Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Reaparece a meningite em Porto Alegre

No bairro Restinga a meningite é uma ameaça iminente. Já foram confirmados e notificados às unidades municipais de Saúde quatro casos da doença. Três deles, são de meningite viral, a mais branda. O outro, por tratar-se de meningite meningocócica, vitimou uma criança levando-a ao óbito. Todos os casos atingem crianças da rede escolar do ensino fundamental público.

Os três casos de meningite viral aconteceram com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Larry José Ribeiro Alves. O caso de óbito ocorreu com um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. As duas escolas situam-se no bairro Restinga, zona Sul da Capital.

Os professores da rede municipal, pais, alunos e profissionais da saúde da Restinga temem que o surto da doença se alastre de forma incontrolável. Tanto na meningite do tipo viral quanto na do tipo bacteriana (a mais grave), as formas de contágio são muito facilitadas no ambiente escolar.

Um médico infectologista lembra que na década de 70 em São Paulo aconteceu o maior surto mundial da doença, tendo vitimado milhares de pessoas por dois longos anos.

Existem vacinas eficazes para ambas as formas de meningite. A secretaria da Saúde do governo Fogaça (PMDB) está ciente dos casos ocorridos na Restinga, mas não divulgou qualquer medida para enfrentar esse grave problema de saúde pública, o que reforça mais o temor e a insegurança de toda a comunidade do bairro.

A mídia corporativa de Porto Alegre ainda não se manifestou sobre o assunto. Talvez não estejam bem informados.


Um comentário:

Anônimo disse...

Com a Yeda e o Fogaça tudo regrediu por aqui. Só falta aparecer epidemia de lepra, aquela doença bíblica.

Eu diria que com Yeda e Fogaça vivemos tempos bíblicos, no mau sentido, off course.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo