O timing do factóide e o timing da notícia
Para fazer política deletéria e pela direita, o PIG é ágil e dinâmico, está sempre adiante dos fatos – mesmo que estes não sejam recolhidos da realidade, mas na lata de lixo da ficção e da ideologia. Já para informar e reportar fatos relevantes, o PIG é bem lerdo e moroso.
Vejam o caso acima. Este blog (que não tem caráter noticioso e informativa) informou aqui (segundo a BBC) ontem às 9h34 sobre um tema relevantíssimo, que é o da alta dos custos dos alimentos, cativo das lógicas irracionais do mercado, e que tem provocado revoltas populares em várias partes do mundo. Uma preocupação e um assombro de natureza malthusiana, sem dúvida, embora tenha raízes bem mais profundas e complexas.
Pois, a Folha foi estampar a relevante notícia somente hoje, e o fez com a ênfase necessária: na capa. É de estranhar, portanto, que a Folha – o gatilho mais rápido do Oeste, em se tratanto de dossiês vagabundos e factóides desonestos – seja tão morosa e negligente para tratar de temas importantes da humanidade – como a iminente fome no mundo.
Este é o PIG.
14 comentários:
Furar o PIG, dado os recursos, não é pouca coisa. Parabéns.
Agora, o fato inusitado no blog é a invasão de militância papelera. Será que é uma variante da conhecido militância do sanduíche e coca-cola?
Interessante que os críticos do PIG se calam quando os blogs alternativos cubanos são censurados para os cubanos, como o generación Y e também quando o Conselho de grandes sábios bolivarianos censura o seriado os Simpsons na Venezuela. A matéria da Folha -- que não faz jornalismo à direita coisa nenhuma -- é que os líderes mundiais estão preocupados com o aumento do preço dos alimentos. É isso o que disse ontem o primeiro ministro britânico Gordon Brown e que pretende a pedir que o G8 discuta o assunto. Lula também falou sobre isso ontem na Holanda. E não vamos ser catastróficos para concluir que vai aumentar a fome no mundo.
Continua sendo o braço mais importante da reação, como o foi em 64. Hoje, não conseguiriam mobilizar a classe média, como eles e a igreja fizeram nos idos do governo Jango. Mas, bem que tentam. A internet ocupou boa parte do espaço informativo, o que amorteceu e ocupou o espaço do PIG.
A Folha, por exemplo, continua sendo a leitura do centro e daq esquerda, com os devidos filtros, é claro, ou leitura subliminar, como o Estadão era nos anos 60. Aliás, as melhores notícias e comentários sobre a guerra do Vietnã, estavam no jornal dos Mesquitas. Bastava ler nas entrelinhas, ou com sinal trocado.
armando
Também notamos na mesma matéria a informação que o Senado nega novo mandato a Lula.
Assim, fico tranquilo, pois nossa gloriosa instituição replubicana, com relevantes serviços prestados a sociedade no último período, está a defender intransigentement o estado democrático e seus princípios.
Enfim, estamos salvos!!!!!
Tem de avisar a militância papelera que este blog é coisa pra pensamento único.
Pra postar, tem de concordar que o eucalipto seca o solo, Cuba é democrática e Chávez é o farol para a América Latina?
Poupe-nos, Jorge.
Anthonio
É, a culpa pelo preço da comida agora é dos eucaliptos, aham.
E como diz os cumpanhêro, ninguém come eucalito, né.
Tá certo.
ZeMario
Esses blogueiros comunistas andaram se reunindo no dia 10/04 na Assembléia Legislativa e depois disto seus blos brocharam.
O que será que aconteceu?
Chumbogrosso
Nossa... a direita está nervosa...
Vá a esquerda tentar escrever algo nos blogs dos fascistas reinaldo azevedo, olavo carvalho, noblat, etc, para ver o que acontece. Não publicam e ainda esculhambam. Aqui, chegam, encostam no poste e se dão ao luxo de c... críticas. Fascistóides de fancaria!
Sobre a falta de alimentos no mundo: será que não é apenas o começo de uma guerra dos produtores de petróleo, de equipamentos para produção, distribuidores e toda a cadeia produtiva, contra o biocombustível? Que qualquer país da periferia poderá produzir? Será verdade que a produção de soja para biocombustível vai ocupar a área para produção de alimentos? Ou a denúncia da falta de alimentos é apenas um esperneio, uma tentativa de reserva de mercado dos reis do petróleo e seus súditos? Ficam as perguntas...
Vera Spolidoro
Maia tu tá equivocado quanto à censura ao site Generacion Y, ou você está reproduzindo o que ouviu ou alguém dizer isto. Entra lá, tenho certeza que a tua opinião sobre o blogue Generacion Y vai muda.
O generación Y, segundo as últimas notícias, não pode ser acessado de Cuba. E olhem o que a Yaoni Sánches escreveu no último post:
LA UTOPIA IMPUESTA
Habito una utopía que no es mía. Ante ella, mis abuelos se persignaron y mis padres entregaron sus mejores años. Yo, la llevo sobre los hombros sin poder sacudírmela.
Algunos que no la viven intentan convencerme –a distancia- que debo conservarla. Sin embargo, resulta enajenante vivir una ilusión ajena, cargar con el peso de lo que otros soñaron.
A los que me impusieron –sin consultarme- este espejismo, quiero advertirles, desde ahora, que no pienso heredárselo a mis hijos.
Isso, Carlos Eduardo, Cuba é muito bom. Para nao viver lá, para usar seu regime e a revolução de 59 como uma fábula romântica e maniquísta (os bons Che e Fidel derrotando os maus, Fulgência e USA).
Agora, a repressão, o pensamento único (como em certos blogs) e a falta de perspectivas do povo cubano são patentes. Somente quem não vive lá pensa que é o paraíso.
ZeMario
O Bom para viver deve ser o Littel Havana, em Miami, para se viver.
Deve ser de lá o blog, que o Maia acessa.
Só quem não conhece o Little Havana, pode falar assim...
Claudio Dode
Postar um comentário