O PIG e seus especialistas fuleiros
O PIG adora consultar especialistas para certos temas. É uma forma de emprestar um caráter mais “científico” aos argumentos e assegurar a idéia de (pseudo) neutralidade ao objeto de discussão.
Só que da missa, eles contam a metade. Vejam o caso do Estadão (no fac-símile). Com o objetivo político-eleitoral de sabotar a virtual candidatura da ministra Dilma Rousseff, eles pedem a opinião de um “analista”, que é nada mais nada menos que o fuleiro historiador Marco Antonio Villa. O professor da UFSCar cumpre o seu papel com ares de Cassandra grega: “a candidatura de Dilma está morta, depois do dossiê contra Fernando Henrique, ela agora é a madrasta do dossiê”. E por aí vai.
Mas quem é o “analista” escolhido pelo panfletário Estadão? Marco Antonio Villa é um velho militante tucano. Ninguém é contra que indivíduos engajados politica e partidariamente emitam teses e opiniões sobre os mais variados temas, o que fica impróprio e desonesto é passar uma idéia de neutralidade ao leitor, uma idéia de que o “analista” não seja parte interessada no tema que comenta.
O professor Villa é autor de uma coleção - feita sob encomenda - chamada “Sociedade e História do Brasil”. O cliente do professor é o Instituto Teotônio Vilela, encarregado da formação de militantes do PSDB. Na obra, Villa junta iconoclastia sensacionalista e “samba do crioulo doido”, rebaixa o papel de Tiradentes, indaga se a República realmente trouxe progresso ao País, guardando uma evidente nostalgia pela família Orleãs e Bragança, e culmina afirmando que o presidente João Goulart foi um “incapacitado”, quase que na linha de justificar o golpe militar de 1964.
Este, pois, é um dos grandes especialistas do PIG. Mas tem muito mais, é só ficarmos atentos que surgem diariamente especialistas nos mais diversos setores da vida social, todos ditando regras morais inabaláveis e soluções políticas irrecusáveis – para os outros.
7 comentários:
A "Cientista Política" Lúcia Hipólito é impagável, fora de série. Os isentos comentários na Globo News "merecem toda a nossa atenção", e aí a leitura é no sentido inverso.
Tem dezenas de figurinhas carimbadas cagando regras o dia inteiro na mídia. Tem o "filósofo" Denis Rosenfield, o "tributarista" Ives Gandra Martins (da Opus Dei), tem os doutos economistas irmãos Rabelo de Castro (cujos filhos ficaram ricos especulando no governo do "tio" FHC), tem o "especialista em previdência" Fábio Giambiagio, pra não falar nos que foram ministros da ditadura etc. como o Reis Velloso, o Pratini de Moraes, o Delfim Netto, o Maílson da Nóbrega, o Lara Rezende, uma infinidade de expertos.
Depois o PIG não entende porque vende cada vez menos jornal e revista.
Paz
são os especialistas Tabajara...
Marimbondo Lobuno
Delfim Netto é advisor do Lula.
Concordo com o PIG. A candidatura está morta e fedendo.
Sds,
Coveiro
É a vitalidade de Dilma e do Governo Lula que está deixando a oposição midiática num beco sem saida. Enquanto o Presidente Lula e a Ministra Mais-Que-Perfeita Dilma fazem Políticas Públicas, informatizam dados e democratizam o Brasil, elles fazem dossiês e factóides e desrespeitam o congresso com sorvete de tapioca.
Por essas e outras que elles estão derretendo diante da opinião pública. E Lula cresce que nem pão-de-ló. Maria Cândida
É isso aí Cândida. Quanto mais bate, mais cresce! Rosarioooooooooooo!
Postar um comentário