Jobim e a ilusão de si mesmo
O cômico, a comédia, o riso o que são senão isso que se vê, Nelson Jobim (fotos) fantasiado de combatente na selva, bancando carnavalescamente um intrépido Che Guevara tardio e deslocado, talvez ciumento das glórias (justificadas) do outro?
Como se dizia antigamente: - E ele deu-se ao desfrute, ora, pois!
Mas não brinquemos com essa coisa do riso, ele pode indicar mais que humor. Para Schopenhauer, pode revelar uma indisfarçável desesperança no projeto humano. Observando-se o ministro da Defesa de Lula metido nesses trajes, começamos a suspeitar que está tudo errado mesmo.
Jobim é o que se chama de alto estilo, mas com baixos significados. Por isso é tão risível. Quando há uma incongruência entre o percebido e o conceito – para Adorno – aí aparece o cômico, essa zombeteira vingança da vontade sobre a representação.
O ministro veste a estrutura da piada, que aparece quando os conceitos não podendo se prender à riqueza intrincada das experiências jogam o ser da humanidade na vala pantanosa da ilusão - onde habitam as simbólicas sucuris da vaidade e da arrogância.
Achou complicado, meu filho? Então, apenas abandone-se ao riso desatado.
Nós merecemos!
14 comentários:
O melhor de tudo aí é o charuto. Esse é dos bons!
cobra, charuto, saindo do buraco...
não sei não, mas essas fotos podem dar origem a variadas interpretações
hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe e hehe.......
É isso Omar, o cara tá mergulhado em objetos e signos suspeitos, vai querer o quê de alguém que é amigão e ex-sócio do Eliseu Padilha num escritório de advocaria em Brasília? Sabendo-se o quanto o Padilha é expert em Direito.
heheheheheheheeeeeee...hehehehehehe...........
Perdão, mas não dá pra parar de rir!
Jorge Vieira, será que é esse o "buraco do amor" que o Flávio Obino tanto falava que havia no Grêmio?
Pois é, não sei. Pode ser.
Não sou especialista em buracos arredondados, gosto de cortes do tipo longitudinal.
Nota-se que ele realmente está envolvido com a cobra.
ki coisinha, não sei pq., lembrei do collorido, fazia as mesmas palhaçadas... será o collorido 2?
Não sei não... o cara muito Narciso
Che nada, o cara tá mais pra Falcon, mesmo. É que quando ele era pequenininho lá em Santa Maria ele brincava de boneco Falcon com os amiguinhos, sabe gente!
Tche gurizada!!! a gente ate fica tirando um sarro, mas ai tem coisa, o descaramento desta turma não tem limite. Ele esta fazendo um baita lado com os militares que são do tipo facil de se passar a conversa com este tipo de atitude, mas o que realmente esta por detraz disto tudo? Pampeano
"Vaidade", o pecado preferido do demônio...
E esse é o sucessor... muito provavelmente com o apoio do Lula. Triste. Ou cômico. Agente já não sabe se ri ou se chora.
O "homi" segurando uma cobra, tá parecendo mais aqueles vendedores de bálsamos milagrosos no Largo Glênio Peres.
O cara gosta de pegar na cobra. Que perigo...
Postar um comentário