fazia tanto. O que interessa o que ela disse sobre esse importante investimento totalmente privado? Ela tem todo o direito de dizer... E o CPERS pede o fim do governo nos outdoors da city. Isso não é golpismo? Of course, golpismo só existe de um lado....É dose aguentar arrogâncias medíocres.

Anônimo disse...

Maia Chupador, a pergunta era "o que ela constrói?"

Anônimo disse...

- MALA MAIA!!! O POVO GAUDÉRIO FEZ MERDA ELEGENDO UMA CARICATURA. VEJA A REJEIÇÃO DELA E PERGUNTE SE O POVO ESTÃO OU NÃO DESTÁ ARREPENDIDO.COMO OLIVIO NÃO DEIXOU A RBS GOVERNAR, AGORA TANTO FEZ COMO FAZ MERDA DIARIAMENTE JÁ ESTÃO NO PODER E ELA É UMA MERA SUB-DELEGADA. A RECEITA PUBLICITÁRIA QUE O DIGA.

Anônimo disse...

ALIÁS, QUEM É PEDRO PARENTE, MALA MAIA???A DICA É : TUCANO/PRIVATISTA/CALABARENTO. NÃO OBEDECEU NEM A QUARENTA E ASSUMIU O PIG DO RS.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:18: sim, a bela Atenas em muitos aspectos se parece com nossa Porto Alegre. Uma cidade não é só feita de acrópoles ou usinas do gasômetro. As cidades tem um espírito, uma alma, uma "vocação". Só não percebe isso quem enxerga o mundo em termos de obras, prédios, pontais do estaleiro. Não é culpa minha se uma pessoa de Porto Alegre, ao andar pelas ruas de Atenas, tão freqüentemente se sinta em casa.

Agora, claro, os gregos parecem dispostos a batalhar pelo direito de ter personalidade própria e de retomar o desenvolvendo de sua própria cultura. Se eles, do alto de sua condição de um dos pilares da sociedade ocidental, acham que a democracia representativa não está mais funcionando e querem experimentar outras propostas de organização política, talvez nós, humildes (?) gaúchos, pudéssemos observar mais antes de afirmar que o que vemos lá é só uma arruaça.

Aliás, vendo a bonita seleção de fotos do Feil, fiquei me perguntando: por que ainda não as tinha visto na imprensa local? Estarei desatenta, ou será que ninguém ainda havia publicado, por exemplo, aquela foto magnífica que encabeça a seleção deste blog?

A violência institucionalizada costuma trazer como resposta a violência nas ruas, a anarquia - a gente que o diga, não é?
Mas, mesmo que alguns possam querer que pensemos assim, anarquia e anarquismo não são a mesma coisa. Anarquismo, para funcionar, exigiria um altíssimo grau de capacidade de convivência democrática.
Talvez os gregos estejam vivendo uma explosão com direito à anarquia mas, pelo que entendi até agora, o que eles estão propondo (ou parte deles está propondo)é uma mudança de sistema político.

Rita

Anônimo disse...

Ô Maia:

Eu teria, como gaucho, o maior prazer, e aliás a maior expectativa de deixar a governadora governar. Mas infelizmente o que eu encontro é um completo Desgoverno.

Eu respeito a decisão da maioria, o que precisas, Ô Maia, é leres alguma coisa mais verdadeira, o que com certeza não encontras na ZH, pois aí verás que a maioria que votou "nella" esta completamente arrependida. E com tôda a a razão.

Já é bom reconheceres "que a RBS fez marcação cerrada" contra o Oilivio. O que eu quero é que tu vejas que a a ZH tenta desfazer as "bobagens" que a desgovernadora faz. E para isso usa qualquer argumento que encontra, uma lorota ou uma grossa mentira.

O que eu acho que ela não pode, além da corrupção e da truculência policial, é mentir que está criando uma nova matriz energética.

Mas há quem goste além da ZH..


Claudio Dode

Aldrin Iglesias disse...

Q blog! Q comentarístas! Gostaria q o meu tivesse tanta energia assim (risos).

Lamento pelo q ocorre na Grécia. Violência é lamentável. E a comunidade internacional tem parcela de culpa por n ter percebido o barril de pólvora se formando.

Abraços

Anônimo disse...

Cristóvão e suas fotos. Tudo bem, li o texto, mas as fotos...

Anônimo disse...

Gostaria de pensar que a direita será acuada com uma eventual recessão na Europa, mas não me parece que os eventos presentes na Grécia autorizem esta expectativa.

De resto, acabo de me lembrar do legendário jogador colorado que, em visita a Atenas, lascou, diante de um convite para um passeio turístico aos monumentos clássicos: "o que que eu quero com o Partenon? Me criei lá, tchê!!!"

Anônimo disse...

TRADUZIR ALGUNS TEXTOS DO INGLÊS, DISPONÍVEIS NO SITE DO KKE. (tenho a nítida impressão que há agentes disfarçados tentanto deslegitimar a mobilização):

- Grécia: milhares protestam contra ataque assassino a estudante ( http://dariodasilva.wordpress.com/2008/12/22/grecia-milhares-protestam-contra-ataque-estudante/ );

- Partido Comunista da Grécia denuncia ataque contra estudantes ( http://dariodasilva.wordpress.com/2008/12/18/partido-comunista-da-grecia-denuncia-ataque-contra-estudantes/ );

- ANÚNCIO DA IMPRENSA OFICIAL DO COMITÊ CENTRAL DA KNE ( http://dariodasilva.wordpress.com/2008/12/11/anuncio-da-imprensa-oficial-do-comite-central-da-kne/ );

- Informações sobre a situação na Grécia ( http://dariodasilva.wordpress.com/2008/12/10/information-about-the-situation-in-greece/ );

Abraço.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo