Declaração de abertura do blog Diário Gauche, no dia 7 de abril de 2006
“Diário Gauche” e o galo da madrugada
Na linha do “Barão de Itararé”, o velho Aporelly, que se estivesse entre nós certamente seria um blogueiro batuta, essa denominação “Diário Gauche” é uma piada da piada. Uma blague do chiste. Ou um chiste da blague. Uma paródia, um arremedo com o jornal-caricatura “Diário Gaúcho”, do grupo RBS de Porto Alegre – que materializa a leviandade e a pobreza de espírito das classes dirigentes brasileiras. Simboliza o desprezo com que os imodestos tratam os modestos. O padrão desse pseudo-jornal escancara o que eles consideram que seja o nível das classes populares. Do tipo “café-pra-louco-não-precisa-açúcar”.
E brinca com o vocábulo francês gauche, que significa esquerda, mas também expressa o desajeitado, o inabilidoso, o de pouca prática, etc. Enfim, um blog é tudo isso, algo que brinca, provoca, debocha, faz refletir.
O Érico Veríssimo dizia que “não se deve levar a sério, alguém que se leva muito a sério”. Nós seguiremos essa máxima do grande romancista, também ele, um inconformado, “um gauche na vida”, como poetizou Drummond, e que através da arte procurou denunciar e divertir, provocar e apontar, advertir e brincar.
Sobretudo, estaremos sempre tentando desvestir os véus das aparências para mostrar o caroço da fruta bonita e perfumada. É no caroço que está a essência e a síntese de uma nova vida, e de novos frutos e de novos caroços.
Aqui habita um hegeliano galo da madrugada, aquele que anuncia – antes do próprio sol – um novo dia!
Hoje, portanto, este blog completa dois anos de atividade constante.
20 comentários:
Cristovão, meus parabéns pela luta, estamos juntos.
Um forte abraço
Cido
Parabéns, tchê! Estou me sentindo também eu um galo anunciando o sol, quando sou o primeiro a parabenizar-te aqui. Sinto-me galo também, engalanado, sempre que ouço um galo cantar, principalmente quando é um belo e nítido canto, claro como o sol que anuncia, como este que cantas. Sucesso aos melhores dias!
Pô, o Cido foi mais rápido, ou acordou mais cedo. Parabéns ao Cido também. Sucesso aos melhores cantos.
Parabéns e força para agüentar os malas que as vezes gorjeiam por aqui.
Parabéns!
Ao combate...
Joca
Felicitações, Cristóvão.
LONGA VIDA!
Parabéns, galo vermelho. Coragem e sabedoria.
Kadu
Parabéns, Cristóvão, o gauche apesar de certos ranços é dez. E café bom é sem açucar.
Clap, clap, clap. Parabéns, Cristóvao. Grande abraço.
Cristóvão: Parabéns pelos dois anos de vida desse 'gauche', lúcido, corajoso e combativo blog.
Abração!
O galo do desenho tá magro de tanto puaço que ele deu nos dois anos.
Parabéns, galo cinza!
Senna
Força, felicidade e firmeza, pois nos aguardam muita dureza nos próximos 2 anos. Dizem que 7 de abril, seria, também, a data de nascimento da Internet. Parabéns.
armando
Firme e forte na luta para sempre. Parabéns! Abraço, Martha
Cristóvão,
É inegável o papel do DIÁRIO GAUCHE na blogosfera porto-alegrense. Teu trabalho voluntário, assim como o de muitos de nós, está entre os mais qualificados.
Daqui pra frente, a peleia vai ser brabíssima, pois temos eleições e um PIG extremamente raivoso, no estado da classe média mais racista, sexista e arrogante do Brasil.
PARABÉNS!!!
[]'s,
Hélio
Parabéns, Cristóvão!
Nem sempre podemos contribuir com um bom comentário, pq teus textos são excelentes.
Abraço.
Que bom, bacana!!! Parabéns!!!
Parabéns! sv
parabéns pelo excelente e inspirador trabalho feito aqui. grande abraço da equipe toda do CeLEUma, admiradores e companheiros teus!
Aos meus amigos, amigas, leitores, visitantes os meus sinceros agradecimentos.
Saudações!
Cristóvão Feil
Postar um comentário