Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 30 de abril de 2008


Deu piti em dona Yedinha, ontem

Dona Yedinha é do balacobaco, uma farrista que não tem compromisso nem com o seu próprio governo. Não é que ontem, em Brasília, ela baixou o sarrafo no governo federal por causa da morosidade de um repasse de recursos para a irrigação, na ordem de 10 milhões de reais.

A senhora bravateira está numa situação de penúria fiscal e penúria moral, mas ainda assim encontra disposição para simular uma briga com quem pode tirá-la do desvão no qual se encontra – menos no desvão ético-moral.

Qual será mesmo o propósito de uma pessoa que age desta forma?

Vejam só: ela inventou esse negócio de irrigação durante a campanha eleitoral, prometeu que no Rio Grande irrigado o mel escorreria nos campos. Chegando ao Piratini, não fez nada para implantar o seu projeto retórico, além de vasculhar recursos federais que pudessem sustentar o seu impulso demagógico-eleitoral. Conseguiu, existem os recursos federais para projetos de irrigação e conservação de bacias. No entanto, os repasses estão morosos, porque os projetos dos municípios a serem atendidos são inconsistentes ou falhos.

Dona Yeda, então, surta. Suas ansiedades, neuroses, desadaptações desabam sobre o governo Lula, o endereço mais impróprio e inadequado para despejar os seus fantasmas. No momento delicado, na hora em que necessita ver aprovado seu pleito de um bilhão de dólares junto à União, ela dá piti.

Quer dizer, a senhora é uma pândega – não pode, de fato, ser levada a sério. Hoje à noite viaja para um recreio obscuro nos States. A única coisa que está clara é que ela vai se encontrar com Arnie Schwarzenegger, o velho e bom Exterminador do Futuro. Leva um fotógrafo oficial para acompanhá-la.

Mal posso esperar pelas fotografias.


27 comentários:

Anônimo disse...

Vai viajar a dona?
Com o Estado na bancarrota e a possibilidade de arrumar algum com o Banco Mundial cada vez mais distante.

O negócio é se divertir, gozar a vida!

Viva o ócio!

Ivan

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Zero Hora de hoje explica razoavelmente o que está acontecendo. O Arno Augustin - que foi secretário da Fazenda do Olívio - está exigindo o cumprimento da lei da responsabilidade fiscal (aquela mesma que a parte rançosa do PT foi contra) e o problema do RS não é no executivo, mas no Judiciário e no Ministério Público e no Tribunal de Faz de Contas, que são poderes que têm autonomia e cujos membros recebem salários de 20 mil reais. Enquanto isso um professor recebe 400 reais... Yeda está fazendo o certo, o que deve ser feito e tem muita gente, inclusive certos blogs da vida, que não quer - por motivos políticos e eleitorais -- que o governo do RS receba esse dinheirinho logo logo.

Anônimo disse...

Essa é du baralho!
O Arno Augustin está exigindo.
Meu caro, quem exige é a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Arno apenas faz cumprir a Lei. Agora, exigir que se cumpra a Lei, é ter ranço, era só que faltava mesmo! Yeda chegou ao cúmulo de entrar com uma liminar no STF para ser desobrigada de cumprir a Lei Fiscal.
É claro que o ministro Levandovsky negou, que ele não é um temerário.

Juarez Prieb

Carlos Eduardo da Maia disse...

A questão é de interpretação legal, sobretudo do art. 18 da Lei Complementar 101 (Responsabilidade Fiscal), a quem efetivamente se aplica? Apenas ao Executivo ou aos outros poderes? É que o executivo, segundo as notícias, estaria cumprindo a lei, a despesa total com pessoal seria inferior a 60%. Quem não estaria cumprindo a lei é o Judiciário, o MP e o Tribunal de Contas, mas Yeda não nenhuma autonomia para cortar esses gastos e por isso ingressou com a medida cautelar no STF. E ela tem argumentos bem razoáveis.

Anônimo disse...

A LRF foi cevada pelo FHC e saudada pelos tucanos como a revolução na gestão pública brasileira, ao colocar freios na "ensandecida ganância" dos sindicalista do setor público, agora a Tia quer derrubá-la.

Anônimo disse...

pimenta nos olhos dos outros, etc.
a madame está desesperada.

Anônimo disse...

Diz o Maia:

"Enquanto isso um professor recebe 400 reais... Yeda está fazendo o certo,"

E a turma do Lair recebe 40.000.000 de reais.

Só os Maia, Ferts, Fernandes e Culau tem direito ao chopinho amigo.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Diz na coluna da Rosane DOY da ZH de ontem (Diário Oficial da Yeda):
As negociações na Secretaria do Tesouro Nacional, em compensação, vão de vento em popa. Aod está satisfeito com o empenho do secretário do Tesouro, Arno Augustin, em remover obstáculos. Por três vezes, ontem, Augustin interveio para destravar as negociações.

Na andia de jogar o fracasso nas costas do Arno Agostin e no PT, usando da maledicência e mentira habital o Maia escreve:

O Arno Augustin - que foi secretário da Fazenda do Olívio - está exigindo o cumprimento da lei da responsabilidade fiscal .

Claudio Dode

Anônimo disse...

Maia, até 31/12/2007 o Executivo não cumpria com a Lei Fiscal no que toca a gastos com pessoal.
A partir de março/08 sim passou a ficar aquém dos 60% da receita corrente líquida (arrecadação de impostos menos o fundo dos municípios).

Dr. Arno está sob o império da Lei. Não há o que discutir, e o STF não pode meter o bedelho tucano nos atos e prerrogativas do Executivo federal.

Yeda xingou e esbravejou ontem em Brasília é porque caiu-lhe a ficha.
Essa (os um bi) ela não vai levar. Está como rato em guampa, doutor!

mário casado

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dode, eu nunca disse que Yeda está fazendo o certo em pagar 400 reais para os professores, muito pelo contrário, o governo da Yeda -- dos últimos governos que o Rs teve -- é o que mais está fazendo para estancar a crônica dívida que o Rs tem. E apenas solucionando esse grave problema - e uma das soluções é a liberação do empréstimo do BID - é que o RS vai ter condições de respirar e arrumar a casa para, enfim, aumentar o valor dos salários dos professores -- que devem sim ganhar um salário decente e isso é interesse de todos e não é uma questão ideológica. Não interessa a ninguém ter um povo ignorante e alienado. Ou interessa, Cláudio?

Anônimo disse...

Ô Maia, tu acha mesmo que não interessa a ninguém um povo ignorante e alienado?

E a correligionária do Lair Ferst, que assaltou o Detran, fecha escolas porque?

Claudio Dode

Carlos Eduardo da Maia disse...

Cláudio, eu também pensava que o povo desenvolvido, bem instruído votava na esquerda. Mas veja: o Lula ganhou as eleições nos estados menos desenvolvidos socialmente no Brasil. Os estados mais desenvolvidos socialmente, entre eles o RS, preferiram o Alckminn do PSDB. Essa história de que o povo ignorante e alienado vota na direita é passado. A Europa elegeu o Sarkozy, a Merkel e o Berlusconi. E o povo francÊs, alemão e italiano não pode ser considerado alienado ou ignorante. E mais, Dode, Yeda fecho apenas 0,4% das turmas e a média de 6 alunos por turma. Vamos debater politica com seriedade, please!

Anônimo disse...

Ô Maia, eu não disse e nem pensei, que o pessoal bem instruido vote na esquerda, ou mesmo no Lula.

O que eu falei e vou repetir mais claramente é que quem fecha sala de aula, mesmo que seja 1 só no mundo todo, se não tem interesse em um povo ignorante, pelo menos obriga a quem a defende mostrar o lado alienado.


