Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 9 de abril de 2008


Luciana Genro bajula o PIG desavergonhadamente

Trecho da coluna de hoje do jornalista da RBS, Paulo Sant’Ana, conforme fac-símile parcial acima, cujo título é “Aguardam-se os números”:

A deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) pronunciou o seguinte discurso da tribuna da Câmara Federal, ontem:

"Senhor presidente. Na semana passada, finalmente veio à tona a situação gravíssima que atinge os hospitais de Porto alegre: o surto da bactéria Acinetobacter, que causa infecção hospitalar em pacientes em estado grave, internados em UTI, e que é extremamente resistente aos antibióticos, aumentando a chance de morte em mais de 20%.

Foi a interdição da UTI de trauma do HPS que despertou a minha atenção para o problema, pois já havia recebido da Associação dos Funcionários do Grupo Hospitalar Conceição a informação de que pacientes estavam sendo infectados. Mas apenas o meu interesse pelo caso não teria sido suficiente para trazer o assunto à tona e alertar a população.

Foi graças ao jornalista Paulo SantAna, com quem conversei após me reunir com a superintendente do GHC, e relatei a ele a existência do surto, e o fato de haver 42 pessoas infectadas naquele grupo hospitalar. Corajoso e audaz, ele não titubeou em falar no horário nobre do Jornal do Almoço e exigir providências das autoridades.

Assim, no dia seguinte, todos os jornais estamparam a notícia e as pessoas ficaram sabendo que seus familiares internados nas UTIs estavam correndo um risco extremamente grave. Mesmo pressionado a recuar, nos dias subseqüentes e até o dia de hoje, Paulo SantAna não se calou e segue exigindo das autoridades que revelem quantas pessoas morreram infectadas pela bactéria.

Viva os jornalistas que não têm medo, que não se vendem, e colocam a verdade acima de tudo. Obrigada, Paulo SantAna, Porto Alegre te agradece!"

.........

Os grifos são nossos, os erros de concordância são da deputada adulante.


14 comentários:

Guilherme Mallet disse...

O Santana é um cara de direita, mas pode não ser sem vergonha como a empresa na qual trabalha.

Se ela relatou o problema para ele e ele divulgou (obrigando a RBS a repercutir)... realmente merece a lembrança.

Uma coisa é ser de direita, outra é ser safado e fazer vista grossa a um problema grave para acobertar o prefeitinho no ocaso.

Anônimo disse...

Para denunciar o Fogaça não precisa encher um membro do PIG de medalhas e honrarias de puxa-saco.

josie

Anônimo disse...

Mas que piada esse Luciana Genro. Tá aí uma das explicações do pq da moça não ter conseguido chegar ao final do O Capital!!!!

Faltam-lhe neurônios e bom senso!!!!

Sil

Anônimo disse...

Luciana Genro golpista! É uma ameaça, ao lado da imprensa, à vitória do governo do povo!

Anônimo disse...

Depois do discurso bajulatório dela nos 50 anos da RBS ficou tudo mais claro. Aliás não foi só ela a tal deputada Manuela idem entre outros.

Anônimo disse...

Essa Luciana vem decepcionando. Elogiou a RBS em discurso na Câmara, dizendo que prestavam um bopm serviço à sociedade, as divergências eram secundárias. Antes escreveu um artigo reacionário contra o desarmamento, atribuindo a defesa do "Sim" ao interesse da burguesia em "desarmar o povo". E agora se mostra uma grande tartufa, adulando o PS e a RBS. Viva o PSTU.

Anônimo disse...

Pros comentaristas daqui, o certo é ela ficar na trincheira, atirando, jamais buscando o entendimento. Companheiros, o muro caiu faz 20 anos!!!

Anônimo disse...

O entendimento é o seguinte:
"Senhor verdugo, quando o senhor decepar a minha cabeça, por favor, cuide para que o meu penteado não se desmanche, caso contrário eu ficarei horrorosa no enterro, meu."

Anônimo disse...

O discurso da Luciana não condiz com o enfrentamento que ela pensa que faz. que decepção.

Anônimo disse...

entendimento!!! o que é isso companheiro? Infelizmente essa frase lembra o traidor do Gabeira.
entendimento de que o governo Lula, apesar de tudo, é um avanço, não passa pela Luciana. Agora, entendimento de que o PIG possa ter alguma coisa boa, isso pode? é o fim da picada!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O entendimento é inerente ao ser humano. Se não houvesse entendimento continuaríamos na barbárie. E não estamos na barbárie. Para haver inclusão social dos excluídos é fundamental entendimento. E certa esquerda brasileira - a meia dúzia de sempre - não aposta no entendimento porque acredita no fundamentalismo arcaico da dialética sem síntese.

Anônimo disse...

O pior é que a denúncia que ela fez É MENTIRA. No GHC o nível de contaminação é o mesmo que o encontrado no Moinhos de Vento, Mãe de Deus ou Santa Casa, às vezes até menor. Claro que existe preocupação pois as bactérias estão ficando cada vez mais resistentes e não existem estudos suficientes ainda a respeito de como combatê-las com eficácia total. Utilizar isso para fazer proselitismo é inaceitável má fé. Independente da forma como fez, que é totalmente condenável.

Anônimo disse...

Pára Carlos Mala. entendimento quando é para legitimar interesses dos do andar de cima. Quando se trata dos interesses do andar de baixo o entendimemnto é pau neles, não é? Não te faz de leitão para mamar deitado

Fabrício Nunes disse...

Penso que a tal "média" que Luciana estaria fazendo é residual perto daquela que o governo Lula protagoniza para o mundo financeiro/capitalista. Luciana, aliás, foi expulsa do PT por peitar a traição fundamentalista do partido que já se anunciava na reforma da previdência.
De qualquer modo, gosto de ver o lulismo neoconvertido preocupado com nós...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo