Para a RBS, 4 bilhões de reais são migalhas
É preciso voltar à ZH de sexta-feira passada. Vejam a capa do diário da RBS (acima). A manchete principal se refere ao resultado do exame do Enem. ZH faz a disputa das escolas de Porto Alegre – atualmente comandadas pela gestão Fogaça (PMDB) – com demais escolas, tentando mostrar a excelência do ensino porto-alegrense sob o manto fogacista. Até aí, seria passável, em que pese o cacoete editorial de estar sempre ressaltando as qualidades das administrações de direita, em detrimento das administrações petistas.
Vamos relevar esse fato, para chamar a atenção para a gafe editorial de ZH. O principal fato do dia anterior foi a visita do presidente Lula, anunciando obras do PAC e o investimento de 4 bilhões de reais no Estado. Pois bem, esse fato relevante foi secundarizado pelo jornal, não só não é a manchete principal, como o protagonista número um do fato, o presidente Lula, aparece em fotografia de costas, sem qualquer legenda que o identifique plenamente.
E 4 bilhões são apenas 4 bilhões, uma miséria... afinal o que são 4 bilhões? Quase nada!
12 comentários:
É verdade, o que são 4 bilhões, para quem deve 675 milhões, como a RBS Participações. Segundo lugar as escolas premiadas são todas particulares ou federais, com exceção do colégio Tiradentes, que é vinculado a Brigada Militar. Nenhuma com vínculo Estadual ou Municipal, portanto não vejo razão para este destaque, mas apenas para não ter que reconhecer que o investimento do Governo Lula, é melhor do que qualquer governúcho de direita, que estão aí nos assombrando com o desgoverno.
Kadu
Fogaça não tem nada a ver com o resultado do ENEM. As escolas melhores colocadas ou são federais, como o colégio Militar, ou estaduais, Tiradentes, administrada pela Brigada (viu Olívio!!!) ou privadas. E a foto do Lula com os operários do porto do Rio Grande é muito boa.
Certo, Maia, mas só que a Zero quis passar uma idéia de que tinha sim a ver com o governo Fogacha.
Então, qual manchete vocês propõem para essa da ZH?
Se fosse "Escolas municipais de POA se saem melhor no ENEM", até daria para acusar a RBS de favorecer o Foga$$a. Usar "Escolas da capital" foi uma boa solução.
E anúncio de verba é manchete ruim, sempre, porque é só promessa, não um fato. Vá saber se os R$ 4 bi não serão "contingenciados" mais adiante.
Pesquisem o jornalismo antes de se meterem a criticar.
P.S: nunca trabalhei na RBS, nem pretendo. Também não assino o jornal.
Pois é, Träsel, engraçado, dias antes a mesma ZH informava que a governadora Yeda tinha conseguido 1 bilhão de dólares de empréstimo com o Banco Mundial. Na sua opinião, quando mesmo que ZH pratica o verdadeiro jornalismo profi?
marcelo
Discordo em parte.
A foto do Lula é emblemática, mostra muito bem a força eleitoral desse cara e o carisma dele.
Abraço.
Ei, Träsel, por que fizeste tanta questão de deixar claro tua distância, e quase ojeriza, da Zero Hora, onde teus colegas adoram escrever?
Há algum problema em se escrever para ZH? Diga-nos aí, tu que também tentas essa boquinha... E como é conviver com esse aparente conflito, em uma espécie de "entre tapas e beijos" emo?
Bem-vindo ao mundo daqueles que não batem palmas e nem ficam estupefatos diante dos lugares comuns e do reducionismo de vocês, meu caro. Nesse mundo, sequer há erros de português para vocês corrigirem.
Esse Träsel é da "A NOVA CORJA", um setor jovem do PIG, travestido de alternativa midiática na internet.
São leitões, filhotes de PIG, ainda em fase de engorda.
Aspirantes a PIG.
Pede pra sair, aspira Träsel!!!!!!
joventino
Essa foto do Lula anunciando investimentos é chapa-branca até a alma! O que mais vocês querem? Um logo do PT lá no lugar do logo da RBS? Tenho medo desses conceito da esquerda sobre o que seria "um bom jornalismo".
O Kadu e um dos anônimos acima foram claros: o resultado do ensimo médio não tem nada a ver com a municipalidade, mas, para puxar o saco do Fogaça, vale tudo.
Agora, o tal do anônimo acima, afirmar q o Lula aparecendo de costas na foto é fazer jornalismo chapa-branca, é dose! Tem uma coisa chmada "enquadramento" em fotografia: nenhum fotógrafo que se preze, muito menos um diagramador, mais ainda um editor publicaria o "sujeito" de um fato de costas para o espectador. Não entrarei nem no mérito de quem é a pessoa fotografada. Isso só existe, quando se quer desinformar a população e sacanear, rebaixar a figura fotografada.
A manchete não sugere méritos a Fogaça na minha opinião. Contudo, o fato de uma pesquisa ter sido manchete, em detrimento a vinda de Lula ao Estado é bem estranho. Como também é estranha a foto do presidente de costas na capa. Isso mostra como é criteriosa a escolha das fotos pelos editores do jornal.
"Tem uma coisa chmada "enquadramento" em fotografia: nenhum fotógrafo que se preze, muito menos um diagramador, mais ainda um editor publicaria o "sujeito" de um fato de costas para o espectador. Não entrarei nem no mérito de quem é a pessoa fotografada. Isso só existe, quando se quer desinformar a população e sacanear, rebaixar a figura fotografada."
Aula de fotografia matemática & edição jornalística cubana. Não entendeu a IMPRENSA. Os lulistas que eu conheço acham que o Lula não precisa de legendas.
Abrazz
Postar um comentário