Vamos debater política com seriedade com este novo jeito de governar, desta destranbelhada que nem os secretários dela aguentam, se contar os que refugaram antes da posse já vai para mais de uma duzia. Fala Sério!

Isto sem falar no vicio.

Que seriedade é esta?

Está mais para hospicio ...

Claudio Dode

Sueli-Porto Alegre disse...

Eu disse que não falar mais no Sr.Maia,mas... o seu nome todo é : Carlos Eduardo Maia da Silva?
Algum parentesco com...?
O Sr.é associado do CORPA ?
O Sr. não acha que está precisando melhorar o seu tempo?
O Sr. faz aniversário em 05/11 ?

Só curiosidade...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sueli, eu participo da rústica do Corpa. Meu grande hobby é correr com meus tênis ASICS pelas ruas de POA ouvindo "trance, dub ou downtempo" no MP3. Correr é o melhor custo benefício.

Anônimo disse...

que gazela............

Anônimo disse...

bonecamaia tem mais audiência aqui do que no seu próprio blog, um tal de depósito, algo assim.


Anônimo disse...

E o Ronaldo fenômeno no maior sufoco

Anônimo disse...

Bem feito pro Ronalducho burro. Quem mandou se meter com traveco. Principalmente sendo famoso!

Paulo disse...

Está muito chato ler esses comentários, esse Sr. Maia está querendo ser a estrela, por favor, não adianta argumentar com ele....melhor que postem seus comentários sobre o post.

Anônimo disse...

Alckmin, é o que tem de mais reacionário aqui em Sampa: ligado à Opus Dei, reza novena, comunga, etc, etc. Votaram nele a classe média alienada e predadora, portanto, não foram os esclarecidos. Estes votaram de maneira dividida. É o Adhemar de Barros, sem o carisma e simpatia deste.

armando

Sueli-Porto Alegre disse...

Paulo,tu tens toda razão,mas, da minha parte,vai ser o último sobre o Sr.Da Silva corredor!

Abraço Sueli

panoramix disse...

O papel do Maia nos comentários é importante: contraponto. Ele marca sua posição, dá o seu nome (fictício ou não), nunca ví agredir com baixarias ninguém e tem um blog onde coloca suas idéias. A única dificuldade do Maia é quando passa a funcionar como o maldito "Troll". Aí passa a ser inconveniente pois desvia o foco de discussão e não soma. Esta é minha crítica ao Sr. Carlos Eduardo da Maia - por favor fica dentro do assunto postado! Entretanto existe uma coisa que extrapola: "ELE É GREMISTA, TEM ATÉ O ESCUDO DO TRICOLOR NO BLOG DELE". Isto sim é imperdoável, mas ninguém é perfeito. Meu avô, sujeito com uma inteligência privilêgiada, sofria deste mal. O que fazer?

Cristóvão Feil disse...

Meu prezado Panoramix de Souza, eu igualmente sou gremista (apesar da cartolagem rafaméia que temos).

Abç.

CF

panoramix disse...

Eu sei Cristovão! Assim como tantos outros que postam aqui. Ninguém é perfeito :-)! Parabens pelo excelente blog!
Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Panoramix, eu apenas respondo perguntas que me fazem, como fez a Sueli. Concordo contigo, acho importante o contraponto em qualquer discussão política, é a única forma dela ir além. Saudações do imortal (hoje quase mortal) tricolor.

miguel grazziotin disse...

Este maia,que se diz de esquerda UAUAUAUAUA!!!vota na Yeda, defende papeleiras,fechar escolas,e aqui um detalhe, nao importa se há 6 os 7 alunos...educaçao nao é despesa, é investimento. saude nao é despesa é investimento e aqui temos a grande diferença entre os neofacistas tipo os donos do maia e a esquerda. o resto é papo pra quem assina revista Veja e aqui caro maia, teu papo fosco nao cola...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo