Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007


"Vedado o acesso ao conteúdo"

Quando alguém tenta acessar o blog Diário Gauche numa certa estatal federal do Rio de Janeiro, aparece uma tela com a advertência acima. Começou hoje.

Aqui no RS, em órgãos públicos do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, já havia essa censura contra o blog, mas na área pública federal é inédito.

A quem estamos aborrecendo? Por que os nossos quatorze leitores esclarecidos e críticos não podem acessar e ler este modesto blog de província?

A medida faz parte da política de comunicação social do governo Lula? A mesma política que mobiliza líderes petistas a visitarem a redação da RBS em Porto Alegre para informar sobre o andamento da disputa interna do PT no curso do Terceiro Congresso Nacional?

24 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Caro Cristóvão,
Realmente muita gente deve se sentir incomodada. Isto tem um lado positivo: quando alguém se dá ao trabalho de proibir outras pessoas de lerem um blog feito por um cidadão aqui no sul do Brasil, que tem um bom texto e escreve coisas que nos fazem pensar, é sinal que este cidadão está no caminho certo. Em resumo deve ser inveja, pois se eu leio, não entendo (ou não me manco), então que ninguém mais acesse esta página (pode parecer incrível, mas tem chefetes de muita repartição pública que pensa assim).
Em compensação se alguém der uma olhada no histórico dos acessos de muito órgão público, verá quantas páginas de conteúdo adulto ou inapropriado foram abertas, sem falar no orkut, msn e youtube; mas isto é outra história.
Esta é uma pequena contribuição deste leitor que aprendeu muita coisa acessando o DIÁRIO GAUCHE.
Abraços e continues incomodando.

José Luís.

Cé S. disse...

Acho que ainda dá para ler por RSS.

Anônimo disse...

lamentável.
ps: acho que são 15 leitores, rsrsrs...

Anônimo disse...

Caro companheiro, nada como um bom combate à sombra.Lembremos dos gregos em Termópolis.A vantagem da Internet é que a censura praticamente não vinga.Esta nova esfera pública é quase incontrolável (mas não desprezemos os adversários,os ardis sempre espreitam - limitar o acesso em nome da moral pública tem sido levantado em diferentes fóruns burgueses). Sempre poderás contar com meu apoio, mesmo na eventual discordância, pois nunca foi tão necessária a criação/expansão desta esfera pública, comparável intelectualmente aos periódicos culturais/políticos dos séculos XVII e XVIII ao processo revolucionário burguês europeu (e também não burguês). Voltarei ao tema nos próximos dias em um artigo para este blog, agora ainda mais inspirado nesta tentativa tacanha,desprezível de censura. Saudações socialistas!

Omar disse...

Mas que baaarbaridade!!!

Anônimo disse...

Caramba...mas que coisa sem fundamento. Inacreditável.

Parlamentares lambe-botas estão autorizados, e incrivelmente não são advertidos pelo partido, ou ao menos se faz vistas grossas, a pedir a benção de veículos manipuladores e golpistas, e tu, que vens exercitando um espírito crítico há um bom tempo perdido na esquerda brasileira em geral, és o censurado?

O que será da esquerda nacional se quem a pensa passar a ser censurado por aqueles que, mal ou bem, se dizem representantes de um projeto socialista?

Cristóvão, eu creio que estes caras, e muitos outros, estão é te entendendo muito bem. Daí a censura.

Guga Türck disse...

Tchê, será que não foi censurado por causa de uns comentários fantasmas que povoam os posts???

Guga Türck disse...

Nã.
Seria crédito demais à bizarrice...

Prestes disse...

confessa que isso te dá um certo orgulho, vai!

flics disse...

Minha solidariedade e também meus parabéns.

É sinal que está doendo. Inteligência sempre incomoda muito.

Inédito - a proibição federal -pode ser, mas é coerente.

Anônimo disse...

Inacreditável isso. Por um lado te confesso que não espero mais nada desse pt de m...sveloso

Anônimo disse...

Mais um pouco vão mandar prender o blogueiro.
No site da RBS com certeza não aparece essa tarjeta.

Anônimo disse...

Manda pro Blogoleone até se descobrir quem é !

abraço

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa história é meio nebulosa. Não ficou esclarecido se essa "censura" é contra o blog em si, seu conteúdo e sua ideologia ou é para impedir que funcionários públicos e de estatais possam ficar navegando na internet ou nos messengers da vida no horário de trabalho. É realmente acho que servidor que trabalha sustentado por nós não deve mesmo ficar navegando em horário de trabalho. Muitas empresas fazem esse tipo de proibição com certa razão. E o serviço público tem que ter sua eficiência porque atende o povo.

Anônimo disse...

Você tem certeza que foi só esse blog que foi censurado?

Você geralmente se precipita quando fala de informática por desconhecer o assunto.

Melhor investigar melhoor...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

Dizem que no DMLU o blog do Maia é página inicial...
Não sei se é alguma relação com lixo ou é ideológico (ou as duas coisas juntas...).

sueli halfen ( POA) disse...

MANDA PRO BLOGOLEONE !

VAMOS VER QUEM É QUEM!!!!!

MASQUINO disse...

Bom,Feil,estou com você.Sempre passo por aqui,aprendo com seus artigos,divulgos suas idéias e acho um horror que isso tenha,possivelmente,ocorrido.
Também faço críticas ao governo.Sou petista mas não sou lagartixa, que fica balançando a cabeça para cima e para baixo.
Por via da dúvidas,meu nome é Marco Aurélio Neves Lima de Almeida.Filiado ao PT desde 13/12/2002 em Campina Grande,Paraíba.
Um grande abraço!

Anônimo disse...

caro gauche,
são 16 leitores, quase a torcida do botafogo. O que podemos fazer os cidadãos contra a censura? Não há nenhuma medida que se possa tomar, coletivamente, para impedir a volta da ditadura -- que começa assim, pelas beiradas?
abraço,
zeca

Mendes disse...

Cristovão,
Não creio que se trata de censura não, ocorre que muitas empresas públicas ou privadas lançam mão de um programa que impede a abertura de links que contenham as palavras "blog", "mail" e qualquer outra que seja popular.

Se vc tirasse a palavra blog do seu link resolveria o problema.

abraços.

E agora mudando de assunto sabendo que este não é o espaço, com a derrota da CPMF será que o governo ainda vai tratar a oposição com luvas de pelica?

Anônimo disse...

Prezado Chico, a informação é que inúmeros outros blogs continuam sendo acessados livremente naquela repartição federal.

De qualquer forma, prefiro pensar que seja apenas excesso de zelo de "um guarda da esquina" do lulismo, e que os seus superiores logo logo irão desautorizá-lo na prática da censura dirigida.

Abç.

Zaka disse...

Dois pontos:
1) Por RSS dá pra ler.
2) Talvez seja o Blogger e seus os seus blogs que esteja bloqueado.

Abraço

Marcelo

Anônimo disse...

Isso é sério???? Que poder! Esses caras estão enchendo a tua bola, hein, Feil!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo