Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007


Palocci continua muito influente no Planalto

Ontem, antes de viajar para a Venezuela, o presidente Lula repassou uma ordem expressa ao ministro Guido Mantega (Fazenda): a meta de superávit fiscal do governo –3,8% do PIB anualmente— é “intocável”. A informação é do blog do jornalista Josias de Souza, no UOL.

A redução do superávit era, até então, uma das soluções que o ministério da Fazenda planejava incluir no rol de providências que terão de ser adotadas para compensar a perda da arrecadação anula de R$ 40 bilhões da CPMF. Quem está por trás da determinação do presidente é o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP), hoje deputado federal.

Acionado por Lula para auxiliar na frustrada negociação que o governo tentou estabelecer com o PSDB, Palocci voltou a freqüentar as cercanias dos ouvidos de Lula. E, a exemplo, do que fazia à época em que estava sentado na cadeira ocupada por Mantega, ele aconselhou Lula a não tocar no superávit.

O superávit fiscal é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida pública. Parte da equipe de Mantega, considera que uma redução da meta atual de 3,8% para algo entre 3,3% ou 3,5% reduziria o ritmo de liquidação da dívida, mas não comprometeria o rigor fiscal do governo.
....

O deputado Antonio Palocci (PT-SP), permanente aliado e fiel guardião dos interesses hegemônicos do sistema financeiro, é um dos indivíduos mais perigosos da República brasileira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Antonio Palocci foi o melhor Ministro da Fazenda que este país já teve.

Unknown disse...

E o cara era trotskista...

Infiltrado do capital, isso é o que ele é. Ele é os banqueiros no governo fazem o jogo contra os do andar de baixo.

Anônimo disse...

Infiltração do capital?

Então a alma de Lula está infiltrada até a medula, pelo capital finananceiro e o agronegócio.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo