Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 10 de abril de 2008


Brasil é líder mundial em desmatamento

O Brasil é o responsável pela maior parte do desmatamento no mundo. Esta é a conclusão de um relatório divulgado nesta terça-feira (8/4) pelo Banco Mundial (Bird). De acordo com os dados, o Brasil teria desmatado mais de 30 mil quilômetros quadrados de área florestal entre 2000 e 2005. A Indonésia, com quase 19 mil quilômetros quadrados, aparece em segundo, seguida do Sudão, com aproximadamente seis mil quilômetros quadrados. A informação é da Radioagência NP.

Segundo o Banco Mundial, a destruição da floresta brasileira é movida, principalmente, pelos interesses da indústria da carne, da soja e da madeira.

O desmatamento na Amazônia continua crescendo mesmo após o governo federal anunciar, no início deste ano, o fortalecimento das operações da Polícia Federal e a restrição de crédito para propriedades irregulares. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em fevereiro desse ano, a área desmatada foi aproximadamente 13% maior do que em janeiro.

O
órgão também registrou mais de 550 pontos de alerta de desmatamento na Amazônia em janeiro e fevereiro deste ano. Isto significa que, só nos dois primeiros meses de 2008, o Brasil já alcançou mais 70% de todos os pontos de alerta identificados em 2007.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, garantiu que as ações de combate ao desmatamento surtirão efeito, porém elas não são imediatistas e, por isso, ainda não podem ser sentidas.


5 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma conquista do governo Lulla.

Armando

Anônimo disse...

Zoenamento para a Amazônia Já!!!
Sugiro mandarmos os técnicos da Fepam e os estudantes de biologia da UFRGS.

Betinho

Anônimo disse...

O Cachaceiro de plantão no Palácio da Alvorada não está nem aí.
O negócio dele, e de sua quadrilha sindicalísta, é de ganhar o bom dinheirinho do povo.

Dr. Hermes da Fonseca

Anônimo disse...

A ministra Marina Merelenta Silva é um desastre. Perdeu para os transgênicos, madeireiros, sojeiros,grileiros, luleiros, mensaleiros, dossiêiros> Ôpa,acho que ela não perdeu em suas proposições, mas sim de arrumar uma grana boa.

Valter Carvalho

Anônimo disse...

Caro Valter Carvalho!
A referência à nossa ministra é ofensiva e deprimente. Onde você descobriu o 2º nome dela?
Prefiro que seja "remelenta".

Os sindicalístas estão enchendo os bolsos e deixam a coisa andar. Lógico. A mídia diz que a culpa é do boi, da soja, da cana, etc.
E parece que nem vai adiantar se mudar para o Paraguai.

Desmamado

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo