Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 25 de abril de 2008


PT versus Lula?

A Executiva Nacional do PT – hoje dominada por um arranjo que restituiu a hegemonia ao velho Campo Majoritário – proibiu ontem uma coligação com o PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, contrariando negociação entre o atual prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT), e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).

A proibição abre uma crise entre a Executiva e Pimentel, que considerou o veto "um desrespeito" e uma "decisão politicamente equivocada". Os petistas mineiros não descartam recorrer à Justiça caso não consigam derrubar a decisão no partido.

A decisão da direção partidária se choca com a engenharia político-eleitoral que está sendo cerebralmente montada pelo presidente Lula, visando 2010.

Lula, se fôr questionado, negará, mas é certo que prepara três cenários para a sua própria sucessão. Um, com Aécio Neves na cabeça, filiado ao PMDB. Dois, com a ministra Rousseff na cabeça. Três, com o deputado Ciro Gomes na cabeça. Na primeira e na terceira opção, a ministra mãe do PAC seria a candidata a vice.

O domínio quase pleno do lulismo na macro conjuntura atual e a sua projeção estratégica nos cenários futuros levam a direita e o PIG, em especial, à beira de um ataque de nervos. Só assim é possível entender a repercussão da fala de um general da ativa criticando ações administrativas do governo em faixas de fronteira e vaticinando absurdamente que em Roraima se instala um novo Kosovo.

Em vista disso, é de estranhar muitíssimo que o petismo chapa-branca (desculpem o pleonasmo!) manobre no sentido de desautorizar ações políticas que, em última instância, são articuladas com zelo e coordenadas com perícia (sem entrar no mérito) pelo próprio presidente Lula. Salvo que esses dirigentes sejam suicidas políticos, ou aloprados demais para ignorarem o que passa defronte os seus narizes. Ou ambos.


9 comentários:

Anônimo disse...

segundo o próprio Lula, Berzoini é apenas aloprado, agora se é suicida isso já são outros 500


juca bala

Anônimo disse...

Peço aos neoanarcopetistas em fúria contra o lulla mas sempre mamando que andam por aqui q me respondam uma coisinha:
O Paulo Renato tucano gostava de usar o Cartão corPoraTivo para comprar danoninho e o Olívio honestíssimo Dutra o usava prá quê mesmo???

Anônimo disse...

Novo slogan da União PT-Tucanos:

É no Culau do povo aqui e no Culau do povo lá!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Bom comentário, Feil.

Anônimo disse...

Guto geralmente é nome de quem não cresceu, pode ficar a tarde toda na frente do computador, o papai paga as contas´
É nome também de bundão,

Marlene

Anônimo disse...

E Lula é nome de quem cresceu. Cresceu nas costas de outros que morreram na ditadura, cresceu nas costas do proletariado órfão de um líder igual, cresceu. E agora pode passar o dia gastando o dinheiro que o papai do Guto (que já é falecido, mas td bem) gasta pagando as contas do menino. Que, aliás, não soube crescer como o Lulla e, por não ser tão esperto qto, teve que ir trabalhar.

É um bundão esse Guto. É o cara (exemplo a ser seguido) esse Lulla.

Viva. Viva. Viva.
Vamos comemorar no Leopoldina.

Guto (aquele q não cresceu)

Anônimo disse...

Homenagem post mortem: Valeu pai!

Guto

Anônimo disse...

Babando...

Anônimo disse...

Guto arrebentou.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo